terça-feira, fevereiro 25

Sporting campeão.

É um assunto que tem sido "esquecido" pelos sportinguistas e pouco relevante entre benfiquistas e portistas. O Sporting é candidato ao título, sim ou não?

Para mim, é um sim bem grande. Pela história, pela sede de títulos, pela forma surpreendente, por Jardim, Carvalho, o que joga, e o que não joga, por Patrício, Montero, Slimani, porque sim, pelo calendário, porque é o Sporting.

As condicionantes são algumas. Mas o Sporting é candidato ao título e não assumir essa condição é, na minha opinião, estar a menorizar o próprio Clube.

33 comentários:

Francis disse...

Mind Games, Luis ? Não nos pressiones, pá. Infelizmente, como se provou nos jogos com os mais grandes, não temos ainda estofo. Mas estamos no bom caminho.

Mike Portugal disse...

O SCP só se poderá declarar como candidato se passado o jogo com o FCP a distancia para o SLB, no minimo, se mantiver. E mesmo assim eu já acho que 5 pontos é muito.

Peyroteo disse...

O Sporting não partiu como candidato mas neste momento é, sem dúvida.
O Sporting "renasceu" com Bruno de Carvalho, a forma como ele vive o clube parece que acordou novamente os adeptos. E um Sporting unido, mesmo que não tenha os argumentos financeiros dos rivais, tem uma força brutal.
A escolha de Jardim foi outra decisão acertadíssima de Carvalho. É um grande treinador e o que tem feito com este grupo de trabalho é notável.
Somos novamente uma equipa a ter em conta.

Anónimo disse...

Ninguém nos lê, Francis. Dos jogos com os grandes só falta um e bem que o podem ganhar, porque não?

Assumam-se porque é para o título que jogam sempre. A menos que o Sporting esteja diferente daquilo que sempre foi.

Uma coisa é estarem a fazer uma época miserável, como no ano passado. E aí seria até estúpido assumirem-se como candidatos. Agora assim, não vejo que falte alguma coisa para serem candidatos (como em quase todas as épocas da vossa história).

Abraço

Cantinho do Morais disse...

Aceito e compreendo que queiras manter a tua equipa (e, principalmente, os adeptos) focada e concentrada, para evitar eventuais deslizes. Daí chamares o Sporting para se manterem os olhos abertos.
Mas, lamento desiludir-te, o Sporting não é candidato. Deixou isso para vocês quando empatou com a Académica, em vésperas de ir à Luz (onde podia ter ido como líder).

Até acho que a tendência será existir um fosso maior de pontos entre Benfica e seguidores.
Este ano, a luta do Sporting é com o Estoril.

ps: o Benfica pode ter um ano comparável ao do Bayern, a época passada, após ter perdido tudo, no final da época anterior.

Anónimo disse...

Cantinho, o Peyroteo não concorda contigo.

Eu não estou a ver mal. Cinco pontos, tirando os três perdidos na Luz, fazem uma diferença de dois pontos (um empate). E o Benfica já empatou com o Arouca e Belenenses e Gil Vicente.

Sou a ver o Sporting mais do que é, ou vocês a ver menos? E claramente são vocês a ver Benfica a mais.

Essa comparação, apesar de entendê-la, não faz sentido. LC/LE, Liga/Bundersliga...

Peyroteo disse...

Até agora, sempre que se perspectivou que o Sporting ia por ali abaixo, a resposta foi sempre positiva. Desde o empate em casa com o Rio Ave que se fala em aumentar distâncias mas é preciso lembrar que já estivemos antes a 5 pontos do primeiro e recuperamos a ponto de ser líder isolado.
A verdade é que ainda nos podem descartar desta luta. O mais provável é o Benfica ganhar o campeonato mas mesmo numa perpectiva de garantir o 3º lugar (que seria o objectivo inicial), o mais correcto será apontar ao 1º lugar em vez de olhar para os calcanhares...

J. disse...

Obviamente que não são estes 5 pontos do Benfica o que mais nos desmotiva.
A vitória sobre o Rio Ave ajudou para recuperar alguma da alma que tinhamos antes, mas não deu para esquecer o pouco que estamos a jogar desde mediados de Dezembro.
E o problema nem é o calendário.
Basta um jogo em casa contra uma Académica, Nacional ou Rio Ave para nos fazer atrasar de novo e fazer relembrar outra vez que ainda não vai ser este ano.

