domingo, fevereiro 24

Benfica 3 Paços de Ferreira 0.

Boa exibição do Benfica, finalmente, e frente a um Paços de Ferreira que continua a ser um dos mais difíceis adversários deste campeonato. Gostei sobretudo da atitude séria com que a equipa de Jesus encarou este jogo. Gostei do ritmo, da vontade e do saber gerir um jogo sem dar aos pacenses qualquer hipótese de causarem problemas. Muito diferente das últimas exibições.

Há muita qualidade neste plantel mas Sálvio, de facto, é qualquer coisa de espectacular. Neste momento é o melhor jogador deste campeonato porque imprime velocidade como ninguém, assiste os colegas, deixa três/quatro defesas para trás, marca golos e sempre com uma garra impressionante.

De resto, temos o melhor ataque e a segunda melhor defesa da competição.

Para a Taça da Liga, em Braga, que joguem as reservas, que são óptimas. Em Aveiro é para vencer.

27 comentários:

zorg disse...

Marcámos cedo e isso deu-nos a possibilidade de fazer um tipo de jogo mais cerebral. Desse ponto de vista tivemos a sorte do jogo. Depois a qualidade e a personalidade desta equipa a vir ao de cima.

Sálvio, Matic e Lima em grande plano. Boa entrada de Carlos Martins, a assumir-se como (mais uma) opção a Enzo.

Melgarejo descansou e Luisinho desta vez esteve em bom plano. Vitória tranquila.

Só foi pena que o porto - que fez um jogo muito fraquinho contra o Rio Ave - não tenha pagado o preço em pontos dessa desinspiração.

Antonio Silva disse...

zorg: "Só foi pena que o porto - que fez um jogo muito fraquinho contra o Rio Ave - não tenha pagado o preço em pontos dessa desinspiração."

O mesmo dissemos nós na semana passada em relação a vocês contra a Académica.

Este campeonato está ao rubro, muito bem disputado pelos dois melhores clubes Portugueses.

zorg disse...

Na minha opinião, o Benfica criou mais oportunidades contra a académica do que o porto contra o rio ave.

O porto parece ter muitas dificuldades em criar oportunidades contra equipas que se fecham muito atrás. O futebol mais explosivo do Benfica normalmente consegue fazer abanar mais estas organizações defensivas do que o futebol mais cerebral do porto (embora tenha outras desvantagens).

Valeu Jackson que é um excelente jogador e está em grande forma. Mas sim, são as duas melhores equipas em Portugal e este campeonato será interessante até ao fim.

Pulha Garcia disse...

Por acaso não gostei da exibição do Sálvio, a perder muitas bolas, a defender pouco e a mostrar pouca combatividade. Concordo que é um dos melhores e mais talentosos jogadores da Liga mas hoje em concreto não gostei. Gostei do Luisão, do Garay, do Matic, do Enzo (muita garra no meio-campo e a tranquilizar a equipa logo ao minuto 7) e do Ola John enquanto durou (aquele passe para o Cardozo teria dado que falar durante muitos anos se o Tacuara tivesse convertido).

Luisinho esteve péssimo a defender. Se o Melga se lesiona estamos em problemas. Em Janeiro devíamos ter ido ao mercado.

Concordo com o António Silva, Porto e Benfica estão a proporcionar o campeonato mais emotivo das últimas décadas. O Porto é favorito mas há muita gente na Luz de olhos postos no título, vamos ver ...

Ps A disputada luta pela diferença de golos entre o Benfica e o Porto vai sair cara ao Sporting na próxima jornada, mas é só um feeling ... Não acredito que o Sporting sequer empate, mas acredito que possa sair muito mal tratado do próprio estádio.

Anónimo disse...

Ó Pulha, quem tranquilizou aos 7 foi mesmo o sálvio com aquele passe de mestre. Quando dizes o que dizes do sálvio é porque vemos mesmo sempre jogos diferentes. :)

Abraço

Zorg, estamos de acordo em relação ao Benfica. Finalmente.

Pedro Almeida disse...

Muito bom jogo, agora sim.
Tirando o Luisinho, estiveram todos bem.
Até deu para o Aimar fazer uma assistência.

Percebem agora porque deviamos ter goleado o Setubal em casa?
Pode não significar nada no final, mas temos 3 golos de desvantagem para o Porto.

