domingo, abril 15

Tudo isto faz sentido. Nada disto faz sentido.

Depois de ter rebentado o "caso Cardinal" e a confusão ter-se instalado entre os adeptos leoninos que não sabiam o que dizer, nem onde se enfiar, constato agora que muitos deles acreditam haver uma ligação do SLB ao caso.

O argumento mais utilizado é o de que o "timming" da notícia serviu apenas para provocar o descalabro da equipa leonina, depois de ter derrotado no campo o grande rival SLB, e que por isso é um alvo a abater. Na continuação deste argumento, surge um outro: a comunicação social (CS) pretendeu também, virar as atenções para outra coisa qualquer, evitando dessa forma que se começasse a falar da continuidade de Jesus ou de Vieira nos comandos do SLB.

Confesso que esta é a mais elaborada das teorias já avançadas. Mas confesso igualmente que não ponho as minhas mãos no fogo por ninguém, muito menos pelos dirigentes do meu clube. Por isso, até me sinto confortável no meio de tudo isto. E como eu, muitos adeptos de futebol, certamente.

Mas o engraçado é que, mesmo depois de termos vencido a Taça da Liga, numa noite de festa, a tão malévola CS apenas parece interessada em fazer eco de meia dúzia (literalmente) de adeptos que ofenderam a comitiva do SLB, à saída de Coimbra, e já no estádio da Luz.

Hoje, cada vez que vejo na televisão e sites algo sobre a vitória de ontem, parece que o mais interessante foi mesmo a asneirada que seis ou sete gatos pingados debitaram no pós-jogo, passando a clara mensagem que os adeptos encarnados não ficaram nada satisfeitos com a vitória e que os culpados até têm nome.

Por mim, tudo bem (apesar de questionar o interesse do destaque dado). Mas os nomes são os mesmos que, na óptica de muitos sportinguistas, eram os protegidos com o despoletar do "caso Cardinal". Não faz sentido, pois não?

Entretanto, o SCP mostra claros sinais que nada tem a ver com o assunto "Cardinal". Godinho Lopes garante que o Clube não tem nada a ver com esta confusão, PPC estará aparentemente arrependido de ter suspendido funções e até Rogério de Brito, dirigente leonino, e noutra esfera, olha para o futuro do clube com optimismo, apontando como objectivo o Clube atingir os "200 mil sócios já em 2015" destacando ainda que "o SCP é o maior clube de Portugal". O que vale é que só no SLB é que há papagaios.

28 comentários:

Leão Justiceiro disse...

luis:

Não sei se o caso Cardinal existe sequer. Mas tenho a certeza de que há uma campanha contra o Sporting. Basta ler o Correio da Manhã e o Record nos últimos dias. E quem está por dentro do assunto sabe que há uma guerra não declarada mas de contornos muito feios entre o Grupo Cofina e o Sporting, que não é de agora, tem já algum tempo.

Se esta campanha é instrumentalizada pelo benfica, o porto, o Hugo Chavez ou a máfia russa, não faço a mais pequena ideia. Apenas sei que existe e tem como objectivo fragilizar o Sporting economicamente. O caso Cardinal/PPC é apenas uma fragilidade que o Sporting ofereceu para se expõe de forma fácil para mais um episódio desta guerra.

Nos últimos 4 dias não houve um só em que não houvesse na 1ª página do Correio da Manhã uma notícia sobre PPC. Primeiro a armadilha ao Cardinal, depois a guerra de terror aos árbitros, no 3º dia foi a espionagem aos jogadores com enfoque em Patrício e hoje é a própria Direcção que está toda refém de PPC com os seus segredos. Se o ridículo matasse, o autor já teria caído fulminado. Mas a opinião publica deixa-se facilmente intoxicar.

A mim só me apetece dizer o seguinte: inteligência óbvia de quem está por trás e nabice do Sporting por se ter deixado apanhar.

Vamos ver quais serão os próximos episódios desta novela.

P.S: Sim o Sporting tem uma campanha para tentar chegar aos 200 mil sócios. Está em curso e não é autoria de nenhum papagaio. Qual é o problema?

Pedro Almeida disse...

