domingo, fevereiro 9

Benfica-Sporting adiado.

O jogo grande foi adiado por motivos de segurança e o FCP em caso de vitória frente ao Paços de Ferreira, ganha três pontos ao Benfica e ao Sporting. Estão em todas.

PS: o jogo está marcado para Terça-Feira, pelas 20:15.

30 comentários:

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

"Estão em todas"
Explica lá isso...

Francis disse...

Grande coragem do Jardim jogar com 3 à frente...

Ace-XXI disse...

Gostei do 11 do SCP é verdade que a correr mal podíamos ser goleados mas gostei do risco que se correu.

Fizeram bem em cancelar o jogo a segurança das pessoas esta acima de qualquer jogo de futebol mas a decisão de deixar os adeptos do SCP dentro das bancadas já bem depois de ter sido dada a ordem de evacuação é simplesmente inacreditável...

Queres ver que existem vidas que valem mais que outras?

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

realmente mario figueiredo vangloriou-se por se ter evitado uma tragédia mas se as chapas caissem na zona dos sportinguistas queria ver quem ia arcar com as culpas

J. disse...

Acho que é preciso um pouco de bom senso e ponderação antes de se começar com este tipo de acusações.
Eu acho que dadas as cirscuntâncias, o Sporting pode muito bem perguntar porque é que uma evacuação total (e não parcial como alguns dizem aqui, já que todos os outros espectadores em todos os outros sectores do estádio estavam a ser evacuados) não incluío os adeptos do Sporting.
O Benfica pode também muito bem responder, que depois de ter sido ponderado os critérios de segurança, achou que haveria maiores riscos em fazer uma evacuação simultânea de ambos os adeptos.

E acho que a coisa ficaria assim mais ou menos esclarecida, sem grandes casos.

Mr. Shankly disse...

Parece-me óbvio que o perigo era precisamente na zona oposta do estádio, e que portanto não havis riscos de maior para as claques do Sporting.

Em relação ao jogo, vocês nem tocaram na bola, pá! :)

sar disse...

Foi na zona oposta, mas alguém garante que algo semelhante não podia acontecer ali?
Então mas agora é com palpites e apreciações destas que se protege a vida das pessoas? Foi apenas por uma questão de minutos que hoje não estamos a falar de uma tragédia, às bancadas onde caíram seções metálicas 5 minutos antes tinham lá pessoas.

E quem garante a segurança do jogo terça?

Recordo que este caso não é virgem, o ano passado foi adiado um Benfica B Feirense por motivos semelhantes. Parece haver um problema crónico com a estrutura da cobertura que o Benfica ainda não conseguiu resolver.

Repito, com estas condições climatéricas e dado o óbvio problema com a estrutura, quem garante as condições de segurança para terça feira?

Peyroteo disse...

É o que dá jogar em estádio inacabados. Nunca lá estive dentro mas visto por fora, parece daquelas obras em que acaba o dinheiro e fica tudo por finalizar. Clubes de bairro! :)

J. disse...

Foi um futebol avassalador aquele a que assistiu ontem na Luz.
:-)

Ace-XXI disse...

J e Mrs. Shankly o perigo dos adeptos SPortinguistas foi real esta 1 vídeo na net em que se vê claramente uma das chapas metálicas a voar pelo estádio e a cair no piso inferior da bancada onde estavam os adeptos, obvio que a explicação foi do perigo de juntar todos os adeptos cá fora mas eles podiam ter sido evacuados para o interior do estádio.

Sobre o jogo equilíbrio total e excelente arbitragem de Marco ferreira. :)

Anónimo disse...

Quando as autoridades competentes anunciaram por volta das 10 da manhã que estava declarado o alerta vermelho, com especial incidência em Lisboa e Vale do Tejo; quando o trânsito na Ponte 25 de Abril ficou condicionado; quando a protecção Civil anunciou que as pessoas deveriam ficar em casa a partir das 18 horas (e que apenas saíssem se fosse estritamente necessário), só me ocorreu como seria possível então realizar-se um evento ao ar livre, num ajuntamento superior a 50 mil pessoas.

Não percebo nada de lãs de vidro e da sua perigosidade (adivinho que estará a ser utilizada na maioria dos estádios novos) mas com isto tudo parece-me que não foram tomadas as devidas precauções ao permitir-se a entrada das pessoas no estádio.

Em relação aos adeptos sportinguitas, parece-me que foi a melhor decisão pois devem ter sido avaliados os riscos que corriam ao ficar ali na bancada. Como se verificou, não houve risco nenhum.

Os danos estavam identificados no ponto oposto e não era de todo provável que uma placa daquelas sobrevoasse todo o estádio. Dizer o contrário é ser alarmista e pouco sensato.

Ace-XXI disse...

