quarta-feira, março 31

Sai Carvalhal, ninguém leva a mal

A bem dizer a notícia não espantará ninguém. Nem mesmo aqueles que nos últimos tempos têm vindo a defender a continuidade do técnico.

Manifesto-lhe o meu respeito por ter tido a coragem de pegar num barco em chamas, mas creio que não conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos de forma mais capaz. Como ponto positivo, além da coragem e dignidade que teve, mesmo perante uma comunicação social que o tratou de forma nojenta, destaco a melhoria exibicional da equipa em alguns jogos.

Todavia, não conseguiu tirar melhor partido de alguns jogadores como Matías Fernández ou Vukcevic (ok, aqui tem desculpa, se bem que, apesar de tudo, o anterior técnico ainda conseguiu tirar algum partido deste jogador) e também não me parece ter sido muito proveitoso a utilização de 3 ou 4 sistemas de jogos diferentes.

O próximo capítulo deverá ser escrito por Villas-Boas, como estava anunciado há algum tempo. Terá mais tempo para trabalhar do que Carlos Carvalhal, pelo que a cobrança será obviamente maior.

18 comentários:

Pedro disse...

O JEB usou e abusou do cliché "desminto categoricamente que Carvalhal esteja de saída do scp".
:)

Será mesmo Villas-Boas? Não sei pq mas acho que o Braga pode-se meter ao barulho caso fique sem Domingos...

J. disse...

Sim, e vai mesmo ser o Braga que vai pagar 500 mil euros á Académica.
Mas talvez o Porto seja capaz de fazer uma gracinha.

Com o Carvalhal tenho um sentimento estranho.Passou de vulgar a péssimo, para depois ter uma das melhores séries de exibições dos ultimos anos travada apenas por lesões e casos disciplinares.
Continuo a pensar que é muito cedo para ir buscar Vilas Boas.
Eu teria renovado um ano ao Carvalhal.

LMGM disse...

Isto é um exercicio de wishful thinking qualquer semelhança com a realidade eu desminto:

Realmente com o milhão e duzentos que temos de pagar pela cláusula de rescisão do Domingos o Braga pode ir buscar o Villas-Boas.

Pedro disse...

Se o Braga entrar na Champions não serão 500 mil euros que impedirão de ir buscar o Villas-Boas. E mesmo sem a Champions parece-me q o Braga tem, neste momento, estrutura para fazer esse investimento.

Peyroteo disse...

Pedro, até pode ter estrutura mas há alguma dúvida que entre Braga e Sporting, ele escolhe o Sporting?! Não estamos propriamente a escolher entre Braga e Vitória de Guimarães.

Pedro disse...

Peyroteo, vou tentar abordar esse assunto esperando que isto não descambe em insultos.

Parece-me q neste momento para um treinador em inicio de carreira um projecto no Braga seja uma melhor aposta do q um projecto no Sporting. O Braga tem uma estabilidade q o Sporting não tem e no Braga um jovem treinador correrá SEMPRE menos riscos do q no Sporting. No Braga todos terão a ganhar no Sporting existem pilares na equipa, líderes de balneário e opnião pública. Um treinador com 32 anos, por muito bom q seja, não se sabe se terá tarimba para aguentar choques com os principais jogadores do Sporting. No Braga esse problema é de muito mais fácil resolução.

No Braga um treinador em inicio de carreira terá muito mais espaço, tempo e tranquilidade para desenvolver o seu trabalho, para crescer profissionalmente e para mostrar serviço. No Sporting terá sempre a cebeça no cepo.

Se a isto aliarmos um belíssimo plantel q o Braga tem, sem qqr convulsão interna e com a possibilidade de ir à Champions...achas assim tão descabido um treinador de 32 anos com seis meses de profissão escolher o Braga?

Peyroteo disse...

Não concordo, Pedro. É que o Braga atingiu o seu limite. Não acredito que o Braga volte a repetir a campanha que fez este ano no campeonato, tal como não acredito que passe a pré-eliminatória da Champions.
E no Sporting o AVB só pode fazer melhor do que os antecessores. Vai reconstruir uma equipa e esse é um trabalho muito mais aliciante.

J. disse...

Eu acho que o único risco aqui é se o Sporting resolver não escolher o Vilas Boas e não que este não escolha o Sporting.

@oel@ disse...

O Pedro o teu comentário sinceramente merece um insulto :D, então pela tua lógica era melhor ir treinar o Braga porque tinha mais espaço para que??? errar???? Porque não tem pressão???
Sendo assim é muito melhor treinar um clube que não tenho aspirações a nada.
Por exemplo tiravas a carta de condução hoje, davam te a escolher dois carros, um Ferrari e um Fiat 127, tu levavas o Fiat ???