Também estou a contar com uma derrota pesada do Sporting.

Pulha Garcia disse...

Luís,

por falar em vermos mesmo jogos diferentes, continuas a achar que o Benfica não deve renovar com o JJ? Estou curioso, qual é a tua crítica ao JJ este ano? não rodar o plantel? não lançar jovens na equipa? não ter proporcionado vendas ao clube? Ter falhado em contratações-chave? Ou será que concordamos que este Benfica que se mantém em todas as frentes (ainda que não na Champions, cumprimentos da derrota do Barça na Escócia) e que luta na liderança pelo título, tem muito dedo de JJ? Infelizmente temo que quando Benfiquistas como tu acordarem para a realidade já o JJ está longe, quem sabe a Norte, e depois veremos como anda o rendimento da equipa.

Abraço

Ps Sobre o Sálvio, vi o jogo no estádio o que dá uma perspectiva diferente e posso estar errado. Contei várias posses de bola perdidas, poucas recuperações, zero pressing e muito poucos "um para um", que é a sua especialidade. Pareceu-me que face ao seu talento, face ao que custou (11 milhões de euros) e face ao Sálvio que começou a épouca, é efectivamente pouco mas acredito muito nele e acho que vai ser decisivo ...

Jorge Borges disse...

Vitória cristalina como a água.
Fomos superiores durante todo o encontro. Conseguimos neutralizar por completo a equipa sensação da Liga.
O Salvio é de facto um jogador fortíssimo quer no drible, quer no passe, na exibição de ontem é mais justo destacar o colectivo do que qualquer exibição individual.

Luisinho? O benfiquismo habitual a queimar um jogador a quem foi dada a titularidade em 2 ou 3 jogos. Olhem para o exemplo do Martins e reflitam o que faz a um jogador uma ausência prolongada da equipa. E o Martins está no clube há vários anos. Muitos também crucificaram o Ola John e agora metem a viola no saco. Eu não sei se o Luisinho srve ou não. Ainda não vi o suficiente. Já vi coisas boas e más, e por isso prefiro a prudência.

Mr. Shankly disse...

"Percebem agora porque deviamos ter goleado o Setubal em casa?"
É impressão minha ou este cenário só é relevante caso Porto e Benfica empatem exactamente 2-2? Queixam-se da saúde física dos jogadores, mas querem que eles andem nos limites a ganhar por 3-0?

Bom jogo ontem, tal como desconfiava as notícias da morte do Benfica foram exageradas.

Pedro disse...

Ontem gostei mais do Sálvio do que nos jogos anteriores apesar de achar q continua a ser demasiado fução...se soltar mais a bola perto da área adversária as suas jogadas ganham muito mais valor para a equipa.

Bom jogo.
Gostei.

Pulha, estás a querer analisar Jesus por esta época, que ainda não acabou, ignorando o que foi feito nas duas anteriores???

Tasqueiro Emigrante disse...

Não vi nem ouvi o jogo. Mas para o resultado que foi é porque o Paços de Ferreira afinal não é uma superequipa como diziam.

Anónimo disse...

"É impressão minha ou este cenário só é relevante caso Porto e Benfica empatem exactamente 2-2?"

No ano passado empatámos a 2 no Dragão. Este ano, em 4 empates em jogos do campeonato, empataste todos eles a... 2.

Braga e FCP, em casa, Nacional e Académica, fora. Se calhar não é assim tão estúpido colocar a hipótese de um empate a 2 no Dragão.

"Queixam-se da saúde física dos jogadores, mas querem que eles andem nos limites a ganhar por 3-0?"

Pior do que a saúde física dos jogadores foi a falta de intensidade que a equipa demonstrou em 3/4 jogos.

Para golear um Setúbal não é preciso um elevado ritmo. Basta que a equipa faça um bom jogo, que não foi o caso.

Pulha,

"continuas a achar que o Benfica não deve renovar com o JJ?"

A renovação deve ser feita de acordo com aquilo que são os objectivos do Clube. Se pretendermos perpectuar o fracasso, devemos renovar com JJ mesmo que não seja campeão ou vença a Liga Europa.