Luis é verdade que havia alerta vermelho mas o perigo real era junto a costa no resto do pais as coisas funcionaram com alguma naturalidade, quantos jogos se disputaram ontem? O alerta vermelho é isso mesmo 1 alerta para as pessoas terem precaução nao é propriamente o declarar de estado de emergência e supostamente sde havia sítio onde as pessoas estariam seguras são nestas mega construções que supostamente são construídas para resistir a estas tempestades ( que na minha opinião nem estava nada do outro mundo ou alguém a acredita que no resto da Europa nao estaca muito pior?

Sobre o perigo dos adeptos do Sporting e a impossibilidade de as placas sobrevoarem todo o estádio tens este vídeo que prova exactamente o contrario.

https://www.youtube.com/watch?v=T1F7OmnClvM

Pedro disse...

O erro foi não se ter adiado o jogo logo quando se soube do agravar das condições climatéricas.

Depois, o único reparo que faço, foi na demora na tomada de decisão para o adiamento. Tudo correu bem, felizmente, mas se as chapas se soltam 10 minutos mais cedo podia ter sido grave.

Sobre os adeptos do Sporting. O perigo estava na bancada oposta mas fazia todo o sentido retirá-los da bancada para, pelo menos, os corredores internos. Não sei se o mesmo foi feito ou tentado.

Ironicamente os adeptos do Sporting estavam na zona mais segura do Estádio. ;)

Anónimo disse...

Meu caro, eu ouvi, por isso, penso que não vale a pena pormos isso em causa, um responsável a dizer que a partir das 18 horas as pessoas não deveriam sair de casa. Não é uma declaração de estado de emergência máximo mas se observares bem diz "evitem sair de casa porque vão correr riscos que normalmente não correm".

Como deves calcular, o "a partir das 18" significa que se previa que o mau tempo se agravasse ainda mais nas horas seguintes.

Por isso, só havia uma solução óbvia: não começar o jogo, nem tão pouco deixar as pessoas entrarem no estádio.

Já andarem pela rua, contrariando a opinião de quem sabe, ficaria ao juízo de cada um.

Em relação ao vídeo, essa cena acontece precisamente no lado oposto onde estavam os adeptos do Sporting. A placa cai praticamente a pique, nunca seria minimamente expectável que ATRAVESSASSE todo o estádio pela altura da bancada onde estavam os adeptos. Basta utilizar o bom-senso para entender isto. Mas se queres insistir num disparate, força.

Eu não digo que seria impossível, diga que seria não-expectável, altamente improvável.

É como dizeres que "não saltes ao pé coxinho porque vais partir uma perna". Pode acontecer, mas não é minimamente provável que aconteça.

Anónimo disse...

"mas o perigo real era junto a costa no resto do pais as coisas funcionaram com alguma naturalidade"

Eu não sou especialista mas recordo que os especialistas disseram que as pessoas não deveriam sair de casa a partir das 18 horas.

Não disseram "quem vive junto à costa", apenas. Porque "o perigo real é junto à costa", o "pessoal que não vive junto à costa tá-se bem".

J. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J. disse...

Obviamente que nao eram pelas condicoes climatéricas que nao se realizaria o jogo.
Já quantos jogos se realizaram em condicoes muito piores?
Se nao fosse o estadio ter cedido teria havido jogo. Nao há duvida nenhuma nisso. Ja as equipas tinham feito o aquecimento e ja estavam prontos para o jogo. Nas bancadas os naturais adereços e coreografias.

Agora, acho bem, pelos menos pelos motivos que dizem, que nao se tenha evacuado os adeptos do Sporting.
Queria ver quem seriam as forças de seguranca que conseguiriam controlar 3.000 adeptos do Sporting em dia de derby no estádio do adversário em qualquer outro sitio que nao fosse naquela parte das bancadas?
A nao haver um perigo naquela parte do estadio e acredito que nao havia, acho que se fez o que se tinha que fazer.

Mr. Shankly disse...

"Foi na zona oposta, mas alguém garante que algo semelhante não podia acontecer ali?"

A zona onde houve problemas foi a sudoeste, acho eu, precisamente de onde vinha a tempestade. As claques do Sporting estavam a Nordeste, precisamente no ponto oposto. A placa de alumínio que caiu não voou, não estou a ver como podia ter voado quase 200 metros (se não me enganei nas contas).

"Sobre o perigo dos adeptos do Sporting e a impossibilidade de as placas sobrevoarem todo o estádio tens este vídeo que prova exactamente o contrario."

Isto é piada? A placa cai a pique da cobertura.

Mas concordo com o J., não foram as condições climatéricas a causar o adiamento, já se jogou em condições piores, e já se sabia que condições ia haver muitas horas antes. Foi o perigo da estrutura causar feridos.

Ace-XXI disse...

Luis sobre o vídeo que eu postei li que a placa tinha caído na bancada onde estavam os adeptos do SCP se não é verdade peço desculpa pela inverdade mas mesmo assim tal como o Pedro disse a evacuação para zonas interiores do estadio era o que se impunha.

