terça-feira, março 2

Sporting

A vitória sobre o Porto foi importante por vários motivos. Infelizmente, o Sporting está limitado, em termos internos, a lutar pelo 4º lugar mas, por muito desmotivante que isso possa parecer, a verdade é que não se pode deixar de lutar, sob pena de acabar com a pior classificação da história do clube. Sendo assim, vencer de forma expressiva o campeão nacional, aliado ao triunfo sobre o Everton, não só traz de volta a confiança aos jogadores como demonstra aos adversários que este Sporting é mais que suficiente para conquistar esse pouco apetecível 4º lugar e consequente apuramento para a Liga Europa.
Este jogo era também importante por forma a rectificar a péssima imagem deixada no jogo da taça, no Dragão. A qualidade dos jogadores do Sporting assim o exigia. Este é um ponto que tenho defendido bastante. O Sporting tem um plantel muito superior aos resultados conseguidos na presente temporada e estes são fruto, essencialmente, de uma má planificação da época. Este foi um dos principais erros de Bettencourt, que tem feito um trabalho bastante fraco e que tem desprestigiado o clube. Ainda neste domingo, aparecer na tribuna ao lado de Pinto da Costa é algo de chocante. E o facto de querer implementar o modelo de gestão desse senhor no Sporting deveria merecer um protesto veemente dos adeptos do Sporting. Ou seja, Bettencourt promete descaracterizar o clube.
Por último, frisar que esta vitória deixa os adeptos satisfeitos e orgulhosos. Ninguém lamentará esta vitória por beneficiar o Benfica (e também o Braga). Isso não faz sentido e acredita quem quiser. Quem tiver esse sentimento não pode ser considerado um sportinguista pois em qualquer vitória, o principal beneficiado é sempre o Sporting.

20 comentários:

jvl disse...

Completamente de acordo com o post Peyroteo, do qual destaco esta parte:

"O Sporting tem um plantel muito superior aos resultados conseguidos..."

A qualidade dos jogadores é muito superior ao que certos iluminados tem apregoado, com tiradas como "5 ou 6 bons jogadores".

Depois a questão PdC na Tribuna. Estou farto de o dizer, devíamos deixar de receber este nojento. Qualquer momento é acertado para o fazer.

Quanto ao beneficiado, obviamente o SCP, ainda por cima pelo resultado e pelo significado que teve após o jogo da Taça. Até os olés e a devolução das músicas por parte da claque soube bem.
Qualquer Sportinguista que estivesse a torcer pela não-vitória do SCP neste jogo, não pode obviamente ser considerado um Sportinguista. Vencer todos os jogos, independentemente de quem deles possa beneficiar indirectamente, esse é o pensamento de um Sportinguista. Porque o que interessa, é que o SCP ganhe.

J. disse...

"o facto de querer implementar o modelo de gestão desse senhor no Sporting"...não sei o que queres dizer com isso!?
O modelo de gestão do Porto pelo menos no que diz respeito ás compras e vendas de jogadores é dos melhores da Europa.
Não sei qual é o problema de querer implementar modelos de gestao que funcionam noutros clubes.

Glorioso11385 disse...

Não sendo sportinguista, concordo plenamente com este 'post': lúcido, sereno, preciso. Muito bom, Peyroteo...

jvl disse...

J.

Estás a ser ingénuo. Ou não sabes em que assenta esse modelo?

J. disse...

Se falas da corrupção associado ao clube, obviamente que não é exemplo para ninguém.
Mas sinceramente creio que tb há mérito nos Cisshokos, Lisandro, Quaresma, Lucho, Bosingwas, etc só para falar em casos recentes ou então no A.Pereira, Varela, Falcão e Hulk.
Neste momento, o Benfica prepara-se para fazer o mesmo.
Comprar caro, valorizar o maximo possivel com brilharetes europeus ou titulos nacionais, para depois vender caro.

Peyroteo disse...

João, duas perguntas. O resto não é consequência da corrupção? Consegues dissociar as coisas?