LionHeart (o autêntico) disse...

Caros:

Não sejam ingénuos. Vilas-Boas está comprometido com o Sporting desde o fim de semana do Carnaval, com acordo escrito e tudo.

Goste-se ou não, essa é a realidade.

Pedro disse...

Pegando no teu exemplo concreto um condutor racional levaria o Fiat e só pegaria no ferrari qd tivesse mais experiência. Certo ou errado?

Leo, só com muita boa vontade é que, actualmente, se pode fazer uma metáfora em q um ferrari é o sporting e um fiat é o braga.

Se achas mesmo q essa matáfora é um retrato da actualidade não há muito mais a acrescentar e o teu ponto de vista é inatacável.

@oel@ disse...

Mourinho, Guardiola não tinha experiência, são excessos a regra e também não estou a querer dizer que o Vilas Boas vai ser uma excessam (era bom), mas claro que experiência é muito importante.

Falando nesta época a comparação não é o mais correcto mas em tudo o resto é mais que correcta.

LMGM disse...

"Leo, só com muita boa vontade é que, actualmente, se pode fazer uma metáfora em q um ferrari é o sporting e um fiat é o braga."

Ai que até fiquei a imaginar o Braga a vir comprar o Pedro Silva por 3 milhões de euros.

Se bem que eu até perfiro ser a Fiat, assim como assim sou dono da Ferrari.

david disse...

Sporting el Ferrari, Braga il Fiat e aspirações?

Mas aspirações a que?

Este Mundo anda louco, mas louco por completo.

Compreendo que se goste muito do clube, mas para que tanta heresia.

Respeito sim, merecem muito, mas já cairam do pedestal há muitos anos... neste momento são um fiat punto e como eu gosto de carros de colecção se fosse treinador preferia os de vermelho e branco.

Peyroteo disse...

David, esse discurso deve ter muito a ver com a época que o Benfica está a fazer este ano, porque se fosse a 1 de Abril de 2009, uma frase do tipo "já cairam do pedestal há muitos anos" estaria dirigida mais ao Benfica que ao Sporting. É preciso não ter memória curta e não entrar em euforias. Isto não invalida que o Sporting tenha estado fraco nos últimos tempos e que o número de troféus conquistados deixa muito a desejar. Mas nunca mais o Braga ficará à frente do Sporting, disso tenho quase a certeza.

Petinga disse...

Exacto.
Aqui parece praticar-se a arte da "memória curta". Hoje quem ouve certos adeptos falar da sua equipa quase fica com a impressao que sao penta-campeoes e venceram as 3 ultimas edicoes da Champions League...

O argumento do Pedro poderia fazer algum sentido. Mas cai por terra se pensarmos que, RACIONALMENTE (como ele tanto repete), o Braga dificilmente voltará a ficar nos 3 primeiros lugares do campeonato. Só o conseguiu este ano porque 2 dos grandes baquearam.
Pela tua lógica, no final de 2007-2008 teria sido muito mais apetecível ao Quique Flores ir treinar o Vitória de Guimaraes porque tinha acabado de garantir o acesso à Champions do que o Benfica que terminou em 4o lugar e tinha um plantel em cacos? Nao me facas rir.

Para QUALQUER treinador no panorama nacional (exceptuando talvez o Jorge Jesus no patamar actual - e ainda tem que ganhar algo palpável para isso se confirmar), treinar um dos 3 grandes é o ponto máximo da carreira. Podes argumentar que treinar o FCPorto é SEMPRE mais apetecível do qualquer dos outros, pela estrutura que tem montada. Mas nao podes sequer fazer acreditar um adepto com dois dedos de testa que treinar o Braga, que está esticado até ao limite das capacidades (técnicas) do plantel e (financeiras) do clube, tem margem de progressao.
Como corolário, veja-se o efeito Carvalhal: colocou a equipa a jogar alguma coisa que se visse e imediatamente foi levado aos píncaros pela massa associativa. Se tivesse passado o Atl Madrid achas que este comunicado teria alguma vez saído da gaveta??

Cumprimentos

Baresi disse...

Noticia de ultima hora.

Benfica contrata Hélio Faria, lateral/ala direito para o seu plantel.
www.averdadedaliga.blogspot.com

Pedro disse...

"Mas nunca mais o Braga ficará à frente do Sporting, disso tenho quase a certeza"

Depois do derby minhoto de hoje ainda mantens essa opnião?
:)