terça-feira, fevereiro 25

Benfica não cede.

Muito melhor o resultado do que a exibição. A equipa esteve sempre muito ansiosa e nem com o golo acalmou. O Vitória não ajudou e foi sempre uma equipa bem organizada. Os vimaranenses, defensivamente, estiveram muito bem e procuraram o contra-ataque, criando uma ou outra situação perigosa.

A pouca intensidade da equipa do Benfica deveu-se a vários factores: lesão do Jardel, que quebrou o ritmo de entrada (forte) e permitiu que Rui Vitória corrigisse a equipa, baixa produção de Enzo, bastante desinspirado ontem, incapacidade de Fejsa em jogar para a frente (esteve bem defensivamente, contudo) e dois laterais muito fracos a defender e pouco (é favor) inteligentes a atacar.

O golo de Markovic é soberbo e o sérvio acabou mesmo por ser o melhor em campo, apesar de ter desaparecido na segunda parte. Felizmente o lance é legal e o passe de Rodrigo, magistral, é feito na hora certa (a demora na repetição fez-me pensar que estaria deslocado).

De resto, a equipa da Luz esteve sempre mais perto do segundo golo mas Lima, apesar de ter feito um jogo razoável, voltou a falhar de baliza aberta. Sálvio regressou mas fez pouco ou nada. Sulejmani esteve esforçado, mas pouco inspirado, Luisão imperial, Jardel com algumas falhas, Oblak tranquilo.

A equipa entrou em jogo sem Garay, Cardozo, Maxi, Gomes, Almeida e Gaitán, que nem no banco estiveram.  Djuricic, por exemplo, não entrou, e Amorim e Sálvio jogaram 20 minutos. Dá que pensar, não dá? O plantel é muito bom e não há desculpas para deixar fugir este campeonato.

O Sporting é agora a nossa principal preocupação e seria importante manter a distância de cinco pontos até à jornada do clássico SCP-FCP, quando visitamos o Nacional. Pode ser decisiva esta jornada.

E benfiquistas, o Benfica não tem cinco-pontos-que-são-seis para o Sporting. Tem cinco, só. Se perdessemos seis ficaríamos em segundo.

5 comentários:

Pedro disse...

Exibição fraca mas vitória justa.
Inacreditável o desacerto de Lima e as constantes más decisões de Rodrigo. Quando decidiu bem o público assobiou. É o futebol.

Ace-XXI disse...

Boa crônica, excelente 1 parte de markovic a partir completamente a defesa do vitoria.

O teu ultimo parágrafo é correcto e é incrível como se continua a ler nos jornais essa história dos 5 pontos que na prática são 6.

LDP disse...

Mais do que desinspirado, Enzo foi muito bem "coberto"...Rui Vitória soube fazer com que o motor do Benfica não atingisse a velocidade (de raciocínio e de movimentos) que em quase todos os jogos consegue.

Fejsa seguro. Rodrigo ansioso e logo, com pouca clarividência. Jardel como sempre de cada vez que tapa algum buraco - competente e frio. Sálvio por agora só tem vontade e poucas pernas, mas daqui a um mês e com os índices físicos a atingirem o pico, voltará. Markovic é isto, e o problema de Djuricic é ser muito parecido com ele. Oblak continua sem sofrer. Ambos os laterais cumpriram, até porque a função deles não é ganhar bolas de ouro...há quantos jogos é que não sofremos golos mesmo? E os laterais são defesas, não são? Sulejmani jogou demasiado descaído na linha, o que lhe corta um pouco os movimentos. Lima...ainda assim vejo-o em crescendo...defende e pressiona mais que Cardozo e Rodrigo juntos e há malta que deveria apreciar mais a ciência do futebol moderno em vez de sonhar eternamente com o Hugo Sanchéz ou o Batistuta. Luisão, obrigado mais uma vez, capitão.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

"Felizmente o lance é legal" :D
E se não fosse?
O que vale é o benfica praticar um futebol mais eficaz do que bonito e este guimarães não tem equipa para se aguentar contra vocês, contra o porto deste ano talvez já...

Peyroteo disse...

Excelente golo, sem dúvida. Sejam serviços mínimos ou não, a verdade é que o Benfica está novamente em todas as competições e é provável que, desta vez, não fiquem de mãos a abanar.
E tem uma oportunidade de ouro de colocar o Porto de rastos, principalmente se Paulo "Bundesliga" Fonseca continuar.
O Sporting está na luta mas é um outsider. Ninguém imaginaria que pudéssemos sequer a lutar pelo 2º lugar, quanto mais pelo título. Mas estamos aí para o que der e vier!