Se vencer o campeonato e a Taça, ou a LE e a Taça, acho que devemos renovar, mas também acho que a renovação deveria implicar uma outra abordagem ao papel de treinador. Mas para isso precisavamos de ter uma estrutura dirigente competente, e nesse plano, JJ está isento de culpas.

"Estou curioso, qual é a tua crítica ao JJ este ano? não rodar o plantel? não lançar jovens na equipa? não ter proporcionado vendas ao clube? Ter falhado em contratações-chave?"

Nunca tive problemas em elogiar JJ. Em especial na primeira época. Na segunda e terceira épocas desiludiu e revelou-se pouco rigoroso, com laivos de teimosia que em muito prejudicaram o clube.

Ganha 4 milhões paa acertar, não é para falhar. E em três épocas o balanço foi altamente negativo, mesmo tendo em conta o factor arbitragem.

"Ou será que concordamos que este Benfica que se mantém em todas as frentes (ainda que não na Champions, cumprimentos da derrota do Barça na Escócia) e que luta na liderança pelo título, tem muito dedo de JJ?"

Obviamente que sim. Ele é o treinador. Mas tem o mesmo dedo dos falhanços anteriores.

"Infelizmente temo que quando Benfiquistas como tu acordarem para a realidade já o JJ está longe, quem sabe a Norte, e depois veremos como anda o rendimento da equipa."

Em primeiro lugar, qualquer treinador é campeão no FCP, por isso, ir para lá JJ ou o Mota, é igual.

Em segundo lugar, eu não acredito que não existam mais JJ's por esse mundo fora. A historia do Benfica está cheia deles. E é uma longa e vitoriosa história. No dia em que o sucesso do Clube passar pela permanência de JJ ou de outro treinador qualquer, é porque o presente não conhee o passado.

Para rematar, eu desejo o Benfica campeão. Só. Não é pedir muito, a quem tem nas mãos um ordenado de príncipe e é rotulado por muita gente como um mestre na sua profissão. Além disso, tem ao seu dispor o melhor que há no mundo. E sabes que no futebol há os que ganham e os que perdem. Em três anos, perdeu muito mais do que ganhou. Por isso, este ano, tem de vencer, se é que está interessado em continuar a servir o nosso clube.

Pedro disse...

A preocupação do JJ ir para norte é hilariante.
O que ele irá fazer de diferente de Vitór Pereira e Villas Boas, por exemplo?

Enfim.

Se JJ vencer (e por vencer, no mínimo, é a dobradinha, dando de barato a meia final da Taça da Liga ser em Braga) aceito a renovação por um ou dois anos mas com uma mudança no contrato: Ele ganha actualmente 4 milhões. Reduzir para 2 (que já é um luxo) e aumentar os prémios por objectivos, por exemplo dois milhões pelo título, dois milhões por uma competição europeia e 500 mil por cada taça interna.

Mr. Shankly disse...

"Se calhar não é assim tão estúpido colocar a hipótese de um empate a 2 no Dragão."
Não foi isso que eu disse. 2-2 é um resultado possível, tem talvez uns 10% de probabilidade de acontecer. Mas condicionar todo o comportamento da equipa para o caso de Porto e Benfica acabarem em igualdade pontual e para o caso de empatarem exactamente a 2-2 é que me parece de loucos.

Anónimo disse...

Eu também não disse que se deva "condicionar todo o comportamento da equipa" por causa disso.

Pelo que vi ontem, foi apenas uma fase de menor fulgor da equipa. Ontem achei a equipa concentrada e focada no objectivo, com qualidade no futebol praticado. Coisa que não houve nesses jogos.

Em Aveiro é para manter e eu acredito que isso aconteça.

Tasqueiro Emigrante disse...

JJ no Porto?

Quem inventou isso?

Pedro disse...

Eu acho que se o SLB for á procura desenfreada pela goleada ao longo destas jornadas toda a visita ao Dragão será mero cumprir de calendário...
E não por bons motivos.

Anónimo disse...

A minha maior crítica, no limite, nem tem a ver com os golos que não se marcaram. Tem mais a ver com a falta de vontade/capacidade de os marcar. Só isso é que me preocupou.

Se vir a equipa a produzir bem, mas com pouca pontaria, azar.