Só se fala na tal armadilha para apanhar o Cardinal, sendo que este seria o corrompido, mas quem seria o corruptor? Não seria um de tal de Maritimo que por acaso é a equipa que luta com o Sporting pelo 4º lugar no campeonato e que discutia essa meia final da taça de Portugal com eles?
A armadilha, a ter existido, era para o Cardinal, para o Maritimo, ou era para matar dois coelhos com um só depósito bancário?

Pedro Almeida disse...

Não tenho dúvidas de que se isto tivesse acontecido com outro clube de cores mais garridas íamos ter vários blogues a exigirem no mínimo uma despromoção às distritais.

Pedro disse...

O Pinto da Costa recebeu árbitros em casa. Podemos separar o clube do individuo?

LC disse...

Este assunto é óptimo para fazer piadas, apenas isso, tudo o resto é estéril.

Pedro Almeida disse...

Será? Vamos ver se sai acusação do MP ou não.

Relativamente aos insultos à chegada a Lisboa, acho que mais não é do que um prenúncio do que poderá acontecer na próxima época se Jesus continuar.
Ao primeiro desaire na próxima época, esta pouca dezena de adeptos é multiplicada por 10.
Ao segundo desaire iremos ter um estádio inteiro a acenar com lenços brancos.
Nem sequer será grande novidade, a acontecer.

Pedro disse...

Pedro, achas mesmo? Então o futebol maravilha que Jesus trouxe ao SLB não chega? Não me digas uma coisa dessas...

J. disse...

Vamos lá ver. Um pouco de seriedade aqui por favor. Eu não sei que sportinguistas o Luís conhece, mas pelos blogs e comments que tenho lido, não ando a ver grande colagem ao rival Benfica. Antes pelo contrário, tenho visto piadinhas de benfiquistas sobre a actual situação do Sporting.
O que até se entende.
Criou-se uma situação indesejada por um invididuo que nunca criou demasiadas simpatias. E agora vergonha de andar metido nestas confusões já ng tira aos sportinguistas.

Sobre as noticias na CS, até o tribunal emitir sentenças vou interpretar como mais um meio de vender.

Por fim, não percebo sinceramente onde querer ter 200.000 sócios e ser o maior clube de Portugal é ser papagaio.

Anónimo disse...

Pedro, também não é preciso negar o evidente. Na primeira época o homem tinha tudo para continuar, seria incompreensível ter-se despedido alguém naquelas condições.

Pedro disse...

Mesmo sabendo de um acordo feito com o fcp??? Mesmo depois de chantagear Vieira com o acordo com o fcp?

E por evidente estarás a falar do "bom futebol"? Havemos de falar disso brevemente... ☺

Filipe disse...

Essas teorias da conspiração são absurdas. Se o Benfica quisesse lucrar com isso teria lançado o barulho antes do jogo com o Sporting. É também estúpido, com a qualificação directa para a CL ainda não assegurada, arranjar problemas a um adversário do Braga.

O acardito devia ter sido despedido o ano passado quando deixou o Porto festejar na Luz. Ali, na hora, com um grande pontapé no traseiro e uma meia dúzia de tabefes naquelas trombas. Imaginas o que os adeptos portistas teriam feito ao Jesualdo se ele não tivesse conseguido vencer, apesar de jogar com 10, no ano anterior? No Benfica deixam o homem ficar mais um ano.

Francis disse...

Luis, antes de chamar ridiculo a este post, e enverdar pela teoria de quem não tem mais nada para dizer, podes partilhar onde foste rabuscar esta tua teoria ?
Ou falo na espinha dorsal da Selecção ?

Anónimo disse...

Bem, esta conversa para mim está sempre desviada do essencial: LFV. Eu não creio que se arranje muito melhor que Jesus, falando globalmente.

A questão do SLB não é o treinador. É o presidente. A história é isso que diz.

Filipe: também acho absurdo. Aliásm acho todo o caso absurdo, como tenho defendido sempre.

Anónimo disse...

"Luis, antes de chamar ridiculo a este post, e enverdar pela teoria de quem não tem mais nada para dizer, podes partilhar onde foste rabuscar esta tua teoria ?"

Basta veres o que se escreve nos blogues leoninos em especial nas caixas de comentários. Há mesmo muita gente que escreve (e deduzo que acredite) que isto só interessa ao SLB e que tudo não passa de uma manobra de distracção (que hoje com a notícia dos apupos deve ter ficado suspensa).

