terça-feira, fevereiro 4

Resumo da jornada.

Depois de uma jornada atípica - sem vitórias de nenhum dos três "grandes" - tudo ficou na mesma, mas diferente.

Houve quem dissesse que o Benfica ganhou um ponto ao FCP, mesmo antes do Sporting jogar, o que não deixa de ser fantástico, pois o clube de Alvalade é quem mais perto do Benfica está. Felizmente, a equipa de Jardim não aguentou a pressão e repetiu o nulo da época passada contra o mesmo adversário.

O FCP foi mais do mesmo: uma equipa sem orientação alguma e sem capacidade de resposta. Finalmente, com um nabo ao leme, o FCP vacila. Mas com outros nabos, foi repetidamente campeão, ganhou taças e supertaças por isso, o melhor é mesmo contar com os portistas, mesmo que estejam a fazer uma época fraquíssima.

Em Barcelos, após o fim do jogo, mais do mesmo: foi a relva, foi a chuva, foi o Lima e o Cardozo. Jesus em vantagem e com menos um, demorou 20 minutos a fazer alterações. Foi azar, diz. Para mim foi, pela enésima vez, incompetência e dois pontos perdidos contra uma das mais fracas equipas do nosso fraco campeonato.

O árbitro fez o que pôde num jogo com muito contacto físico. Nos lances principais, falhou no lance do penálti sofrido por Rodrigo, mas acertou na expulsão de Siqueira (quantas vezes já disse que não é jogador para o Benfica?) e no penálti dos descontos. E no geral, fez uma arbitragem acertada.

Em Alvalade, o Sporting revelou mais uma vez que é uma equipa com fragilidades próprias de um plantel onde a qualidade não abunda. E quando os que a têm não a mostram, mais complicado fica. No fim, ainda perdeu William Carvalho para o dérbi do próximo fim-de-semana.

A arbitragem foi razoável. Ficou um penálti por marcar para cada lado mas pareceu-me sempre equilibrada.

No resto dos jogos, boa vitória do Belenenses frente ao Braga (grande Jesualdo, tem mais derrotas do que vitórias!) e do Setúbal contra o Rio Ave. Três pontos importantes para a manutenção. O Estoril não foi para além de um empate caseiro e acabou por perder o quarto lugar para o espectacular Nacional que foi a Guimarães derrotar os vitós.

O Sporting continua com a melhor defesa e com o melhor ataque o que não deixa de ser surpreendente. Jackson apanhou Montero no topo dos melhores marcadores.

39 comentários:

Sérgio disse...

Luís,

NoO lance do Adrien com o Fernando tens 2 jogadores a agarrarem-se mutuamente sendo que Fernando a data altura larga o Adrien e deixa-se cair.

O Lance o Haliche é clarinho (ia dizer limpinho mas essa expressão já tem outro tipo de conotações que não se aplicam a este caso).

Podes ainda juntar à minha opinião a "ilustre" bancada do Tribunal do Ojogo em que de forma unânime não considera penálti no lance do Adrien e claro está consideram que existe penálti de Haliche por mão deliberada na bola (e consequente cartão amarelo que daria lugar a expulsão!!!).

E ainda ficamos muito provavelmente sem o Jefferson numa entrada violenta que poucos referem ... normalíssimo afinal de conta somos calimeros como tal precisamos de manter a bitola!.

SL,

Riga/V-1-Boy disse...

um penalty por marcar para cada lado em alvalade? o que aconteceu no tal lance fernando Alexandre/adrien foi exactamente o que aconteceu no lance rodrigo/ joao vilela:

existem 2 faltas, mas a primeira é do avançado que agarra para ganhar posição, e depois é agarrado, em caso de duvida de quem agarrou quem primeiro a ordem é não marcar nada, mas em ambos os casos a ser marcada alguma coisa teria de ser marcada falta aos atacantes que foram os primeiros a agarrar e assim a fazer falta

rsa disse...

Sem dúvida o Benfica ganhou um ponto ao fcp principal concorrente ao titulo na minha opinião.
Não foi por causa da pressão que o scp empatou foi mesmo porque o plantel não dá mais...se podem ser campeões? Mais uma vez na minha opinião só por muita incompetência do Benfica e mesmo do fcp que neste momento está muito confuso mas....

