domingo, abril 1

Benfica até ao fim.

Pelo menos é o que parece. O jogo de ontem foi o mais importante da época, como prometem ser todos até à jornada 30. Duas notas principais: vitória justa do Benfica e o Braga a demonstrar que é uma equipa forte e ao nível de Benfica e FCP.

Em campo estiveram duas equipas muito diferentes. Os da casa sempre a jogar em esforço, mas sempre à procura do lance de golo, e os visitantes, sempre concentrados atrás da linha da bola e à espera do contra-ataque fatal.

Em todo o jogo, o meio-campo do SLB esteve demasiado exposto. Foram várias as vezes que os de Braga puderem iniciar contra-ataques perigosos, e muitas vezes em vantagem numérica. O SLB facilmente se balanceava no ataque e as perdas de bola de Gaitán e Rodrigo eram quase sempre a génese dos contra-ataques adversários.

A equipa do SLB pareceu-me muito fragilizada fisicamente mas a verdade é que os jogadores se superaram e foram sempre uma equipa unida e com vontade de vencer. O Braga esteve sempre muito mais satisfeito com o empate e, diga-se, a forma como o SLB jogava era ouro sobre azul para o estilo dos bracarenses.

Ambas as equipas pecaram no último passe. Os encarnados mais por cansaço físico, os de Braga por, penso eu, estarem a um pequeno passo de assumirem a candidatura. Essa pressão fez-se sentir e aquela cabeçada de Mossoró é o melhor exemplo disso.

O penalti que dá vantagem ao SLB é claríssimo. Na resposta, o Braga empata num livre que para mim não existiu. Contudo, Artur voltou a falhar e não há desculpa para aquele sacudir de bola frouxo. Foi à Quim.

Mas havia Gaitán e César, o gordo. Num movimento fantástico, fabricaram um belo golo que muitos não admitiam ser possível acontecer.

Foi um belo jogo. Intenso. Apesar da justiça da vitória, isso em nada diminui o Braga que podia perfeitamente ter empatado o jogo.

A arbitragem esteve muito bem. Alguns erros a nível disciplinar e uns cantos transformados em pontapé de baliza mas, no essencial, resolveu bem, não tendo qualquer influência na fabricação do resultado.

Gostei, em especial, do esforço que os jogadores encarnados fizeram durante os 90'. Vi-os em campo com uma força e uma vontade que é de enaltecer. Deixaram os benfiquistas orgulhosos e merecem todas os aplausos por isso mesmo.

Positivo
A equipa toda esteve bem. Já se sabia que ia ser complicadíssimo, e que o jogo de terça-feira ia pesar. O Braga, líder e descansado, não correu mais, não quis mais, não lutou mais.

PS: foi bom observar que Quim continua a mandar pontapés para fora do campo.

20 comentários:

Pedro disse...

Bom post Luis.

Infelizmente o Jesus teima em fragilizar o meio campo. Contra equipas boas como o Braga realmente é e que tem um meio campo forte Jesus arrisca sempre muito metendo apenas dois homens no centro. É dessa forma q tem perdido sempre os jogos. Teima em não aprender. Não é por se jogar com mais avançados q se ganham mais jogos...

Peyroteo disse...

O Braga, quando chegou ao empate (que era o resultado mais justo) pensou que o Benfica já não tinha pernas para procurar o segundo golo . Enganou-se e sofreu um golo numa excelente
Jogada de futebol.

Pedro disse...

Engraçado..a vitória ontem do scp foi justa mas a do SLB já não foi. Gostava de saber quais os critérios para tal diferença?

Peyroteo disse...

Porque ontem o Sporting foi melhor durante todo o jogo e criou as melhores oportunidades. No sábado foi mais repartido e se o Benfica foi superior na primeira parte, o Braga, para mim, foi algo superior na segunda e criou a oportunidade mais flagrante do jogo, através do Mossoró. Mas nao estou a dizer que foi uma injustiça o Benfica ganhar. Fez por isso. Pelo jogo jogado, acho que assentava melhor o empate

Pedro disse...

A do Mossoró é aquela na primeira parte em que o Artur defende? Muito semelhante à do Witsel que Quim defende...para além dessa tivemos mais umas quantas flagrantes...enquanto q o Braga pouco teve.

Tb me lembro do Djanniny falhar o empate escandalosamente no final..e o Patrício fazer(novamente) uma fabulosa defesa...o scp teve melhores oportunidades q aquela do Djanniny?

Claro que a vitória do scp é justa. Não estou a pôr isso em causa. Acho é piada à ideia que passa q o empate entre SLB e Braga era o mais justo quando o SLB foi, claramente, superior.

Peyroteo disse...

Nao viste a do Mossoró de cabeça quando o Miguel vitor se lesionou?

Pedro disse...

É essa a mais flagrante? O Bruno César na segunda parte tem uma bem melhor q falha a baliza. Ao contrário de Mossoró está completamente isolado e de frente para a baliza...

Peyroteo disse...

Se calhar viste no estádio, mas estás enganado. A do César foi lateral e a do Mossoró, essa sim, Foi central e enquadrado. Aliás, quando a bola saiu dos pés do lima e se percebeu que ia cair redondinha na cabeça do Mossoró, duvido que algum benfiquista nao tenha pensado "já fomos".

Jorge Borges disse...

Peyroteo:
Do jogo do sporting apneas vi o resumo, e só falo em função dele. Mas o que se mostrou foi o Patrício a fazer 2 ou 3 defesas de grande nível que evitaram golos do Leiria...
Por essa ordem de ideias, o teu argumento falia

Miguel disse...

Tb me parece que o resultado mais justo seria o empate.

Além do penalty sobre o gajo do Braga, há essa do mossoró mas o benfica fez por merecer a vitória e conquistou-a com mérito.

Na 2ª parte vão perder em Alvalade mas como o Porto vai encostar em Braga vai continuar tudo em aberto :)

Anónimo disse...

Foda-se o futebol é para homens não é para maricas que se deixam cair ao mínimo encosto. Aproveita e vê o lance da falta que dá o livre do golo do Braga e diz-me se aquela merda é falta.

Pedro disse...

luis, se ele acha q é penalty tb acha q esse lance é falta.

Não é por aí...

Peyroteo disse...

Jorge, e as duas oportunidades do insua? Uma foi semelhante a um penalty e a outra era só encostar.

Miguel disse...

O Pôncio é que tinha razão...

Anónimo disse...

Se achas que há falta no livre do Braga imagino a cabeça.

LDP disse...

Penalty, Miguel?

As linhas de área só servem para o Schaars mostrar indignação, não é? Então toma lá:
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/399056_328367367225829_100001577051420_906153_618499776_n.jpg

Miguel disse...

ldp, nem tinha visto essa imagem... pronto, seria livre. Mas falta parece-me certo que era...

E tão perto da área dava golo de certeza ;)

Miguel disse...

ldp, nem tinha visto essa imagem... pronto, seria livre. Mas falta parece-me certo que era...

E tão perto da área dava golo de certeza ;)

LDP disse...

Espero que estejas a reinar com essa da "certeza que dava golo".

Ainda assim, imagina então quantos golos certos o Benfica não teria marcado se desde Guimarães nos tivessem marcado os penalties (dentro e não fora da área) cometidos sobre os nossos jogadores.

Anónimo disse...

Agora só falta veres o lance do livre para ficarmos todos em concordância. :)