domingo, fevereiro 17

Benfica vence Académica.

Vitória sofrida que teve o seu momento decisivo no penálti convertido por Lima, no último minuto dos descontos.

Esperava um Benfica contundente mas, durante quase todo o jogo, vimos uma equipa presa e sem velocidade. Pior, sem o mínimo rasgo de criatividade. É verdade que a Académica fez um jogo exemplar, em termos defensivos, mas esse papel foi facilitado pela tremenda ineficácia dos jogadores encarnados.

Lima fez, provavelmente, o seu pior jogo da época. Contudo, mostrou nervo ao marcar o penálti com muita tranquilidade. A equipa, no geral, esteve mal e foi sempre incapaz de furar aquela teia incrível que Pedro Emanuel montou na visita ao Estádio da Luz.

Ofensivamente, a Académica limitou-se a despejar bolas, sem critério, fazendo um dos jogos mais miseráveis que vi em toda a minha vida. Defensivamente, já o disse, foram muito bons.

A arbitragem foi bastante positiva. Tranquilidade, a controlar satisfatoriamente o anti-jogo dos estudantes e quase sempre a deixar jogar. O penálti é indiscutível e o vermelho não consegui perceber (sem qualquer influência no resultado).

Foi um enorme susto e, ao contrário de outras vezes, houve muita sorte na conquista dos três pontos. A equipa, ofensivamente, fez muito pouco e arriscou-se a não marcar golos pela primeira vez. Mas, pior, habilitou-se a perder dois pontos fundamentais na conquista do título.

Contra o Paços de Ferreira, provavelmente, será mais fácil, pois os amarelos jogam um futebol mais atacante. Esta Académica envergonhou o futebol e teve o castigo que merecia.

15 comentários:

Miguel disse...

Pegando num titulo de um post teu que me fez rir, eu diria:
Nuno Almeidahahahaha

:)

Não vou contribuir mais para esta discussão, porque já antevejo o que aí vem, mas o lance é, pelo menos, discutivel, porque se estavam ambos a agarrar.

Anónimo disse...

Estás a brincar? O Gaitán foi completamente puxado e impedido de disputar o lance.

Anónimo disse...

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/interior.aspx?content_id=3058357

esta é a melhor imagem do lance. Onde é que o Gaitan está a agarrar o defesa? Tem o braço esticado mas a mão esquerda não agarra o defesa sequer. O defesa sim, puxa claramente a camisola do argentino.

Miguel disse...

Pareceu-me um lance em que se o arbitro quisesse podia não ter marcado nada ou até podia ter marcado falta ao gaitan. Aceito que tenha marcado penalty e porventura até acertou na decisão, mas daí a ser um lance indiscutivel vai lá vai... por isso a minha brincadeira com o post abaixo.
hasta!

Anónimo disse...

Bem, se realmente vês o Gaitán a puxar o defesa, pouco mais posso fazer.

Anónimo disse...

Miguel, para veres melhor http://1.bp.blogspot.com/-eIJlLd2Jvtw/USFa4lGKhgI/AAAAAAAAB3U/O6WY05yugWQ/s1600/2013-02-17+22.12.28.jpg

Pulha Garcia disse...

"É verdade que a Académica fez um jogo exemplar, em termos defensivos," Luís, pá, de certeza que não querias ter dito "É verdade que a Académica fez um anti-jogo exemplar, em termos defensivos,"?

O Benfica não fez uma grande partida, é verdade. Muitos centros mal tirados, cantos mal trabalhados, passes curtos falhados, falta de Matic a construir a partir de trás, etc. Mas contra uma equipa que em 95 minutos não fez qualquer jogada de futebol e que jogou quase sempre nos primeiros 30 metros ... não é fácil construir jogo. A Académica foi a equipa mais fraca que vi este ano, muito pior do que Moreirense, Setúbal, Beira-Mar. Levou duas no ferro, não merecia outra coisa que não a derrota e por mim acharia normal se descesse de divisão.

Anónimo disse...

Pulha, não achei. Fez o que o Benfica faria frente a um colosso. Não fizeram muitas faltas, nem foram agressivos nas que fizeram. Ocuparam, com alguma mestria, os espaços todos.

Ofensivamente foram miseráveis, está no post.

Abraço

zorg disse...

O Benfica não fez um jogo extraordinário, mas fez mais do que o suficiente para merecer ganhar. Criou, pelo menos, 5 ou 6 oportunidades flagrantes de golo, incluindo duas bolas no ferro.

O penalty é evidente, mas como é a favor do Benfica, aos 94 minutos e com o resultado em 0-0, claro que não vai faltar gente a contestar.

Pedro disse...

O penalty não é tão evidente como o do Polga sobre o mesmo Gaitan mas mesmo assim é penalty evidente. As imagens são demasiado esclarecedoras para haver conversa.

Péssimo jogo do SLB e mais uma vez a táctica do carrossel não funcionou. Luis, tantas vezes dizemos que vencemos fruto da superior qualidade dos nossos jogadores...ontem eles estiveram em dia não e o resultado foi uma vitória a ferros. Chegamos ao temível fevereiro de JJ e a coisa começa a preocupar.

Principalmente depois de se ver na Alemanha que há alternativas tácticas bem melhor e que fazem o colectivo funcionar melhor e mais forte.

Mr. Shankly disse...

"Esta Académica envergonhou o futebol e teve o castigo que merecia"

Precisamente o que comentei no fim do jogo: mereceram esta derrota dolorosa.

O facto de este penalty poder dar azo a discussão mostra que temos o futebolzinho que merecemos.

Jorge Borges disse...

Ontem não gostei muito do Benfica. A equipa está presa de movimentos, muito pouco dinâmica e sem ideias para contrariar os autocarros da Académica. O Benfica anda a jogar a passo. Ontem a coisa deu-se mas vai ser preciso mais para chegar ao fim na frente.

Não tenho dúvidas no penalti. Só para dizer também que se o critério deste árbitro fosse igual ao do Proença, aos 9:14 m um jogador da Académica tinha vindo para a rua por dar uma chapada na cara do Perez, o que seria ridículo.

Compreendo a táctica da Académica. Jogaram com as armas que têm. Podemos não gostar, mas é legítimo.
Ridículas são as declarações do pedro Emanuel, porque sofreu um golo aos 94' querer que o árbitro tivesse dado + 15 para ver se ele ainda igualava.
O prsidente da Académica, enfim... é mais uma papagaio sem penas, que quando abre a boca, entra mosca ou sai asneira.

Pedro disse...

O que é que o presidente da Académica disse no jogo da primeira volta? E o ano passado?

Tasqueiro Emigrante disse...

luis,

vergonhoso foi o jogo do candidato ao titulo.

o benfica jogou muito mal.

mas eu como não sou o Pulha nem o Pedro em que o fanatismo fala mais alto eu ADMITO que foi penalti. De facto existiu um puxão sobre o Gaitan.

Pulha Garcia disse...

Tasqueiro, pá,

aprende a falar de futebol em vez de falares de pessoas. Fanático para mim, é aquele que insiste em atribuir mérito desportivo a um clube condenado por tentativa de corrupção. Tudo de bom.