quinta-feira, julho 4

Sub-20.

E lá vieram os putos para casa mais cedo. Uma derrota contra a selecção ganesa, por 3-2, pôs um ponto final numa participação a mandar para o fraco (sem que considere que se tenha fracassado).

Pior defesa de sempre, com sete golos sofridos (quase dois por jogo), uma vitória tangencial frente à Nigéria, e outra contra a pobríssima Cuba. Pelo meio, um empate contra a Coreia do Sul. E claro, a derrota contra o Gana.

As explicações variam: uns apontam para o treinador, outros apontam para as "estrelas". A mim parece-me que não se devem tirar grandes conclusões destes torneios. É tudo muito novo, o rigor competitvo é quase nulo, a intensidade idem.

Bruma foi o maior destaque da nossa equipa mas continuo a achar que as suas capacidades estão sobrevalorizadas. De resto, do que vi, não me parece que saia dali nada de extraordinário.

A questão é que apenas se deseja e procura o novo Ronaldo. Mesmo sem haver jogadores que atinjam um nível muito elevado, com certeza que haverá qualidade para muitos fazerem parte de diversas equipas do nosso campeonato.

4 comentários:

Luciano Silva disse...

Faço um balanço a roçar o fraquito. Não faço ideia se estes eram os melhores jogadores disponíveis, mas se o são os próximos anos podem ser um pouco penosos para a selecção nacional.

Podia destacar vários maus jogadores, alguns deles serão um surpresa se tiverem uma carreira no futebol. Mas prefiro destacar o excelente mundial do Bruma.

Mas claro, uma coisa é jogar contra "estes miúdos" outra bem diferente são os matreiros do nosso futebol. Junte-se a isto a buzina dos empresários aos ouvidos do Bruma, e a natural ilusão do miúdo, e temos aqui os ingredientes para uma boa história de fracasso.

Como Sportinguista espero que ele renove, que ganhe títulos connosco, que seja vendido por um valor elevado e que ele tenha muito sucesso desportivo e financeiro. está tudo nas mãos dele e dos empresários (oh wait!)

Hugo disse...

E pensar que tanta gente cascava no Ilidio Vale e na seleccao de 2011.
Sem se defender minimamente bem, o exito torna -se muito mais complicado

Anónimo disse...

A situação de Bruma é muito complicada para o Sporting. E por isso mesmo acho estranho que quando se fala em 15M ainda se ache pouco.

O jogador sabe que se renovar a sua cláusula vai subir, e isso pode ser um travão na sua ascensão.

Se as coisas não lhe correm bem este ano, corre o risco de cair no esquecimento.

Para fazer crescer todo o seu potencial convém estar num clube exigente desportivamente, e onde possa ter a tranquilidade que um puto com 18 anos tem de ter.

Por isso, nem sei se o Sporting é o clube, actualmente, mais indicado para ele.

Começa aqui a gestão da carreira de Bruma. Espero que as escolhas que fizer tenham sempre um equilíbrio entre o financeiro e o desportivo.

Pedro disse...

O Bruma se for "esperto" fica um ano no Sporting onde será titular e irá ter competição a sério nas pernas durante um ano. Pode assim crescer, quer como jogador quer como homem, e enfrentar depois o desafio no estrangeiro com melhor sustentação.

O problema é o contrato acabar para o ano. O Sporting não vai apostar nele um ano inteiro para o ver a sair de borla e Bruma tem que pensar muito bem se vale a pena meter-se num contrato de 5/6 anos com o scp a ganhar muito menos daquilo que lhe oferecem lá fora quando está a seis meses de poder fazer um chorudo contrato. E não esquecer que será uma época longe dos holofotes europeus.