"Ou falo na espinha dorsal da Selecção ?"

Não percebi onde queres chegar.
Ou falo na espinha dorsal da Selecção ?

Anónimo disse...

"Amanhã o Galinholas de Carnide ganham mais um "prestigiado troféu", como disse Jasus e volta tudo a acalmar."

"Do que se livrou o Carnide, depois do banho de 2ª feira e do adeus ao titulo, os homens do rolo triturador, como lhe chamava a sua imprensa, arranjaram maneira de não se falar na contestação ao presidente e ao Jesus. Mas olhem que daqui a 2 dias esta noticia passa, por isso tentem ganhar a Taça Cardinali."

"PPC foi ingénuo, ou voluntarioso ou burro. E às tantas foi tudo isso.
O CdManhã não é propriamente uma fonte credível, e quase que por milagre em 2 dias já não se fala do benfas, nem do JJ..."

"Se por azar e mera hipótese as Gaivotas não vencerem a Taça Lucílio... atiram-nos para a segunda.
Se as mesmas Gaivotas não vão à LC para o ano... fecha-nos a porta!"

"A lampionagem procura a vingança, através dos seus agentes na comunicação social e no PJ e MP. É vê-los activissismos nos blogues a falar em "factos". Está tudo "provado", porque veio no CM e no DN. (A Maddie caiu da escada a baixo e morreu, ou foi drogada pelos pais e morreu? Qual destes "factos" que saíram nos pasquins, por via do inspector da PJ que era pago pelos jornais para dar "informações" sobre o caso, é que constitui "prova"?)

Já que tirámos o campeonato aos "pirus", procuram lixar-nos agora, virando-nos contra os dirigentes para ver se provocam uma crise directiva e fragilizam a equipa. A resposta vão tê-la dentro e fora do campo. Os Leões NÃO vacilam."

Uma pesquisa rapidíssima na mesma caixa de comentários de um post de um blog do SCP.

Fartei-me de ver isto por aí, daí o post. Quem não associa o SLB a tudo isto, só tem de ler o post e ignorar.

Mentiroso não sou.

J. disse...

Qual blog já agora?Tou curioso.
E desde quando é que vais visitar blogs verdes?
Eu sinceramente dos que tenho lido, não registei esse tipo de comentarios.
Só vi os do LC aqui, no post anterior.

E já agora, eu sem ter estudado comunicação social, acho incorrecto que vás buscar este tipo de citações e generalizares.

Era como eu ir ao Mágicos e dizer que os benfiquistas são aquilo que se escreve lá.

Miguel disse...

A provar-se que foi de facto a mando do PPC, o que me parece errado é criar estratagemas para afastar árbitros de jogos.

No fundo, aquilo que criticámos em Vieira quando apareceu aquela conversa em que disse que não queria uns quantos árbitros para o jogo da Taça, estamos agora a fazer de uma forma mais bruta e mais perigosa. Estamos a afastar um árbitro de um dado jogo.

E digo estamos porque PPC é /era dirigente do Sporting.

Quanto ao que se escreve nas caixas de comentários, é preciso saber filtrar. Eu também já vi inumeros comentários benfiquistas a acusar o Sporting de corrupção, a propósito deste caso... de corrupção!

J. disse...

E agora até parece que este personagem quer voltar.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=751736

Fodasse, que vou á porta do estádio manifestar-me contra isto.
Não estivesse eu impossibilitado de sair daqui e iam ver.
:-)

Anónimo disse...

Miguel, e seria admisssível da tua parte fazeres um post sobre essa ideia que alguns benfiquistas querem passar. Ou não?

J., noto aí alguma insistência da tua parte em insinuar que eu não faço aquilo que digo. Fica-te mal, assim como pedires "seriedade", como se outros não a tivessem.

"Qual blog já agora?Tou curioso."
O Norte de Alvalade, um blogue que visito diariamente que tem alguns dos colaboradores verdes que mais gosto de ler, em especial o LMGM.

"E desde quando é que vais visitar blogs verdes?"
Gosto do teu tom inquisitorial. Mas posso ler blogues verdes? Que arrogância.