Assim, acho que se garantirmos o segundo lugar,com o dinheiro da Champions para equilibrar, mantendo o William por mais um an e ver crescer Dier e Mané ou mais alguma truta que se possa aí pescar e talvez acredite mais no próximo ano.

Cantinho do Morais disse...

Concordo com o J.

A forma como o Sporting está a jogar não o coloca como candidato, principalmente contra um Benfica confiante, pragmático e cheio de alternativas (algo que o Sporting ou Porto não têm).

Quanto à comparação, dessa forma que a mostras, é óbvio que não faz sentido. Mas também te digo que o Bayern nunca ganharia a nossa Liga, porque não joga cá (nem pode).

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

O sporting não é candidato. Neste momento o benfica é 99% campeão, não vai acontecer o mesmo que os anos anteriores já chega de paninhos quentes luis

LDP disse...

"nos anos anteriores" eu vi o Benfica perder vantagens de cinco pontos com atropelamentos ao Aimar em Coimbra serem transformados em faltas atacantes.

Ainda há muito frango para virar, tasqueiro.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

este ano o benfica ainda não perdeu pontos por ter sido roubado pelos árbitros portanto não se podem queixar, já do meu porto não posso dizer o mesmo. está tudo controlado nesse aspecto quando ouço o jesus num jogo normal se queixar por o árbitro não marcar faltas contra o adversário. ás tantas pensou que foi alguém do guimarães a partir a cara do jardel...

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

queria deixar tb os meus parabens a mais uma fantástica transmissão de um jogo da liga portuguesa de futebol por parte da benfica tv. de facto as "coincidências" são mais que muitas. lances duvidosos contra a equipa da casa nunca eram mostrados e um bocado antes do markovic marcar há uma jogada dum jogador do vitória km's em fora-de-jogo que teve direito a repetição parada com linha do offside incluida. já depois do golo apenas passaram uma vez a repetição de lado do lance corrido sem paragens nem linhas de offside e só muitos minutos depois é que lá decidiram mostrar direito a repetição, talvez porque viram que o lance foi legal senão...
não me venham dizer que isto é normal porque não é, ou secalhar até é ou não estivesse a falar da benfica tv.

PS: Não estou a criticar o clube benfica mas sim o canal que supostamente devia ser imparcial

Anónimo disse...

hahahaha estás tão mal habituadinho. Queriam a Sportv não era? Esses é que eram isentos.

A transmissão teve a qualidade do costume, com os lances mais polémicos a serem sempre tratados com equilíbrio. Por isso, vai mentir pró caralho, pá.

E em relação a pontos perdidos, lembro-te o jogo com o Belenenses com um golo em fora-de-jogo. Mas esse não conta para ti, certamente. Aldrabilhas!

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Contra o belem? Mereciam ter ganho mas empataram justamente luis.
Realmente há algo melhor do que ver jogos do clube através do próprio canal? faz bem ao ego, moral e à lavagem cerebral.
Ainda vou viver até ao dia que a benfica tv vai transmitir jogos no estádio do dragão, isso é que era top!

LDP disse...

Foda-se Belém, Sporting, Marítimo, Paços...ah não, perdão, contra o Paços foi o Jackson a marcar em modo Tarzan Taborda...

E é com enorme prazer que verifico que assistes aos jogos do Benfica com atenção redobrada, ainda que nem isso te impeça de mentir. De cronómetro na mão e tudo. Ainda vais trabalhar para o Antero como uma espécie de relógio suiço humano.

Anónimo disse...

"Contra o belem? Mereciam ter ganho mas empataram justamente luis."

Em relação ao facto que referi e que faz de ti um aldrabão, nada dizes. Boa.

"Realmente há algo melhor do que ver jogos do clube através do próprio canal? faz bem ao ego, moral e à lavagem cerebral."

Imagino que sim, afinal de contas já vês a Sportv há muitos anos e saberás do que falas.

"Ainda vou viver até ao dia que a benfica tv vai transmitir jogos no estádio do dragão, isso é que era top!"

Espero que vivas ainda mais tempo do que isso. E que continues a alegrar os nossos dias com as tuas patetices. Aldrabão!

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Ainda bem que o meu pai não me obrigou a ser lampião, valha-me deus...

Pulha Garcia disse...

