sexta-feira, fevereiro 7

Benfica-Sporting: o dérbi dos dérbies.

Desde que Jorge Jesus chegou à Luz o Benfica venceu todos os dérbies disputados em casa, não sofrendo nenhum golo e marcando sete (Cardozo leva três). Para Domingo, a tendência será para manter, pelo menos no plano teórico: temos melhor plantel, melhores soluções, somos líderes e, claro, contamos com o apoio de 55 mil nas bancadas.

Olhando para os trajectos das duas equipas, constatamos o óbvio: o Benfica está a fazer um campeonato ligeiramente abaixo do habitual e o Sporting está a fazer um campeonato surpreendente.

Olhando para a época passada, os sportinguistas têm motivos para sorrir, não só porque continuam na luta pelo título, mas também porque a equipa, apesar da falta de qualidade individual (em comparação com o rival), tem respondido com algumas exibições agradáveis e, especialmente, com uma postura altamente profissional e dedicada o que, aos olhos de um adepto, vale ouro.


O comparativo que vou fazer de seguida é subjectivo mas desafio-vos a fazer o mesmo na caixa de comentários (com certeza que existirão opiniões convergentes em muitos casos).

Guarda-redes
Oblak vs. Patrício - o titular da Selecção Nacional leva clara vantagem. É mais experiente e é mais seguro. Oblak vem de um erro crasso que custou dois pontos, mas Patrício tem a aura de ser um bom guarda-redes para... Cardozo. Para mim, contudo, ganha Patrício.

Lateral direito
Maxi vs. Cédric - o paraguaio está em boa forma, apesar de ter perdido alguma capacidade ofensiva. Tem muita experiência, conhece bem o adversário e dá sempre tudo em campo. Já Cédric tem feito uma tempoarada razoável, com alguma qualidade, até. Vantagem ligeira para Maxi.

Centrais
Garay/Luisão vs. Maurício/Rojo - Garay é classe, Luisão é experiência como nenhum outro. A dupla benfiquista tem muitos jogos em conjunto, ao contrário da dupla de Alvalade. Vantagem clara para Garay/Luisão.

Lateral-esquerdo
Siqueira vs. Piris - o lateral do Benfica é o melhor do plantel mas nem isso é tranquilizador. Tem feito uma época fraca e nunca foi capaz de fazer a diferença. Já Piris, é um desconhecido mas que, da última vez que jogou (que eu me lembre) foi com o Benfica e fez uma exibição razoável. Empate.

Trinco
Fejsa vs. Dier - o sérvio "é só pau" e honestamente não o vejo como substituto de Matic (nem de Javi). Tecnicamente está entre os dois, mas tacticamente é inferior. Já Dier, é apenas um jogador razoável, que não pode ser comparado a William Carvalho. Uma incógnita, no fundo. Empate.

Meio-Campo
Enzo/Amorim vs. Adrien/Martins - os primeiros de cada equipa têm feito uma época de grande qualidade, apesar do argentino estar uns furos acima de Adrien. Já entre Amorim e Martins, não consigo escolher, porque não aprecio o Amorim e o Martins tem desiludido (um jogador que considero acima da média). Ligeira vantagem para a dupla benfiquista.

Extremos
Gaitán/Markovic vs. Heldon/Wilson - De Gaitán e Markovic tudo se espera. Se engatam, são capazes de desfazer a defensiva sportinguista. Mas também podem passar ao lado do jogo. Heldon, se mantiver o nível do Marítimo, pode ser um elemento perigoso, ao contrário de Wilson, que considero o mais fraco deste quarteto (de longe). Vantagem para o Benfica.

Avançados
Lima vs. Montero - sabemos que os dois, em forma, são óbvias mais-valias. Contudo, o brasileiro tem feito uma época de pouca qualidade e Montero parece que se divorciou dos golos. Contudo, este último tem mais influência na equipa do que o brasileiro. Vantagem para Montero.

Nos bancos o Benfica tem melhores opções: Sulejmani, Cardozo, Rodrigo, Djuricic contra Carrilho, Capel, Magrão e Vitor.

Contudo, dentro do campo, tudo muda, ou não. Espero e estou convencido que o Benfica vence, por 2-1, golos de Lima e Markovic, e Montero. Deixa o teu prognóstico, também.

25 comentários:

Peyroteo disse...

O Sporting também tem o Slimani no banco como uma solução importante. E tenho muitas dúvidas que o Wilson seja titular neste jogo. Para mim é o extremo menos capaz do plantel.

