quinta-feira, julho 25

♪Inverted triangles are my favorite shape♪

A Tessellate de Alt-J(osué) é o 'hit' do meu Verão e prometo que, como qualquer 'modinha' que se preze, vou fazê-la tocar até fartar. Que os triângulos invertidos são a minha forma favorita para qualquer meio-campo tocar também já os três leitores das minhas linhas andam fartos de saber. Mas o que não farta parece ser a titularidade garantida que todos os jornais, e especialistas, avançam para Herrera. Não se esqueçam, até porque ainda ontem foi lembrado, nem todos são Jackson e nem todos chegam com aptidão para dançar logo o cha cha cha.

Aconteceu com o '9' colombiano do FC Porto é verdade. Chegou, marcou e venceu, provando a sua categoria desde o primeiro toque de bola. É incrível a qualidade de Martinez em todos os aspectos do jogo. Sem se dar por ele no papel de avançado comum, arrasta as defesas até ao meio-campo e quando no seu habitat natural arrasa-as com os seus pés (de dança) e com os seus recursos de finalização notáveis. Mas isso é já redundante até porque essa música foi já um hit do Verão passado. Como ela chegou ao 'topo-de-vendas' é que nem todos nos lembramos.

A colocar a moeda na jukebox esteve sempre Vítor Pereira. A música do primeiro ano do espinhense foi mais um lamento por não poder ter cha cha cha nas suas escolhas e, assim sendo, aquando da vinda do colombiano já tudo estava preparado para ele brilhar.

Com Herrera, temos pena, mas não é bem assim. A sua contratação foi tentada, no passado mercado de Inverno, quando já se antevia a venda de quem ditava os compassos da orquestra portista, e esses meses seriam fundamentais para a adaptação de Hector às pistas de dança europeias. Até James, se nos lembrarmos, na sua primeira época saía do banco para tocar cantigas de Bandido que faziam levantar Pinto da Costa na tribuna. E se até o agora '10' do Mónaco soube esperar pelo seu tempo também Quintero deverá esperar pelas pausas do maestro Lucho González. No FC Porto há que saber  ser... roadie.

Ao lado de El Comandante estará certamente o rock rebelde do pé esquerdo de Josué. É ele quem inverte o triângulo que mantém o FC Porto, nas alturas, sem deixar 'Millonarios' respirar. A 2500m de altitude mas bem mais perto das nuvens do que todos os outros está Danilo. O lateral brasileiro que quer jogar no meio-campo é sim jogador de 'campo todo' e com a 'ideia' de Paulo Fonseca parece querer utilizar também a linha para mostrar o seu forró. Com o jogo interior forte de Danilo os adeptos da bancada 'de lá' pediram toda a passada época a subida pela linha mas tiveram, ontem em Bogotá, uma ghost-track - com direito a encore - oferecida pelo brasileiro. O título é um bem brasileiro 'Toma lá de Livre e Vai Buscar' e ninguém no Dragão vai querer ouvir outra música durante a época que se avizinha.

7 comentários:

J. disse...

Epá, tive q ler 2 vezes este post para tentar perceber o que querias dizer. :-)

Isto de posts demasiadamentente bem escritos para falar de bola, não pode ser, obriga um gajo a pensar.
hehehe

Eu acho que estou preparado para me contradizer em menos de 2 semanas.
Impressionante a consistência e a solidez deste Porto.
Tem deixado melhores notas que o Benfica, que ainda não perdeu ninguém em relação ao ano passado.

Marco Morais disse...

Tens que ler com música, J. =))

Tu andaste foi a ver se me 'apanhavas' alguma p'ra me deitares abaixo :DDD

zorg disse...

Deram um concerto do caraças no Alive há três semanas!

Francis disse...

Pois, com o triangulo invertido (para compensar), se o Danilo pega naquele corredor todo, vai ser um forró. Está on.fire.
Também pode ser, como dizia o Pinheiro de Azevedo na Praça do Comércio; é só fumaça, o povo é sereno. :)

Marco Morais disse...

Zorg não pude ir. Mas fiquei mais triste por Tame Impala.

Francis, o Sereno não calçou no Porto =P

rbn disse...

Alô Marco Morais, independente do triangulo, o que está me preocupando é ver avançados adversários no mano-a-mano com os nossos defesas, além das bolas nas costas dos nossos laterais.

Espero que seja corrigido e rápido:-)

Fora isso, tenho gostado do que tenho visto, onde a quantidade do plantel tem qualidade, mas estou mesmo ansioso para ver Quintero.

Por que Paulo Fonseca tem que decidir quem fica e quem sai?Não podemos ficar com os 29 jogadores do plantel?
Vão haver lesões, suspensões, baixas de forma e etc. de modos que dá jeito ter bastante peças de reposição, não achas?
Não percebo estas dispensas, sinceramente.

Ps:Já viste o filme do Pelé?

Marco Morais disse...

Alô rbn =))

Reparei nisso mais no jogo contra os venezuelanos. Na Colômbia gostei da equipa defensivamente e, ate porque os Millonarios não conseguiram atacar, não vi nada de preocupante. Será normal numa equipa que ataque bem deixar menos homens atrás. Se a pressão for feita correctamente os desequilíbrios não serão muitos. Já com VP e AVB havia essa preocupação mas a equipa soube responder.

O Quintero parece-me um extraordinário jogador - mais que o combativo Bernard - mas tem Lucho a tapar-lhe a posição. Não sei se ele está pensado para partir da ala para o meio como James porque se não estiver entrará para render o cansaço de Lucho.

A questão do plantel nem sempre é tão saborosa. O caríssimo rbn está a pensar pelo ponto de vista do clube. Mas veja pelo ponto de vista dos jogadores o desperdício que é uma época sem jogar. Já com 23 vai acontecer a alguns. Seriam activos no plantel sem utilização e competitividade regulares. Não me parece justo mas todas as questões têm um ponto de vantagem para se debater mais ainda.

Vi o documentário e de facto era um talento notável, muito completo e que despontou bastante cedo. Merece ser nomeado sempre que há uma discussão das 'tais'. Mas eu não consigo dizer com propriedade quem é o melhor de sempre, nem se o Pelé faria tanto como Messi ou CR nos tempos de hoje. Acho sinceramente que ajudou, como outros, a fazer evoluir o futebol para outro nível e tem histórias fantásticas para contar.

Aquela do público chegar-se mais à frente para o ver melhor, é deliciosa!

Abraço