quarta-feira, fevereiro 12

À Luz de Enzo 'Ferrari' se derreteu a invenção de Leonardo


Foram 48 horas de espera e, pelo menos, uma das equipas não desapontou. Falamos do Benfica que fez de outro 'dérby eterno', desta vez para a Liga, outro degrau para aquele que é o seu maior objectivo: devolver o título de campeão aos benfiquistas. E a julgar por este Benfica-Sporting, na Luz, a equipa de Jorge Jesus não encontrou nem no FC Porto, nem no Sporting, adversário à altura para o impedir de tal feito. Tal como contra os dragões, nesta noite de terça-feira o Benfica foi mais corajoso, mais pressionante - com e sem bola - mais adulto, tendo também criado mais oportunidades. Aliás, a certa altura era tanto o desperdício encarnado que se o Sporting quisesse realmente entrar no jogo até o poderia ter conseguido. O que é certo é que a estratégia de Leonardo Jardim nunca resultou em ataques perigosos (os leões não construíram uma única oportunidade clara de golo), falhando também (redondamente) na tentativa de segurar a saída de bola do Benfica. 


E até se aguardava com enorme curiosidade o desempenho leonino em campo, neste clássico, muito por culpa da antevisão feita pelo seu timoneiro. Leonardo Jardim 'abriu o jogo' e revelou a insatisfação por a sua equipa mostrar demasiado receio na entrada dos clássicos. Depois veio um adiamento que permitiu, ainda assim, revelar os mesmos 'onzes' desta terça-feira, fazendo chover pela comunicação social especializada e pela blogosfera o claro facto de que Leonardo quereria tapar a saída de bola benfiquista e assumir o protagonismo atacante do jogo. Mas tudo isso redundou num estranhíssimo desaparecimento do Sporting durante os 90 minutos. Demasiado amorfos, os leões deixaram embalar o Benfica e, por isso, passaram a maior parte do tempo no 'momento do jogo' onde a sua competência é menor. A organização defensiva leonina teve de levar com Gaitán, Markovic e Rodrigo, que iam jogando ao sabor de uma Luz frenética, e isso não é fácil para linha defensiva alguma.



Mais ainda quando os jogadores do Benfica se aperceberam que toda a pressão leonina não era mais que uma ilusão. Fejsa ainda começou a receber na direita, precavendo uma marcação que não chegou a existir, mas cedo reparou caminhar até ao meio-campo ofensivo para procurar Enzo, Rodrigo, Gaitán e Markovic sem ser incomodado. E aí começou a máquina encarnada a embalar. Com bola (e sem ela) os encarnados estavam 'on-fire' e, na primeira-parte, Rodrigo esteve perto de marcar por duas vezes (aos 5' atirou à malha lateral, e aos 26' viu um ressalto nos seus pés sobrevoar a baliza de Patrício), Markovic (teve excelente oportunidade aos 22' - quando esteve na 'cara' do guardião leonino) e Luisão (depois de um pontapé-de-canto ganhou o primeiro-poste e rematou por cima, aos 24') seguiram-lhe as 'pisadas' mas não conseguiram castigar a passividade leonina. Já Gaitán, esse, parece talhado para aparecer nos 'jogos grandes'. O feiticeiro argentino faz tudo para aparecer, nem que seja marcar de cabeça - como aos 27', quando abriu o activo com uma excelente movimentação e cabeçada.

Um filme de primeiro tempo em que só 'deu' Benfica, faria sempre qualquer seguidor do 'derby' interrogar-se sobre as opções de Leonardo Jardim. O madeirense quis jogar da mesma maneira que os encarnados e foi traído pela maior apetência do adversário para jogar um estilo criado há... 5 anos. Abdicou do trio do meio-campo (desviando André Martins para a direita) e com isso abdicou também de um possível controle, com bola, do jogo. Uma aposta que manteve na segunda-parte e que apesar de alguma subida territorial não teve mais do que algumas investidas do estreante Héldon. O cabo-verdiano conseguiu até a única jogada leonina digna de entrar em algum registo que se fizesse do jogo. Aos... 63', o ex-Marítimo conseguiu escapar a Maxi Pereira rematando depois por cima. Oblak não precisava então de aparecer (a não ser para socar alguns livres cruzados que o Sporting ia ganhando) e o que o Sporting fazia era manifestamente pouco para contornar um Benfica que, mesmo jogando uns metros mais recuado, ia conseguindo re-criar o perigo da primeira metade.

Rodrigo, sempre ele, andou a centímetros do golo logo no regresso dos balneários (depois de belo passe de Fejsa) e viu Patrício negar-lhe o golo por duas vezes. Aos 69' e aos 76' - esta bem flagrante - na jogada que antecedeu um momento iluminado. E se havia, dentro de campo, jogador que merecia esse lampejo divino ele era certamente Enzo Pérez. O argentino é um incansável trabalhador e um sublime artista sendo por isso uma pena que o '4-4-2' de Jesus o prenda tanto, porque quando Pérez tem oportunidade de aparecer à entrada da área pode fazer 'coisas' como 'aquilo' que aconteceu a Eric Dier momentos antes do médio encarnado rematar para o fundo das redes. Um golo que confirmava no marcador uma exibição adulta, dinâmica e corajosa de um Benfica que beneficia imenso que a 'horizontalidade' dos seus dois maiores adversários tenha rumado (toda) com Vítor Pereira para as 'Arábias'. Leonardo Jardim e Paulo Fonseca parecem ser dois discípulos que, jogando o mesmo jogo de Jesus, nunca conseguirão superar o mestre.

Benfica-Sporting, 2-0 (Gaitán 27' e Enzo Pérez 76')

Foto: Lusa

10 comentários:

Peyroteo disse...