Quanto ao resto, apesar de o Benfica ser favorito e ter, de facto, maior experiência e jogadores com mais "nome", a verdade é que os números mostram grande equilíbrio (o Sporting é mesmo o melhor ataque e a melhor defesa da Liga) e mesmo no campo a qualidade não é muito diferente.
Esta ideia foi também reforçada nos dois jogos entre as equipas: 2 empates.
Tenho algum receio deste jogo porque a ausência do William Carvalho é um problema grande para resolver. Acredito que o Dier faça um bom jogo mas o William é uma força da natureza, limpa todo o meio campo e sabe jogar.
Posto isto, o Sporting ganha 3-0 :)

João disse...

Concordo praticamente em tudo e por isso falo apenas do que não concordo:

Lateral Direito: Pelas épocas de cada um deles, Cédric claramente superior, tem feito uma época acima de tudo o que se esparava dele. Pelo contrário do Maxi, tem feito tudo aquilo que não se esperava. Tem vindo a subir de forma, mas já não é o jogador das correrias desenfriadas aos 85'. Aliás, tenho a sensação que se não fosse a lesão do Almeida, o Maxi neste momento não calçava.

Lateral Esquerdo: Apesar de burro, porque oe é, Siqueira é claramente superior ao Piris. Com a cabeça no sítio e bem auxiliado é um jogador que pode fazer a diferença.

Trinco: Apesar de não ser a posição habitual dele, na minha humilde opinião Dier é superior ao Fejsa que me parece um jogador que nada acrescenta ao jogo do benfica, ao contrário dos seus antecessores.

Saudações Desportivas!

Pedro disse...

JJ não costuma falhar com o scp na Luz (em Alvalade é outra conversa) pelo que, com maior ou menor dificuldade, acredito que seja capaz de montar uma táctica vencedora.

Individualmente não sou tão simpático como tu. Aceito que Patrício seja, actualmente, superior a Oblak pela experiência que tem e que nestes jogos pode ser fundamental.

De resto Benfica superior. Infelizmente isso não é suficiente para vencer. É preciso em campo mostrar que se é melhor.

Espero que o SLB o consiga. Que ganha e que ganhe bem.

Não gostares de Amorim é algo que terá que ser dissecado numa futura tertúlia pq isso é grave!! :)

Pedro disse...

PS: Viste o Dia Seguinte a discutirem um penalty contra o Benfica num lance que se passou na área do Gil Vicente?

É o pagode total.
:)

Anónimo disse...

Não vi mas já li sobre isso. Faz lembrar aquele lance referido como penálti (por corte com o braço) num lance contra o Gil Vicente, num lançamento lateral a meio-campo.

Anónimo disse...

Peyroteo: lembrei-me dele já cmo o post feito :P

João: vejo muitos mais jogos do Maxi, talvez por isso a minha escolha. O Cédric tem qualidade mas no desempate valeu-me a experiência de um contra a do outro.

Quanto ao Siqueira: é complicado olhar para um jogador e pensar "se ele quisesse" ou "se tivesse cabeça". Na prática isso é o quê? Até agora tem feito uma época medíocre, nem sequer é titular indiscutível.

Em relação ao Dier, acho sobrevalorizado, completamente. É um estilo de jogador que não aprecio sequer. Contudo, pede para Fejsa pelas rotinas que não tem, apesar de ganhar no campo técnico.

Contudo, são ambos jogadores medíocres.

Entretanto, provavelmente o Dier não vai jogar ali sozinho. Talvez jogue com o Adrien ao lado, não sei.

Unknown disse...

O Siqueira foi expluso na última jornada, por isso a análise devia ser com o Silvio!

Anónimo disse...

Miguel, o Siqueira cumpriu o castigo no jogo da Taça de Portugal.

Mas o Sílvio é outro fraquinho. Não apanha uma bola, raramente decide bem.

J. disse...

Obviamente, que numa comparaçao individual perdemos, mas nao por muitos.
Teoricamente ficaria um 5-4 para o Benfica com um empate em 2 posicoes (def.direito e na posicao 8). Ganhamos claramente no GR,def.esquerdo, Trinco e Ponta de Lança. O problema é que nao jogam nem Jefferson nem William e aí o desequilibrio acentua-se.

A minha unica esperanca tem a ver com a diferenca de estilo e classe entre JJ e Jardim.
Mas confesso que ainda assim nao estou muito optimista.

LDP disse...

J, como é que ganham claramente no quê?

Consideras o trinco, mas como o William não joga afinal já não...e então porque é que Montero tb ganha claramente a Cardozo? Independentemente de o paraguaio jogar ou não...todos sabemos que ele é O ponta de lança do Benfica desde há anos e nem está lesionado hoje. Ou estás a querer dizer que Montero é "claramente" melhor ponta de lança que o Tacuara?
E depois o def. esq, mesmo que Siqueira não seja um portento o Piris fez o quê esta época? Jogou sequer?
Trinco? Mas o Dier é trinco sequer? Ah não é o William, só por isso ganham claramente, mas afinal não porque o William não joga.