"Eu sinceramente dos que tenho lido, não registei esse tipo de comentarios."

É. Nem com o copy-paste que te fiz percebes que não estou a mentir. És muito chato, quando queres.

"Só vi os do LC aqui, no post anterior."

É, J.

"E já agora, eu sem ter estudado comunicação social, acho incorrecto que vás buscar este tipo de citações e generalizares."

Queres ensinar mas não vais longe na matéria. O acto de não-generalizar não é exclusivo de licenciados em Comunicação.

O que tu achas incorrecto não tem a ver com o curso que se tira.

A generalização de que te queixas só existe na tua cabeça. O post é dirigido a quem defende a teoria explicada. Não generaliza a opnião dos adeptos leoninos. A quantificação que faço de "muitos", por exemplo, tem a ver com o facto de, no universo que me dei ao trabalho de ver, serem de facto "muitos".

"Era como eu ir ao Mágicos e dizer que os benfiquistas são aquilo que se escreve lá."

Não era, não, como acabei de te explicar.

J. disse...

Ignorando ( já começa a ser uma constante contigo) considerações psicanalistas, pergunto apenas é este o post?
http://anortedealvalade.blogspot.com/2012/04/o-estranho-caso-de-paulo-pereira.html
Segunda pergunta:
Qtos comentários em 58 que existem, que referem como tu dizes a tal "confusão ter-se instalado entre os adeptos leoninos que não sabiam o que dizer, nem onde se enfiar, constato agora que muitos deles acreditam haver uma ligação do SLB ao caso?"
Podes contar também com o teu comentário.

J. disse...

E ainda continuas na tua cruzada da meia final da Taça de Portugal...sintomático!!!

Anónimo disse...

J., não te vou responder pelo simples facto de tu não estares interessado em discutir assunto nenhum.

Apenas te digo que como esses comentários vi muitos outros, noutros posts, noutros blogues.

Em relação ao segundo comentário: queres-me explicar a que te referes?! Foda-se ando a perder a minha paciência com os teus comentários da treta, pá. Vê lá se te atinas e se não passas a vida a dizer que estou aziado e ressabiado com esse jogo do qual eu nem sequer falei nem sei onde foste buscar essa ideia agora. Cruzada pá? Sabes ao menos o que significa "cruzada"? Devias conhecer-me melhor antes de vires para aqui com acusações baixas sem sentido.

LC disse...

J., o LC só fez uma piada com o PPC, uma piada, acho que até o referi nesta caixa de comentários.

@oel@ disse...

É a caça as bruxas e as teorias maravilha que se apanham pela net fora, olha aqui mais um exemplo:

http://cabelodoaimar.blogspot.pt/2012/04/o-estranho-caso-do-jornalista-do.html

Mas se vais começar a fazer post sobre o que se escreve nas caixas de comentários em outro blogs, parece me que vais ter muito trabalhinho.

Virgílio disse...

Luis,

Há que separar as coisas.

1.ª) Uma coisa são post's (mais pensados, com outro nível de 'responsabilidade', outra, mt diferente, comentários (por vezes apenas desabafos escritos em momentos 'quentes').

2.ª) É mt diferente dizer-se que o Benfica provocou o caso # de dizer-se que beneficiou, ainda q indirectamente, com o caso. E, de facto, o Benfica msm sem ter qlq responsabilidade, beneficiou no 'desviar' das atenções. Basicamente a acusação que se faz e a revolta que se nota é contra a imprensa, não contra o Benfica. Repara ainda que mts desses comentários que exemplificaste surgem após provocações de benfiquistas que se dão ao trabalho de comentar em blogues de um clube rival apenas para ofender, insultar, provocar. Mas tb era previsível que alguns anti-Sporting aproveitassem para o fazer, mais ainda dps de uma derrota bastante difícil de digerir. Depois quer-me parecer ainda que a revolta dos sportinguistas tb vai de encontro ao timing em que surge esta notícia: num momento de franca recuperação do SCP, com a equipa envolvida em fases decisivas de uma prova com a importância da LE e com a aproximação da final da TdP, competição ligada directamente com este triste caso.