Mr. Shankly disse...

luis, estou de acordo que o jogo com o Setúbal foi pouco conseguido. Apesar disso, e chegámos a 3-0 sem grande esforço. Defendo que não havia necessidade, num mês com tantos jogos, de ir à procura de mais golos, e é aí que discordo do Pedro Almeida. Só isso.

Pulha Garcia disse...

Luís e Pedro (mágico SLB),

concordo com vocês em várias coisas mas não em matéria de JJ. Sempre o defendi (mesmo nas duas épocas anteriores) apesar de identificar várias críticas (Emerson, César Peixoto, quebra física em Fevereiro e Março, falta ocasional de comportamentos desportivos, falta de aposta em Rodrigo Mora, etc).

Agora, acho é que vocês estão a ver mal o problema. A questão não está se o Benfica vai renovar o contrato com o JJ (ou no caso do Pedro, retirando-lhe metade do salário!). A questão é se o JJ aceita renovar o contrato. A decisão está mais do lado dele que do nosso, Benfica. Por isso, os vossos comentários parecem-me surreais. Para mim o seu salário até é pouco face à percentagem de vitória e aos negócios que tem gerado.

Além disso, para além de achar que o Benfica pelas expectativas que gera e pelas características competitivas tem grandes dificuldades em encontrar "outro" JJ, deixem-me que vos diga que ao assumirem uma postura de crítica permanente a JJ e só aceitarem elogiá-lo caso ele ganhe o campeonato ou a LE, estão a fazer um grande favor a FCP, Braga e Sporting. Pensem nisso. Basta olhar para o estado actual do Sporting para ver onde a mania das grandezas e onde estar sempre a querer trocar de treinador tem levado um clube. Farto de Fernando Santos e Quiques já eu ando ... (e ainda só passaram 3 anos e meio).

abraço, saudações de glória

Pedro disse...

Pulha, JJ não merece, minimamente, o ordenado que recebe. Simples.

Para o SLB pagar 4 milhões de euros ano a um treinador teria q ser um treinador de sucesso, e sucesso é títulos e não vender jogadores. O SLB é um clube e não uma tasca. A história do SLB é ser campeão e não vender jogadores. É isso que é preciso perceber. Ninguem vai para o Marques festejar as vendas do Javi ou do Coentrão.

JJ não quer ficar no SLB? LOL...vai para onde? Para o fcp onde qqr meco vence? Ou para o sporting? Mortinho para q o SLB renove deve estar ele.

Eu critico JJ pq ele merece ser criticado.

Fernando Santos? Tenho a ideia q se Santos tem a matéria prima que Jesus tem tido eramos tricampeões a caminho do tetra.

Quique? Não fosse roubado no Dragão e em casa com o Nacional e tinha o mesmo curriculo de Jesus...apesar de só cá estar um ano.

E não, não tenho saudades de nenhum deles. Principalmente do espanhol....

Pulha Garcia disse...

Pedro,

discordo.

O JJ pode ir para vários clubes em vários campeonatos. As suas equipas marcam muitos golos, tem alguns títulos, fez vários monstros. 4 milhões de salário? até é barato. Caro é gastar dinheiro em jogadores bons e colocar um Jesualdo da vida a treinar ... ou andar a pagar comissões para os Danilos que andam por aí. Queres disputar títulos, abre os cordões à bolsa, aposta na competência. E já agora na estabilidade, mudar muitas vezes de treinador é bonito mas dá borrada. Os adeptos são emocionais, quem gere o clube tem obrigação de ser racional. Sou favorável ao princípio de ter o mesmo treinador muitos anos e acho que só assim chegaremos aos títulos regularmente.

Fernando Santos? Queres mesmo ir por aí? Um gajo que teve ao seu dispor Petit, Simão, Luisão, Miccoli e mesmo assim acaba em 3ª atrás do Sporting de Paulo Bento? Um gajo sempre defensivo e sempre com a mesma táctica? Incapaz de transmitir ambição, de mandar um berro, que não queria apostar no David Luiz e só uma sucessão de lesões o levou a apostar num central que hoje é titular na canarinha e se calhar vai para o Barça? Continuamos?