E o Salvio joga? Ganha claramente a quem? Se calhar só com uma perna consegue ganhar claramente a alguém...nem que seja ao Vítor.


Sobre o post Luis, acho que Rodrigo vai ser titular.

E Enzo...Enzo tem mais qualidade, pés, pulmão e inteligência que o Adrien, Martins e Amorim juntos.

Peyroteo disse...

Com o LDP, basta aparecer alguma coisa relacionada com o Sporting e não consegue esconder uma raiva evidente. Lá deve ter as suas razões. Mas depois acaba por perder a clarividência. Até compara jogadores com posições muito diferentes, como Salvio e Vítor. Daqui a pouco compara o Artur e o Heldon.

LDP disse...

Nâo percebeste ou não quiseste, Peyroteo...o exemplo do Sálvio foi precisamente para demonstrar a mistura das coisas feita pelo J. O post é claro, mas ele quis meter o pisca e virar em direcção aos que não jogam. Eu demonstrei quanto desfocado ele está fazendo uma curva ainda maior e misturando as posições dos jogadores.
Na realidade é uma coisa que o J faz muito, misturar para alterar...e talvez porque finalmente se apercebeu desse seu desvio comportamental, decidiu fazer uma pausa nos posts assinados por si.

No entanto não deixa de ser enternecedor o J considerar que "ganha claramente" no ponta de lança. Se ele nos conseguir explicar porquê ficaremos todos muito mais sábios.

A segunda coisa que não percebeste, Peyroteo (ou também tu, tal como o J muitas vezes, preferiste inventar) é a questão da raiva. Qual raiva? Eu não sei com que tom de voz tu lês em silêncio, mas se sentiste alguma raiva eu aconselho-te a ir buscar o significado de ironia. Ou faltou-me, simplesmente, acabar algumas das frases com um "lol" para que tudo pareça menos violento?

Francis disse...

Jogar com André Martins é jogar com -1, por isso vantagem do Benfica.
Espero sempre um bom jogo.
O benfica tem clara vantagem. Mas, como diz o Luis, a postura do Sporting neste campeonato deve ser enaltecida.


LDP, "lol" é das coisas mais violentas que há em mau gosto ;)

Peyroteo disse...

Ele no ponta-de-lança já não estava a considerar os habituais titulares com os que vão jogar domingo :) De facto ficou um bocado confuso mas eu já entrei em modo derby, por isso estou aqui a alimentar uma picardia! O tom em relação ao Sporting é sempre com o intuito de diminuir. É o que me parece.

Quanto a Montero-Cardozo depende do estilo que cada adepto mais aprecia num ponta-de-lança.
Para já são jogadores muito diferentes. O Cardozo é sobretudo um finalizador, fora da área pouco acrescenta para a equipa.
O Montero é mais "jogador", pode pisar outros terrenos (como 2º avançado) e que joga bem para a equipa.
Também se torna difícil comparar o rendimento de um jogador com vários anos de Portugal, sempre a um nível elevado, a outro que acabou de chegar.
Fico-me por: Montero é melhor avançado e Cardozo é melhor ponta-de-lança.

Anónimo disse...

Peyroteo: parece-me que estás bem errado em relação ao LDP, mas adiante.

Mais errado estás quando dizes isto: "O Cardozo é sobretudo um finalizador, fora da área pouco acrescenta para a equipa."

Se a primeira oração pode ser verdadeira, a segunda é do mais falso que há.

Certamente que te referes ao jogo jogado mas, também nesse capítulo, Cardozo tem muito para dar à equipa.

Fora da área, acrescenta também os livres, sendo um dos melhores.

Mas, em termos gerais, aconselho-te a ler quem percebe mesmo do assunto e explica, por A mais B, aquilo que tu não estás a perceber.

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2013/05/si-juntas-envergadura-tecnica-e.html

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2012/12/cardozo-o-homem-do-derby-no-derby-para.html

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2012/12/facil-muito-facil-para-cardozo.html

Tens mais, mas esses serão bastante elucidativos.

Pedro Ferreira disse...

"Se engatam, são capazes de desfazer a defensiva sportinguista."

O "se engatarem" é muito subjectivo. Se jogar o Carrillo e "engatar", também desfaz a defensiva benfiquista...
Na análise foi escolhido o extremo mais fraco do Sporting. Até o Mané "se engatar" causa mais perigo do que o Wilson.

Peyroteo disse...