Olha que por acaso o comunicado referia-se especificamente á orla costeira mas mesmo que fosse para todo o pais quando mudamos de canal não estava a decorrer 1 jogo no porto sem qualquer risco e as 21h não começou outro em Braga? Como o J. disse o problema não foi o tempo mas o facto de o estadio ter cedido ao temporal e isso como é obvio não deveria ter acontecido agora é tentar garantir a segurança para o jogo de amanha no entanto fica uma duvida 2 dias é o suficiente para inspecionar toda a estrutura do estadio? é que no ano passado aconteceu o mesmo noutro topo do estadio...

Peyroteo disse...

Não foram as condições atmosféricas nem a estrutura do estádio. Foi o Jorge Jesus que, após saber o onze do Sporting, pediu ao Raúl José para ir lá cima atirar umas placas, pois precisava de 48 horas para descortinar uma táctica para evitar o cabaz! :)

Pedro disse...

Eu disse isso na altura...que era estratégia do JJ para analisar o 11 do Jardim.

Estou curioso para saber se Jardim vai manter o 11.

Peyroteo disse...

Por um lado, seria normal que ele alterasse, uma vez que o efeito surpresa acabou. No entanto, não acredito em mudanças pois foi com essa equipa que ele preparou o jogo.
Atenção que são dois onzes muito ofensivos. Gaitán e Markovic também não são propriamente médios...

sar disse...

Graças a Deus ninguém ficou ferido. Os problemas ocorreram no lado oposto de onde estavam os adeptos do SCP, mas como é óbvio, ninguém estava em condições de assegurar que nessa zona não pudessem ocorrer problemas semelhantes. Aliás, mesmo na zona onde caíram as partes metálicas foi por uma questão de minutos que não aconteceu uma tragédia, demoraram 40 minutos a ordenar a evacuação de uma zona onde os problemas eram evidentes!

Ontem abusou-se muito da sorte, principalmente sabendo que não é um problema virgem.

Para amanhã estão previstos novamente ventos fortes e a garantia de segurança dada pela Martifer não convence, ou ontem a mesma Martifer, responsável pela manutenção da cobertura, não dava garantias de segurança?

Ouvi à pouco na Antena 1 o responsável pela construção do estádio da luz, Mário Dias, a afirmar que problemas destes devem-se à falta de manutenção, o que levanta questões preocupantes.

Espero que o bom senso impere e amanhã não coloquem novamente a vida de pessoas em risco.

SL

Ace-XXI disse...

Acabei de ouvir na rádio que a martifer garante condições de segurança para o jogo se realizar amanhã, mas esta tudo maluco neste pais? Quem é a martifer para garantir o que quer que seja a nao ser que faz o seu trabalho? Exigia-se uma vistoria total a cobertura so estádio por parte de entidades competentes!

Anónimo disse...

Esse Mário Dias é um gajo com uma credibilidade acima de qualquer suspeita. Ainda me lembro de o ver e ouvir a dizer, perante as câmaras de televisão, que declarava o ordenado mínimo. Um exemplo a seguir esse palha... milionário.

Axe, não tens de pedir desculpa, era o que mais faltava. Estamos apenas a discutir um assunto, cada um tem as suas ideias (a tua não faz muito sentido mas daí a pedires desculpa).

Quanto ao resto, a zona de Lisboa foi a mais afectada.

Continuo a achar que os responsáveis decidiram ao deixar os adeptos na bancada - não havia um único motivo para que saíssem, para mais tendo em conta as alternativas (interior das bancadas podia ser perigoso, enfiar tanta gente num espaço onde seria provável o encontro com adversários.

Enfim, foi uma anormmalidade e muito bem resolvida especialmente pelos dirigentes de ambos os clubes. Aliás, vou faezr um post sobre isso, já a seguir.

sar disse...

Então se o Mário Dias tem essa fama e foi o responsável pela construção da luz, o problema é muito mais grave.

A Martifer como construtora da obra e responsável pela manutenção e, dado o que se passou ontem, tem um claro conflito de interesses que não lhe permite assegurar nada.

Parece-me claro que o LNEC ou qualquer outra entidade competente tem de fazer uma vistoria independente.

Pedro disse...

Luis, acho que isso não foi o Mário Dias mas sim o Vítor "Bibi" Santos...

Só li o que o Mário Dias terá dito: num lado é dito que ele referiu que a cobertura estava em manutenção, noutro ele terá feito referência à falta de manutenção.

É evidente que a Martifer garante a segurança pq terá feito os trabalhos necessários mas o jogo só avança se existir vistoria das entidades competentes.

Não é a palavra da Martifer que conta. Acho eu...

Anónimo disse...

Também não sei. Como digo no post seguinte, estou convencido que quem deu luz verde tenha autoridade para o fazer. Tanto me faz que seja o LNEC.

E talvez tenhas razão, sim. Foi esse Vitor Santos. Mas não foi ele que financiou a obra ou coisa que o valha?

Pedro disse...

Não..o Mário Dias foi o homem da obra, o homem no terreno. o Vitor Santos era o homem da massa. Que meteu o Roger no SLB e invadiu um treino para falar com ele.
:)

Anónimo disse...

Esse labrego...