Por fim. Se realmente segues com alguma frequência o "ANorte" tb já te deves ter dado conta que as acusações e a nossa desconfiança perante as atitudes dos jornais do grupo cofina (precisamente os mesmos que encetaram uma verdadeira perseguição como diz o mt bem o Leão Justiceiro), já vem de longe. Eu, pessoalmente refiro-me pontualmente sobre essa 'má vontade' há já largos meses / anos. O descrédito entre a nação leonina foi total a partir do episódio em que um desses jornais se deu ao trabalho de APAGAR o emblema do SCP da touca de um nossos nadador premiado antes de publicar a imagem (no site, alterado posteriormente com a foto antes de ser adulterada) e no formato tradicional (ai, já não foram a tempo de colocar a imagem original)... Enfim este episódio serve apenas de exemplo. Mts outros podiam ser citados. Como a 'inocente' confusão das afirmações dos Brunos Carvalhos... Ora se nem os benfiquistas ligam para tal figura sinistra, pergunto-me de qual o interesse em publicar as afirmações desse senhor que em tempos concorreu contra LFV... Aumentar a confusão entre os adeptos leoninos, instigando divisões no seio do SCP?

Por fim, faço notar que td o que foi publicado: perseguições a árbitros, jogadores, espionagens, o diabo a quatro, td isso, repito, carece de prova. A minha esperança e, por enquanto, relativa preocupação deriva de que td isso tem sido publicado pelos mesmo que desde há mt tempo vem tentando sistematicamente denegrir o SCP.

Abraço.

Anónimo disse...

Virgílio: não deixas de ter razão, mas o post apenas pretendia apontar mais uma teoria que não faz sentido existir pela comparação que faço.

Há blogues com posts neste sentido também, não são apenas comentários. Mas a intenção não era generalizar e não o fiz. A importância que eu decidi atribuir ao assunto é fundamentada na liberdade que aqui tenho de escrever sobre o que quiser.

Repara que hoje o CM escreve "Polícia impede distúrbios na Luz".

Não bastou ontem. Continua hoje. E nós temos ainda um segundo lugar para conquistar, também é importante. Também me parece que a CS nos ataca. E é isto que eu gostava que muitos percebessem, em vez de passarem a vida a dizer que o SLB controla isto e aquilo.

Em relação ao caso em si, é-me indiferente a verdade. Até podia estar o SLB ligado ao caso, é para o lado que eu durmo melhor.

Neste momento, estou como no primeiro dia: está tudo muito mal contado e já há julgamento público, disso não restam dúvidas.

Estou a ver que o modus operandi do CM é parecido com o que foi utilizado no caso Casa Pia: a rede, os filmes, as fotografias, o terror.

Francis disse...

Luis, pelo amor de deus não te ponhas a comentar posts de gajos anónimos na blogosfera. tem pouco que se aproveite. se me disseres que chegaste a esta conclusão por alguém de responsabilidade no Sporting o ter dito, tens todo o direito, agora porque alguém na blogosfera o disse tu perdes tempo a fazer estas conjecturas porque ah e tal ?
Eu como Sportinguista estou extramente envergonhado com esta situação. Há uns tempos atrás cheguei a referir que este PPC estava a tornar o Sporting refém das suas atitudes. Basta ver o que se passou na Luz com este gajo presente.

Nunca me passou pela cabeça que o Benfica tivesse a ver com isto. Por mais que eu gostasse de passar a culpa desta vergonha para vocês. Mas não dá. :)

A espinha dorsal da selecção é para responder aos não sei quantos numeros de sócios que tu usaste no post. O teu Presidente também disse que o Benfica seria a espinha dorsal da selecção. Portuguesa pensámos nós na altura.

Anónimo disse...

A frase final que coloquei sobre esse assunto era irónica, obviamente.

Acho muito bem e positivo que existam iniciativas dessas e acho que o SCP tem condições para lá chegar.

Assim como achava que o SLB fazia bem em querer chegar aos 300 mil. Mas nessa altura os nossos adversários preferiam falar em papagaios. Daí a conversa.

Ah, e o senhor que diz que o SCP é o maior de Portugal. Fosse um dirigente benfiquista e era apelidado de exagerado, bipolar e irrealista com a mania das grandezas ;) Se os nossos não dizem bem dos nossos, quem dirá, não é?

Abraço