Quique? Pouco ambicioso. Preferia ganhar mas se perdêssemos também não era grave, como ele próprio dizia já tinha a sua independência financeira assegurada. É verdade que foi roubadíssimo no Dragão (cumprimentos do Proença) e no Nacional mas só com muito favor se pode dizer que o seu futebol está ao nível do futebol apresentado por JJ. Com Quique jogámos nalguns jogos ao ataque (gostei da eliminatória com o Nápoles, por exemplo) mas noutros faltou fibra, posicionamento, vontade de marcar, rodava pouco o 11. Este ano, podemos até não ganhar nada mas levamos o melhor ataque na Liga ou achas que é por acaso que na Luz estavam 40 mil contra o Paço? Achas sinceramente que com Quique alguma vez teríamos o melhor ataque da liga? Basta dizer que ele nunca jogava com dois avançados no 11 (apenas Suarez com Aimar no apoio), algo que eu como Benfiquista aprecio e até exijo a um treinador, pelo menos na grande maioria dos jogos do campeonato.

Anónimo disse...

"Um gajo que teve ao seu dispor Petit, Simão, Luisão, Miccoli e mesmo assim acaba em 3ª atrás do Sporting de Paulo Bento?"

Acabou? Então não foi lá ganhar na penúltima ou última jornada com o golaço do Geovanni?

Sem querer prolongar esta discussão, porque a considero estéril no sentido em que são épocas diferentes, incomparáveis, já viste bem o plantel de FS e o plantel de JJ? O plantel de JJ (qualquer um deles) é INFINITAMENTE superior. Infinitamente.

Pedro disse...

Luis, acho que foi o Camacho. O Santos acabou em terceiro.

Pulha, concordo com quase tudo o que dizes de Santos. Mas chegou à última jornada com possibilidades matemáticas de ser campeão. Podes dizer o mesmo de JJ? Não. Mais, perdeu Nuno Assis que estava a ser um dos melhores e não tinha, nem de longe, o banco que JJ tem ao dispôr. Não tinha as soluções q deram a JJ. Esgotou o 11 titular até partir. Mas pôs o SLB a jogar à brava. Aquele 442 losango com Simão a 10 foi do melhor que o SLB teve em anos e anos.

Quique, achei q era fraquinho. Demasiado caro para o que dava ao SLB. Para mim futebol de ataque é vencer. Pouco me importa ter o melhor ataque e ficar em segundo. Quero vencer e com JJ isso tem sido complicado. Se ele não tivesse o material que tem ao dispôr não seria tão crítico. Se ele não cometesse "over and over again" os mesmos erros eu não era tão critico.

E ainda tenho atravessado as opções tácticas e conversa dos 5-0 no Dragão. Aquilo foi grave demais.

Anónimo disse...

É verdade, Pedro. Mas quer dizer, isso num ano em que ficámos a dois pontos do FCP e a um do SCP (quando o SCP era um clube bem mais equilibrado do que o SLB).

Santos defensivo? Nesse ano marcámos 54 golos com o Gomes e o Kinkin? LOL Na segunda época de JJ marcámos 61. Mais 7 golos. E a 21 pontos do FCP, com os 5-0, a taça, o jogo do apagão... chiça!

Pedro disse...

Santos não era defensivo. Podemos acusar Santos de muita coisa mas que o gajo percebe MUITO de futebol lá isso percebe e a forma como pôs o SLB a jogar no 442 losango diz tudo.

Mas tinha aquela aura de looser que passa cá para fora. Não tinha capacidade de gestão do plantel, mesmo não tendo as opções de JJ ele podia e devia ter confiado nos jogadores ao dispôr para não sobrecarregar tanto o 11 titular. Enquanto estivemos na luta a equipa esteve sempre em alta rotação. Depois do empate em casa com o fcp o balão de ar foi-se e a equipa foi-se das canetas. Foi a grande crítica q sempre lhe fiz, incapacidade de gerir o plantel, de rodar a equipa.

Mr. Shankly disse...

"Acabou? Então não foi lá ganhar na penúltima ou última jornada com o golaço do Geovanni?"

Isso foi o Camacho. O Santos estava...no Sporting.
É a isto que o Pedro se refere quando fala na aura de looser. Eu gosto bastante do homem, acho que o Benfica jogou bastante bem com ele. Mas perdeu, perdeu, perdeu. Até no Porto conseguiu perder um campeonato tendo o Jardel no plantel.