@oel@ disse...

Bom post parabéns.

"Estás a ser ingénuo. Ou não sabes em que assenta esse modelo?"

Aqui para mim quem esta a ser "ingénuo" és tu é claro que o JEB quando diz isso não se esta a referir a corrupção e afins mas sim ao de bom que se faz por lá, "passamos" anos a dizer que o porto era muito mais organizado que os outros e agora já não é?

J. disse...

Consigo....e volto a repetir:Cisshokos, Lisandro, Quaresma, Lucho, Bosingwas, etc só para falar em casos recentes ou então no A.Pereira, Varela, Falcão e Hulk são consequência da corrupção!?

Peyroteo disse...

Claro que sim. Tudo tem uma base. O Porto tornou-se um clube forte e com dinheiro porque foi vencendo campeonatos com base naquilo que sabemos e com isso participou na Taça dos Campeões europeus e posteriormente na Liga dos Campeões, ganhando com isso muito dinheiro. É uma bola de neve.

J. disse...

Enfim, não vou estar agora a defender os tripeiros.
Acabo só esta discussão dizendo que não consigo ser tão simplista como tu nessa "bola de neve".
Obviamente que os casos de corrupção os ajudaram a ter supremacia nestes ultimos anos, mas não só.Reconheco mérito ao Porto no acerto da sua politica de contratações e na sua grande capacidade de vender jogadores.
Nós também fomos á Champions anos seguidos e não conseguimos ter as mesmas vendas que eles.

pedro m disse...

Peyroteo, ía-te dar o meu total e insignificante apoio em tudo o que dizes, mas se calhar depois proíbem-te de entrar em alvalade e eu não quero isso...Portanto discordo frontalmente de ti :)

Oh se é uma bola de neve.

Mr. Shankly disse...

Muito bem. Concordo ponto por ponto, apesar de não ser uma discussão à qual seja chamado.

jvl disse...

leo,

Se consegues dissociar a corrupção do resto, então és "ingénuo" mesmo.

J,

Claro que é uma bola de neve. Mais títulos, mais dinheiro, maior capacidade para comprar melhores jogadores e falhar contratações, melhores equipas, mais participações na LC, etc etc etc.
Que compram bem e vendem melhor, sem dúvida. Que o puderam passar a fazer devido a esta bola de neve, obviamente.

@oel@ disse...

Então para vocês o que que o JEB quer dizer, quando fala em "modelo de gestão do porto"?? Que vai querer andar a dar fruta ao arbitro?

Eu realmente penso que ele quando diz isso é em termos estruturais. Estrutura essa que foi elogiada por "todos" varias vezes anos após anos.

LMGM disse...

O Domingos explicou bem a "bola de neve" quando declarou que não basta o que se faz em campo para vencer.

kovacevic disse...

"O Sporting tem um plantel muito superior aos resultados conseguidos na presente temporada"

perfeitamente de acordo.

e acho mais: o sporting tem plantel que chegue para discutir o título.

jvl disse...

leo,

O JEB se quer copiar algum modelo que copie o do Barcelona.

kova,

Totalmente de acordo.

@oel@ disse...

Para mim não deve copiar nenhum, mas compreendo quando ele fala em modelo a Porto.

Miguel disse...

A festa que houve no estádio demonstra bem que os sportinguistas, por muito que detestem ver o Benfica campeão, queriam acima de tudo ganhar o jogo a um rival!

Os gritos no estádio todo de "Pinto da Costa vai para o cara$%&" mostram bem a parvoíce e o estado de delírio de quem fala em aliança entre os 2 clubes.

Quanto ao "modelo" será que a contratação de Costinha - elogiada por todos - não é um passo no sentido de ter um modelo à Porto?

jvl disse...

leo,

Eu também acho que não temos que copiar modelo nenhum mas se fosse para o fazermos, que copiássemos esse que referi.

Miguel,

O pessoal que fala em aliança entre os 2 clubes, não sabe do que fala.