terça-feira, fevereiro 19

Fevereiros e Marços.

Muito se tem discutido ultimamente (e mesmo na primeira época de Jesus, quando até aparecia aqui um leitor sportinguista chamado Nelson qualquer-coisa que dizia saber que as equipas de JJ morriam sempre nestes meses...) sobre a (in)capacidade do Benfica de Jesus se aguentar nas canetas para disputar o campeonato até ao fim.

Sinceramente, não tenho opinião, no sentido de poder dizer que "sim, fisicamente a equipa vai-se abaixo" ou "não, a equipa está sempre fresca".

Depende de diversos factores como o acumular de jogos (entre campeonato e LC/LE, especialmente), lesões, plantéis mais ou menos equilibrados, roubalheiras como as de Coimbra na época passada, enfim, essas coisas todas que todos nós sabemos.

Mas, no fim de contas, quantas equipas na Europa conseguem fazer boas campanhas europeias e ganhar os respectivos campeonatos? A que melhor o consegue será, até, o FCP (evitemos esta conversa).

Fiz um pequeno quadro comparativo (SLB/FCP) entre os meses de Janeiro e Maio com os jogos apenas referentes ao campeonato. Dentro do mesmo quadro, o mesmo comparativo, mas apenas respeitante aos meses de Fevereiro e Março dos respectivos anos.


A única conclusão que tirei foi que, realmente, são meses que definem o campeão. Mas Jesus foi campeão numa das épocas analisadas pelo que não podemos dizer, então, que o Benfica de Jesus quebra sempre nesta fase da época.

Sim, basicamente, é que o que todos nós já sabíamos. Mas a grande questão é: pode o Benfica ir longe na LE e vencer o campeonato, prova prioritária para o Clube? É que nas últimas duas épocas o Benfica foi a uma meia-final da LE e aos quartos da LC, coisa que não aconteceu na primeira época de Jesus, aquela em que foi campeão.

6 comentários:

Tasqueiro Emigrante disse...

Pode-se considerar um mito o facto de o benfica ir-se a baixo fisicamente nesta altura do campeonato.

o que é certo é que notasse que já não estão com a mesma frescura que tinham em Dezembro por exemplo.

neste último jogo acho que não vi uma única vez o benfica meter velocidade. estiveram sempre em cima da académica mas pareciam que estavam á espera que o golo aparecesse.

foi preciso os últimos 5 minutos para darem corda aos sapatos.

Pedro disse...

É verdade que a equipa tem quebrado sempre nos momentos cruciais. Não aceito que as competições europeias sirvam de desculpa seja para o que for. Não aceito que o SLB sinta dificuldades contra a Briosa pq jogou três dias antes na Alemanha. O plantel do SLB tem que chegar e sobrar para estas questões.

O calendário é apertado pq se está em 4 competições. Que mais podemos querer?

Podemos falar se o plantel é suficiente ...eu acho q sim. Em termos de quantidade e qualidade chega para as competições internas. A questão mental é que é complicado.

Pq é que as equipas de JJ chegam esgotadas nesta fase? Muito por culpa de algo que os benfiquistas adoram: aquele carrossel doido que esmaga os adversários por 5 e 6 golos, sempre à procura de mais um golo. Isso paga-se caro. Jogar áquele ritmo, sem necessidade, paga-se caro.

NPI2 disse...

Pedro, és um abutre!

Sempre com a mesma conversa. Querias o que? Jogar mal e porcamente com que objectivo? É que até ao momento estamos em 1º, empatados com o porto, a jogar com o carrossel ( segundo as tuas palavras). Estamos assim tão mal, para semana sim semana não, vires destilar ódio ao JJ?

Queres o quique de volta? Que treinador é que tiveste nos ultimos tempos que tenha ganho muito? Mais do que 1 campeonato? Tas a viver em que mundo?

Eu percebo que estejas farto dele, já é muito tempo. Mas é escusado estar sempre a cair em cima do homem, mesmo nas vitórias.

Chato!

rsa disse...

Contam-se pelos dedos as equipas que foram campeãs e ganharam a competição europeia no mesmo ano e quase sempre se não sempre quando isso aconteceu o campeonato ficou resolvido muito cedo permitindo a gestão fisica e mental dos jogadores.

Temos um exemplo o ano passado o Manchester City plantel fabuloso abdicou da Europa para tentar ser campeão e conseguiu se tivesse continuado na europa duvido que fosse campeão.

Acho fantástico o Benfica ainda poder ganhar 4 provas agora objectivamente penso que na Liga Europa teremos que fazer rotação do plantel porque o grande objcetivo terá que ser o campeonato, que será se nada de extraodinário acontecer discutido até ao jogo no Dragão e não tenhamos dúvidas que o por exemplo o facto do fcp jogar com o Malaga dia 5 de Março vai influenciar muito o scp-fcp do dia 3 de Março e é aqui que o Benfica pode apostar baixando as expectativas na Lia Europa e concentrando-se no campeonato.

zorg disse...

O Benfica não teve nenhum problema físico contra académica. Este ano tem havido uma grande rotação do plantel e até houve poupança de jogadores importantes no jogo de Leverkusen.

Os problemas do Benfica tiveram a ver, na minha opinião, com a falta de sorte, que não permitiu que o golo aparecesse cedo e/ou numa bola parada, aliada à estratégia da académica que, ao recusar avançar no terreno, anulou uma das maiores armas deste Benfica, a velocidade nas transições ofensivas.

A chave para jogos deste tipo, não é a velocidade (porque para haver velocidade é preciso espaço) e sim um estilo de jogo que o Benfica tem mais dificuldade em fazer, com mais trocas de bola em zona interiores, ainda para mais, sem Cardozo e Matic.

A única coisa que é factual neste momento é que o Benfica está na luta pelo campeonato, está na luta (e em vantagem) pela liga europa, está com um pé na final da taça de Portugal e está na disputa da taça da liga. E isto com um orçamento inferior ao do principal rival.

Podemos não ganhar o campeonato, até porque o porto os compra no supermercado, nas palavras de Sir Alex Ferguson, mas parece-me que o discurso pessimista e negativista é completamente despropositado.

Pedro disse...

NPI2, quem diz é quem é...

Vens dizer isso agora, a este meu comentário??? A sério?
Tenho dito tanta coisa contra JJ (bem fundamentada) e resolves aparecer neste comentáriozito onde nem digo nada de especial contra JJ???

LOL

Rsa, isso não é bem assim. Muitas vezes um clube q se sagra campeão nacional chega às meias ou mesmo final de competições europeias. Faz o pleno internamente, etc. Não é assim tão linear! Da mesma forma q muitos que chegam longe na Europa lutam até ao fim pelos seus titulos internos, mesmo que não vençam.