Excelente post

Ace-XXI disse...

Concordo, excelente post e leitura correcta do que se passou em campo.

Sinceramente custa-me perceber o porque de LJ nao ter aproveitado a desacerto na finalização nos primeiros 20min e corrigido o erro de ter colocado montero no centro e Martins na direita, é que bastava colocar montero na direita e Martins ao lado de adrien pedindo a Slimani para pressionar fejsa para a equipa ganhar equilíbrio defensivo.

Ontem foi pouco sporting para tanto Benfica mas acho que a diferença em campo nao traduz a diferença de qualidade das 2 equipas o problema é que o SCP falhou naquilo que tem sido a sua grande arma esta época e o Benfica com a qualidade que tem nao perdoa equipas que andam perdidas em campo...

Peyroteo disse...

O Sporting retirou a crónica ao jogo e colocou o seguinte:

"Nota prévia: As plataformas de comunicação do Clube existem para consolidar uma estratégia de comunicação, com informação que permita a expansão e aproximação aos sócios e adeptos, bem como a defesa intransigente dos nossos valores. Conscientes da nossa obrigação em informar com rigor e responsabilidade, informamos os nossos leitores que retiramos a crónica de análise do jogo inicialmente publicada. Lamentamos e pedimos desculpa pelo sucedido.
No encontro da 18.ª jornada da I Liga, o Sporting deslocou-se ao estádio da Luz, de onde saiu com uma derrota, por 2-0.

Os «leões», com uma exibição que ficou muito aquém do que já habituou os sportinguistas averbaram uma derrota que se justificou. O Sporting entrou sem atitude e perdeu o jogo sobretudo nos primeiros 30 minutos, onde o Benfica foi muito melhor. Não circulou a bola com a qualidade habitual, não teve a determinação e garra que já demonstrou esta época e faltou-lhe acutilância ofensiva.

A defesa «leonina», em alguns lances do jogo, mostrou-se desatenta e o Benfica aproveitou isso mesmo para se colocar em vantagem, estavam decorridos 27 minutos de jogo.

No segundo tempo, o Sporting melhorou um pouco a sua atitude, mas ainda assim, muito abaixo para poder dar a volta ao resultado. Rui Patrício ia brilhando e Heldon demonstrou ser um dos mais inconformados, realizando uma jogada de perigo para a baliza encarnada, quando estavam decorridos 63 minutos.

Sem nunca conseguir demonstrar o seu valor, nem colocar a garra e pressão no jogo habituais, o Sporting acabou por sofrer o segundo tento, aos 76 minutos.

Num jogo onde não podemos deixar de destacar os milhares de adeptos leoninos que apoiaram a equipa do princípio ao fim e a excelente arbitragem da equipa liderada por Marco Ferreira, ficou a certeza que temos de fazer muito mais e melhor.

Esta é uma derrota que os jogadores «leoninos» não vão querer esquecer, até porque tem de servir de exemplo já para o próximo jogo em Alvalade. No sábado, às 20h15, o Sporting recebe o Olhanense e apenas a vitória interessa.

A equipa vai com toda a certeza dar a volta por cima, mostrando a qualidade, determinação e a garra a que já habituou os sportinguistas, na presente época.

A presença dos sportinguistas é fundamental para o apoio aos comandados de Leonardo Jardim. Os sócios e adeptos do Sporting têm sido, em todos os estádios, o 12.º jogador e uma motivação adicional dos atletas «verdes e brancos» em todos os momentos."

Muito grande!

Marco Morais disse...

Excelente atitude da direcção do Sporting.

O leão tem que ter tempo para fazer o seu caminho. Ontem caiu na armadilha de um Benfica bastante experienciado que tem em 2013/14 o seu cenário ideal. Mas atenção, porque também teve de ter o seu tempo.

4-1, tal como nas Bolas d'Ouro, é uma diferença injusta para o Benfica de Jesus. Este, acabará por ser campeão no Dragão com justiça.

O futebol é assim e cabe ao Porto reconhecer os seus erros, assim como cabe ao Sporting continuar a traçar um caminho que terá que sublinhar cada vez mais a diferença para os dois rivais. E acho que há mais a fazer nesse sentido. Já o disse e volto a dizê-lo: dos três é o Sporting que tem mais condições para marcar a diferença. Não pode é jogar o jogo dos outros dois. Ontem, futebolísticamente, quis fazê-lo e foi... atropelado. Que sirva de lição para a direcção também. Há outras formas...

Peyroteo disse...

Um dos grandes "problemas" do Sporting foi ter excedido bastante as expectativas na 1ª metade da época.
Mas o que aconteceu ontem também não era previsível. Não tanto a derrota, que seria sempre um resultado normal, mas sobretudo o pouco que se jogou.
Acredito que nada está perdido, principalmente na luta pelo 2º lugar. Atenção que no início da época todos achavam que o Sporting iria ter dificuldades até para conseguir o 3º lugar que, salvo catástrofe, está garantido.

Marco Morais disse...

O lado positivo é esse, sem dúvida. Esta época servirá de apendizagem para outras lutas.

Previsível não era, mas o futebol, e as decisões, de Leonardo Jardim nunca me caíram no goto. Para além de outras coisa, o Sporting precisa urgentemente de jogo interior. Atenção que digo isto há 3 meses. Nada tem a ver com esta derrota, na qual esperava mais pressing e protagonismo por par parte do SCP.

Peyroteo disse...

Quando o Shikabala estiver a 100% isto mudo tudo! :)

Marco Morais disse...

Shi-ka-bala! :D

Francis disse...

O titulo diz tudo. "À Luz de Enzo 'Ferrari' se derreteu a invenção de Leonardo". Muito bem !

Marco Morais disse...

=)