Peço desculpa mas não gosto de ler romances sobre futebol. :)

Mike Portugal disse...

luis,

Tanto Carrillo como Mané são superiores ao Wilson e se "engatarem" também desfazem o Maxi/Siqueira na boa.

É tudo muito dinâmico e o que vai determinar é o estado mental no momento. O SCP não estará na maxima força, já que Jefferson é muito superior a Siqueira e William muito superior ao Fejsa.

Anónimo disse...

Pedro Ferreira: "Mas também podem passar ao lado do jogo."

Não acredito que não tenhas lido esta frase. É só má vontade, isso? E claro que é subjectivo.

Já isto: "Se jogar o Carrillo e "engatar", também desfaz a defensiva benfiquista..." não só não é subjectivo como é verdadeiramente exagerado, desfasado da realidade, altamente improvável e, por fim, um bocado parvo.

"Na análise foi escolhido o extremo mais fraco do Sporting. Até o Mané "se engatar" causa mais perigo do que o Wilson."

Eu acho que gajos como tu estão sempre de costas voltadas para a vida. É que só pode.

Eu faço um post para animar isto e tu só te lembras de me acusar de ter escolhido o extremo mais fraco do Sporting.

O extremo mais fraco foi titular no último jogo. O extremo mais fraco tem sido aposta regular do doutor Jardim.

Mas eu escolhi-o com certeza para "vos" prejudicar. A sério, vive isto com mais tranquilidade, é só um post, um exercício simples. Não é suposto alimentares dentro de ti tanta parvoíce (em tão poucas palavras).

E depois o arrogante sou eu.

Mas sim, concordo, se o Mané "engata" é bem capaz de fazer melhor do que o Wilson. Mas dado que não contei com o Mané, fica difícil isso surgir no post.

Peyroteo, mas devias, sob pena de continuares a dizer disparates.

Mike: eu acho que um gajo que não faz parte dos planos de Jardim (Carrilho) com grande regularidade e um Mané que ainda nada mostrou, dificilmente "engatam" seja o que for.

Estar a comparar Gaitán e Markovic com essa malta só pode ser por fezada.

Claro que até o Nandinho pode "engatar" e marcar três golos excelentes ao teu Sporting (quem não se lembra desse jogo do saudoso Alverca?), mas digamos que é menos provável.

E isto é um post escrito por um benfiquista, peço desculpa se não me foquei em TODAS as possibilidades do "onze" titular do Sporting.

É preciso ter muita paciência para vocês.

Em relação ao teu segundo comentário, estou de acordo.

SportingSempre disse...

se mostras nunca saber do que falas quando te referes ao Sporting abstém-te de o fazer e comenta só o teu clube.

é que quase só dizes merda.



Jorge Borges disse...

Benfica 2 - Sporting 0, e o resto é conversa.
Num jogo com esta carga, vale pouco uma análise tão profunda. Podemos dizer que o Benfica tem melhores valores e o Sporting melhor equipa. Mas isso não serve para aferir o que quer que seja.

Acredito na vitória porque... sou benfiquista!

Anónimo disse...

SportingSempre, deve ser difícil seres assim. De qualquer das formas, imaginando que estou a dirigir-me a uma pessoa, posso adiantar-te que escrevo sobre aquilo que me apetecer. Mesmo que tenha de gramar com gente (imaginando que és uma pessoa, outra vez) sem nível nenhum, que só sabe ser ordinária e miserável. Por esta ficas aí com o teu comentário, mas o próximo salta fora porque isto aqui não é a tua casa.

Ace-XXI disse...

Nunca gostei muito destas comparações de jogadores na prática sporting e Benfica ) ja se defrontaram 2 vezes esta época (ambos os jogos muito equilibrados) e no campeonato estão separados por 2 pontos onde é que neste quadro se vê assim tanta vantagem para o Benfica?

Que salvio e Cardoso são baixas de peso para o Benfica é obvio que sim mas o Benfica ja esta habituado a jogar sem eles agora falta saber como vai o SCP reagir a ausência de 2 jogadores fundamentais ( juntamente com adrien são os mais importantes na dinâmica da equipa).

Que seja 1 bom jogo e com uma arbitragem isenta porque sido do JJ nao sofre golos do SCP bem que pode agradecer a capela e Duarte Gomes. :)

Virgílio disse...

Prognóstico?

Mt sinceramente desejo apenas que não seja novamente a apaf a decidir o jogo.

Com um SCP desfalcado de dois elementos chave, pode ser que o Marco Ferreira não precise de "empurrões". Para mim, o SLB é favorito.

Jorge Borges disse...

"Mt sinceramente desejo apenas que não seja novamente a apaf a decidir o jogo." x 2.

Nem para um lado, nem para o outro...