Ao contrario de outras alturas JJ fez o que tinha a fazer o Gil Vicente foi mau de mais nem com um jogador a mais fez mossa o golo sofrido foi resultado de um guarda redes deslumbrado e que ainda não foi posto á prova e este pode ser um problema para o Benfica no futuro no ataque tivemos oportunidades suficientes para podermos ganhar ( ainda ontem o Chelsea faz um jogo brilhante e poderia não ter ganho ) é este o sortilégio do futebol.

Anónimo disse...

haahahah o Rodrigo faz falta. Muito boa, já não me ria assim há uns dias! Obrigado!

Riga/V-1-Boy disse...

sim faz

procura a repetição do lance com angulo mais aberto e vêm como é que o Rodrigo fica á frente do defesa, puxando-o , depois é agarrado, mas faz falta primeiro

Riga/V-1-Boy disse...

http://foradejogo08.blogspot.pt/2014/02/gil-vicente-benfica-2-penalti-do.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blog-fora-de-jogo+(Fora-de-jogo)

tens ai a analise aos casos desse jogo e v~e o que dizem 2 dos 3 ex arbitros

Anónimo disse...

O Pedro Henriques, o Coroado e o Leirós? Mas que idade tens?

É que nem vou perder tempo com isso.

Já me ri o suficiente com essa tua do Rodrigo ter feito falta.

Mike Portugal disse...

luis,

O teu nível de riso perante a afirmação do Riga é o mesmo que o meu perante a tua afirmação de que o Adrien faz falta para penalty. lol

Anónimo disse...

Imagino que sim. Ainda está para vir o dia em que admites um erro que favoreceu o teu clube. É sempre falta antes, ou estava fora-de-jogo, ou não houve falta, houve o pontapé de canto mas era pontapé de baliza. Sempre.

Peyroteo disse...

Mas nao vês a camisola do adrien a ser puxada na jogada? É que o homem esteve com a camisola na mão até cair. Falta atacante primeiro e depois sim, falta do adrien.

LDP disse...

Peyroteo e Mike, voces com essa conversa ainda vao ser excomungados...Lembrem-se que no "roubo do século" o Maxi Pereira quase fica sem calçoes antes que a bola seja centrada para o 1-0 da célebre final da Taça Lucìlio...

Sejam coerentes, por favor.

Sérgio disse...

Ou seja é penalti do Adrien porque o Luís assim diz ... estamos falados no que toca a coerência.

"Podes ainda juntar à minha opinião a "ilustre" bancada do Tribunal do Ojogo em que de forma unânime não considera penálti no lance do Adrien e claro está consideram que existe penálti de Haliche por mão deliberada na bola (e consequente cartão amarelo que daria lugar a expulsão!!!)."

Volto a frisar que era penalti aos 69 minutos e o Nacional ficaria reduzido a 10 jogadores.

Dai nunca vida poderei concordar com:
"A arbitragem foi razoável. Ficou um penálti por marcar para cada lado mas pareceu-me sempre equilibrada."

Desculpem lá a incoerência da minha parte.

SL,

Sérgio disse...

LDP,

É preciso ter falta de vergonha na cara para falar nessa arbitragem do Lucilio Batista ...

Mas achei curioso teres de recuar ao ano de 2008 ou 2009.

SL,

Anónimo disse...

Peyroteo, o puxão do atacante não resulta em vantagem absolutamente nenhuma. Sabes perfeitamente que é normal haver puxões de camisola sem que muitas vezes se ganhe posição ou vantagem disso. É mais um agarrar.

Já o puxão do Adrien é impeditivo (claramente) da movimentação do atacante.

Mas diz-me só uma coisa, para perceber melhor o teu ponto de vista: em Alvalade, consideras que ficou penálti por marcar naquele lance sobre o Cardozo, no dérbi da primeira volta? E o vosso golo, foi ilegal pelo facto do Montero arrancar de uma posição de fora-de-jogo?

Sérgio disse...

LOL Luís és um verdadeiro artista ... !

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

realmente luis a tua ceguira está ficando um bocado pior, deves ter visto as repetições da benfica tv senão tinhas reparado que o Rodrigo antes de ser agarrado agarra o defesa, o lance do Adrien igualmente (e eu sou portista atenção), só não vê isso quem está feito parvo. aquele do markovic sobre o danielson tinha que ser tb assinalado se teve coragem de marcar o outro aos 93. enfim nem vale a pena estar aqui mais tempo a tentar discutir lances. só queria dizer que mesmo estando o porto a jogar pior que uma equipa da distrital os rivais nem assim aproveitam. é de facto impressionante.

