domingo, abril 29

Pode já não faltar nada

Dependendo do resultado do jogo entre o Rio Ave e o Benfica, o título poderá ficar já decidido hoje. Não é a forma ideal de festejar uma vitória num percurso tão longo e acidentado, mas não me vou por com esquisitices.

Nos Barreiros este FCP esteve, mais uma vez, longe do brilho e qualidade do passado, mas mostrou a competência necessária para assegurar os 3 pontos. Após uma primeira parte de sentido único, onde o resultado deveria ter sido dilatado, o FCP encontrou um adversário que parecia mais interessado em acertar nas pernas azuis e brancas que na bola e claramente a jogar para o empate. Após o intervalo os maritimistas apareceram mais afoitos e o FCP mais conservador e medroso. Defender o 1-0 é muito perigoso e nem sempre corre bem, basta recordar o jogo com o Paços, mas este treinador é teimoso e demora muito a aprender.

Já passaram largos meses desde a última análise individual à equipa campeã nacionais, por isso aqui vai uma para matar saudades:

Helton - seguro e confiante. Insiste em assustar quando se põe a inventar com os pés, mas é uma mais-valia na equipa, espero que se trate da renovação rapidamente que ainda dá para mais uma época ou duas.
Sapunaru - o romeno não é um jogador brilhante, mas é competente e esforçado. Levou meia época, mas VP finalmente percebeu que jogar com lateral direito afinal é coisa boa.
Maicon - o brasileiro está a mostrar qualidades que não sabia que tinha, quando colocado no eixo da defesa. Não vou à excitação do Freitas Lobo, mas acho que há muita qualidade e futura no número 4.
Otamendi - continua no registo na época passada. Dá garantias e é um excelente central.
Alex Sandro - não vou cometer a injustiça de dizer que já não me lembro do Álvaro Pereira, mas a verdade é que o brasileiro entrou muito bem no 11 e tem mostrado qualidade a defender e a atacar.
Fernando - igual a si próprio. Está tudo dito.
Moutinho - idem.
Lucho - confesso alguns "mixed fellings" em relação ao argentino. Se por um lado a sua qualidade e classe são óbvias, por outro lado os anos pesam-lhe e faz mais disparates que é normal. É um grande jogador, mas espero que se encontre alguém para ir passando o testemunho na próxima época.
Varela - não foi dos piores jogos que o vi fazer, mas ainda assim está longe do melhor Varela que vi neste Porto. Para a próxima época tem que se analisar bem quais os elementos a apostar nas alas, tem que haver mais continuidade.
James - é um caso estranho. Ninguém dúvida do talento do miúdo, mas insiste em andar escondido sempre que lhe é dada a titularidade. Os melhores jogos que fez foram quase todos quando saltou do banco... vá-se perceber.
Hulk - é a estrela da companhia e o melhor jogador da liga. Não vai ser possível substitui-lo, por isso espero que o treinador da época seguinte tenha a inteligência de saber armar a equipa sem ele.

Concluindo, e caso o Benfica ganhe hoje, fico bastante ansioso para a grande joga quer pode ser um FCP-SCP, onde se discute campeonato e acesso à liga dos campeões.

6 comentários:

Jorge Borges disse...

É uma questão de tempo. Hoje ou no próximo fim de semana, o Porto vai sagrar-se campeão nacional.

J. disse...

Para nós, era bom que já fossem campeões esta jornada, para depois apanhar-vos ressacados na próxima semana.

Gonçalo disse...

Olha que no ano passado já eramos campeões qdo vos recebemos e não foi por isso que a coisa vos correu bem :)

leão verde disse...

Pois não, até foi permitido ao Lolando jogar basquet na área.

LC disse...

"Para nós, era bom que já fossem campeões esta jornada"

Assim, depois do tirocínio dos 3 últimos dias na europa já vão preparados como bobos da corte?

LOL

LC disse...

leão verde,

o Lolando é o GR avançado, pode jogar com as mãos dentro da área.