quarta-feira, abril 11

Eu vou lá estar!!!

É um dos estádios com um dos ambientes mais singulares aqui do pais vizinho. Apelidado de La Catedral por ter essa referência a um santo ( San Mamés - que segundo reza a história foi devorado por leões - nunca melhor dito!!!), mas também por ser um dos estádios onde existe um maior gosto e cultura por esse grande fenómeno que é o futebol. E aqui Marcelo Bielsa encaixa que nem uma luva.
Não é nenhum fenómeno invulgar, ver neste mesmo estádio os adeptos locais aplaudiram de pé grandes equipas que não sejam o próprio Bilbao ou grandes jogadores que não joguem no clube da capital basca. No entanto, não se pense que seja fácil lá jogar. Que o digam Barcelona, Manchester United ou Schalke este ano.
Eu não vou querer perder esta oportunidade frente a uma equipa que preza o verdadeiro significado de identidade nacional, que valoriza sem medo a formação e que gosta de jogar sem complexos bom futebol.

10 comentários:

Miguel disse...

Por falar em bom futebol, que noite maravilhosa a de ontem!

Vi a 2ª parte do Dortmund - Bayern (jogão!!!), a espaços ia vendo o campeonato inglês ficar relançado e acabei com Cristiano Ronaldo a demonstrar que está, pelo menos, ao nível de Messi e que é o melhor jogador português de todos os tempos :)

@oel@ disse...

Muito bem J.

Estava aqui a ver a classificação do campeonato espanhol mais concretamente para os números do Bilbao, têm 44 golos sofridos, dá ideia que tem a defesa fraca.

Peyroteo disse...

Eles sofrem muitos golos, é verdade, mas também marcam bastante. A chave passa pelo jogo de Alvalade. Nas últimas duas saídas europeias o Bilbao ganhou 3-2 em Old Trafford e depois 4-2 em Gelsenkirchen, contra o Schalke. Assusta! Mas o Sporting tem sido forte em casa. A estratégia não deve ser muito diferente da adoptada contra o Metalist. Com a vantagem de termos agora semana e meia de descanso.

LDP disse...

Muito bem J.

Mas ou a versão do wikidedia que consultaste tem falhas, ou decidiste omitir conscientemente a parte mais importante da história. É que os leões NÃO devoraram o sr. Mamés. Os romanos mandaram-no lá para dentro mas os animais recusaram-se a comer o senhor. Como um azar nunca vem só, foi por isso que o elevaram a santo.
Pronto, mas tu querias dar um ar de magia ao post não é?

Quanto á identidade nacional, é engraçado que os dirigentes do clube mantenham o H no nome para sublinhar o facto de ter sido fundado por ingleses. Espanhóis no clube nem pintados, mas jogam no campeonato espanhol. Não jogam no campeonato basco...Identidade cultural é uma coisa, identidade nacional, como tu escreveste, é outra.

J. disse...

Por acaso não foi no Wikipédia, li para ai a piada nalgum sitio e resolvi citar.Magia!? deixo isso para o Matigol ou Izmailov.


Mas o que interessa aqui é que vou lá estar, num campo que tentei ir algumas vezes quando morava perto e que agora não vou deixar perder esta oportunidade.

LDP disse...

Que seja então uma noite histórica para ti J.

Mas se puderes, avisa os senhores que escreveram essa piada que leste em algum sítio que a diferença entre um gajo ser devorado ou não ser devorado por um bando de leões é assim um bocado para o gritante.

Peyroteo disse...

Pode ser que, daqui a 15 dias, a história passe a ser verdadeira. :)

LC disse...

O Mamés que mordeu os leões.

LMGM disse...

J. Boa jornada de apoio!

sophia disse...

mito de San mamés por ter sido devorado por leões. Errado meu caro. um dos símbolos do Atlético é um leão! eles se consideram os leões lá do páteo. assim que quanto muito será um duelo entre semelhantes. o espírito é de facto um abre olhos ao que se vive aqui na capital lusa. em dia de jogo, todos os bares, cafés, restaurantes e ruas se enfeitam com bandeiras e cores do clube (branco/vermelho). Seja que jogo for, é raro o estádio não estar cheio. à hora da partida desde crianças em carrinhos de bébé aos pais, todos estão na rua vestidos e atentos ao jogo mientras se tomam unas cañas. é que nem a típica chuva/capacete londrino os demove. Quando é golo, soltam foguetes do próprio estádio, que se ouve nos bairros circundantes, um deles onde eu própria tenho morada à poucos meses.

sofia