E o oblak ahh? ganda frango, quis defender prá foto e deu-se mal. secalhar domingo joga o artur, penso eu de que...

Peyroteo disse...

O agarrão, para mim, é impeditivo. Se o Adrien tem caído de forma dramática como o Fernando Alexandre, ninguém colocaria em causa essa falta. Mas o puxão é visível e é isso que o árbitro tem de assinalar. Ele sabe lá a intensidade do puxão. E não será que aquele agarrão não impediu o Adrien de ganhar melhor posição no lance?

Quanto ao jogo da 1ª volta, sim o golo do Montero tem início num fora-de-jogo. Há uma irregularidade no início do lance.
O lance do Cardozo não recordo bem. Mas, pelos vistos, se não caiu não é penalty :)

Anónimo disse...

Exacto.

Isto é um puxão: https://www.google.pt/search?q=luis%C3%A3o+puxado+na+%C3%A1rea&client=firefox-a&hs=8WO&rls=org.mozilla:en-US:official&channel=fflb&tbm=isch&imgil=VaM1ii5Do1zsNM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn1.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcRt_p4E7hbXxtT8R9gtN8f0IEFkYp3TtrNcdZ9rlH3m6NIIaqMr%253B320%253B240%253BY63AkGe_PuP7YM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fmanueloliveira2000.blogspot.com%25252F2012%25252F04%25252Ferros-do-arturinho-da-fruta.html&source=iu&usg=__Qk6vmXKKKvfOD59X_3_sdalq9QA%3D&sa=X&ei=hwHxUthW6I7sBsSugbgC&ved=0CFwQ9QEwBg&biw=1920&bih=920#facrc=_&imgrc=VaM1ii5Do1zsNM%253A%3BY63AkGe_PuP7YM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-p7q627KAGJo%252FT4OtFRUJvxI%252FAAAAAAAACk4%252FDf3epSZjPeU%252Fs1600%252FLadroagem%25252Bsporting%25252Bbenfica%25252Bsoares%25252Bdias%25252B2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmanueloliveira2000.blogspot.com%252F2012%252F04%252Ferros-do-arturinho-da-fruta.html%3B320%3B240

Não foi marcado, vê lá tu :P

Pedro disse...

Adoro ver a lagartada aqui do sector reclamar penaltys por lances de bola no braço/mão. Adoro.

:)

JJ a mostrar mais uma vez pq não ganha nada.

Peyroteo disse...

Pois, não tens tantos motivos para reclamar penaltys.
Olha que o penalty (rir) sobre o Djuricic aos 90+4 fez lembrar um sobre o Domingos num Chaves-Porto. Aquilo era só chegar à área e cair que era logo assinalado penalty.

Pedro disse...

Não tenho tantos motivos para reclamar penaltys???

?????

LOL

Fica registado que achas que não é penalty o lance do Djuricic. ;)

Acho que me vou rir no futuro.

Então logo vindo de ti. LOL

Sérgio disse...

Pedro louvo-te o espírito nem todos conseguimos ser um "palhaço" alegre com o que se passa semana após semana.

SL,

Peyroteo disse...

Mas alguém no seu perfeito juízo considera aquilo penalty? Foi tão penalty como o do Sporting contra o Belenenses ou o do porto contra o Guimarães

LDP disse...

Peyroteo, mas esse do Domingos foi antes ou depois de 2009? "Curioso", como diria o Sérgio...

E os do Jardel? E do Acosta? Ainda não vias futebol nessa altura, não é? Ou "falta de vergonha", sempre como diria o Sérgio foram conceitos criados somente depois...

Sérgio disse...

Dês as voltas que quiseres a arbitragem do SCP só foi razoável para o Luís vá lá perceber-se porque.

LDP é e será sempre ter uma grande lata falar de uma arbitragem em que um fiscal de linha assinala um pênalti por mau na bola do Pedro Silva a 50mts de distância ... foi a primeira vez que vi um defesa jogar a bola com o peito a 1.2 mts de distância da área em que um fiscal de linha a 50 mts do lance consegue ver pênalti ... ficará para a história certamente.

SportingSempre disse...

hahhahaahah, bruno paixão e arbitragem equilibrada na mesma frase .. um penalty para cada lado em alvalade quando é evidente só ter existido um contra a académica (para o qual eu me estou a cagar porque o SCP não jogou nada e só o vi na repetição).

para isto mais vale não comentares arbitragens luis, fazes figura de urso.

LDP disse...

Mas mais recente, ou seja, depois de 2009, sempre que o Benfica não levava os três pontos para casa (com qualquer desiquilibrio arbitral pelo meio) ouvia-se dizer: "jogassem mais á bola!"...vamos querer aplicar isto agora também ao Montero e aos seus companheiros de equipa?

É lata Sérgio, pois é...não obstante teres chegado á vantagem nesse jogo quase arrancando os calçoes ao Maxi. Mas isto continuas a insistir em não comentar...

Peyroteo disse...

Seja antes ou depois de 2009, tenho a certeza que o Sporting tem muito mais razões de queixa que o Benfica. Do Porto nem falo...

Anónimo disse...

Peyroteo, o Sporting tem mais razões de queixa porque? E nem sequer tentes comparar (por pouco que seja) o Benfica com o FCP.

Nesta conversa existe sempre um argumento que deita por terra essas lógicas baseadas em nada.

Quantos títulos tem o Benfica nos últimos 20 anos? E o Sporting? E o FCP?

É que ser beneficado para NUNCA ganhar (e ter perdido os últimos campeonatos como se sabe) não conta.

A menos que consideres que quando ganhamos é a roubar. Mas depois não te admires quando a malta benfiquista fala no vosso campeonato dos penaltis.

Enfim, se contabilizas um jogo como o último como um roubo até percebo as tuas contas.

Peyroteo disse...

Comparei Sporting e Benfica. Disse que do Porto nem falava.
E não disse que o Benfica era beneficiado. Disse é que o Sporting tem mais razões de queixa.
Não acho que o Sporting-Académica tenha sido um roubo. Não foi uma boa arbitragem mas não ganhamos sobretudo porque privilegiou-se o pontapé ao boneco e a Académica contou com dois bons guarda-redes (Haliche e Ricardo).
Tem havido pouca eficácia no remate, apesar de ainda estarmos em 1º nos golos marcados.
No computo geral, só não estamos em 1º por causa dos árbitros. É um facto, por muito que estrabuchem!

Anónimo disse...

Tu é que estás a estrabuchar. Por não estarem em primeiro.

sar disse...

Ahhhhh, O Sporting não foi roubado e o o Benfica não foi beneficiado...
O que esperar de quem escreveu o que escreveu após a capelada?!?!

Jefferson lesionado um mês, nem falta foi:
http://s809.photobucket.com/user/Captomente/media/Jeffersonlesatildeo_zpsa317ac4b.gif.html

Penalti não assinalado por mão na bola do defensor da aac.

No lance do Rodrigo e do Adrien, os atacantes fazem falta primeiro agarrando ostensivamente os defesas para ganhar posição, objectivo que alcançam.
Mas pronto, escreve-se que os puxões dos avançados não resultam em vantagem nenhuma (mentira!) e está feito...

E dizer que aquela prenda do Paixão aos 92 minutos é penalti...
Enfim, não te cures que sempre vai dando para rir.

Anónimo disse...

"Mas pronto, escreve-se que os puxões dos avançados não resultam em vantagem nenhuma (mentira!) e está feito..."

Sim, porque o que eu escrevo aqui tem um enorme peso na opinião pública. Aliás, deve haver, sei lá, 15 pessoas que lêem o que escrevo.

Foda-se, a sério, deixa de ser atrasado mental.

Ou então vai visitar blogues que defendem que o William foi mal expulso.

Peyroteo disse...

Eu acho que ele foi mal expulso. Pelo menos só viu um cartão amarelo. :)
Pode muito bem ser uma nova regra para jogadores do Sporting. Vermelho ao primeiro amarelo.

Peyroteo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=a1KQ6NF_sQw

LDP disse...

Também há aquela regra que diz que só os jogadores do Benfica é que podem ser expulsos por bofetearem a relva. Já foi há uns anos por isso não sei se é bom ou mau recordar tal episódio.

Anónimo disse...

É como os cuspos e os que se lançam ao árbitro que ainda devem estar à espera do castigo. O Enzo, entretanto, já foi castigado.

Peyroteo disse...

Isso é só se achares que ele foi expulso por isso. Ele nem disse nada ao árbitro...

sar disse...

Escala da escarreta:

Insúa - dois jogos de suspensão
Josué - um jogo de suspensão
Enzo - zero jogos de suspensão