O Sporting é mais do que candidato ao título, não tem nada a perder, ninguém lhes pode exigir nada, vão sempre frescos para os jogos. Um exemplo é o Montero: se fosse no SLB ou no FCP tantos jogos sem marcar era um problema, no Sporting é na maior (não há melhor e o clube vem de um sétimo lugar ...). Com um pouco de sorte quase que é favorito. O Benfica não tem 6 pontos de avanço, tem no máximo 3 (se tivermos que ir ao Porto sem o campeonato ganho perdemos de certeza). Além disso temos jogos da Europa, das taças internas, e Nacional, Braga e Porto fora, para além de Estoril. Quem ontem viu no Estádio o Benfica viu que a equipa estava tensa, com medo de ter a bola nos pés. Rodrigo, Siqueira, Enzo, Lima tiveram muitas perdas de bola e decidiram mal vários lances.

A única coisa que esta jornada mudou foi que o Porto, com um plantel órfão de Moutinho e sem treinador, se excluiu da corrida. Mas nem isso é certo. A 16 de Março decide-se em princípio o campeonato.

Unknown disse...

"Um exemplo é o Montero: se fosse no SLB ou no FCP tantos jogos sem marcar era um problema, no Sporting é na maior"

oh pulha...começas-te a ver futebol ontem foi??
e as jogadas e assistências que ele faz?
e o golo limpinho que ele marcou e o anularam?
e o que ele joga para a equipa??
ele não marca à 10 jogos e mesmo assim é o melhor marcador da liga...o que andam os rodrigos, limas ou cardozos a fazer então??devem marcar que se fartam de certeza

quanto a não ter melhor...temos o Slimani que leva 4 golos na liga...talvez os mesmos que os pontas de lança do teu clube, e com menos jogos ;)

o Montero não marcar golos "é na boa" porque ele oferece-os ou está na jogada que dá golo...que continue a jogar assim e com a equipa a vencer que nós vamos agradecendo

quanto à candidatura ao título...nos próximos 5 jogos teremos a resposta...mas que o calendário do Sporting está algo favorável, lá isso está (para além da deslocação difícil a Vila do Conde - já ultrapassada - restam as idas à Madeira com o marítimo e o nacional..todos os outros jogos de nível mais elevado serão disputados em casa, e são para vencer...TODOS

Peyroteo disse...

De facto, o Montero não é importante só pelos golos e se ainda é o melhor marcador é porque os outros não fizeram melhor.
Mas o Pulha Garcia anda distraído. Os jornais e as televisões falam bastante na seca de golos do Montero. Ele não marcou em Vila do COnde mas marcou contra o Olhanense...
E a falta de golos do Montero não é assim tão relevante também pelo facto do Sporting ser o melhor ataque da prova. Não estamos dependentes de um jogador

Anónimo disse...

Acho que não perceberam o comentário do Pulha. A pressão sobre o Montero é quase nula como não seria se Cardozo não marcasse há não sei quantos jogos (ou Jackson). Precisamente porque o Sporting é ainda visto como um outsider. Só isso.

A qualidade do Montero não foi posta em causa.

Já a de Lima, Rodrigo e Cardozo foi, o que me faz supor que quem vê futebol desde há pouco tempo é o Pedro Jorge.

Peyroteo disse...

Mas isso nem é verdade, em qualquer zapping que eu faça pelos programas desportivos, estão a falar sobre a seca de golos do Montero.
O Cardozo não marca desde quando? Não me interessa se esteve parado durante meses :)

J. disse...

E o Sálvio que já nem marca desde Outubro?
Muito pior...:)

Anónimo disse...

Mas a seca dos golos é uma evidência, um facto. Sinceramente não ouvi ainda niguém questionar a qualidade do homem. Aliás, até tem sido muito falada, precisamente, a qualidade do seu jogo colectivo.

Enfim, quando não queres perceber, não há nada a fazer. :D

Jorge Borges disse...

O Sporting tem que forçosamente ser considerado candidato.
está a 5 pontos do líder a 10 jornadas do fim. Não chega?

É cvandidato e merece na íntegra sê-lo!

Pulha Garcia disse...

Como disse o Luís, não está em causa a qualidade do Montero, que é uma das surpresas positivas deste ano no Sporting e no campeonato em geral. Vejo muito poucos jogadores do Sporting com capacidade de entrar nos plantéis de Benfica e Porto mas o Montero para mim entrava para os "16". O que está em causa é que a exigência no Sporting é baixa, quando comparada com a dos clubes que têm acabado à frente do Sporting nos últimos anos. Claro que os adeptos querem sempre que o Sporting ganhe cada jogo e cada título, mas aceitam bem quando as coisas não correm bem e quando alguns jogadores chave estão num mau momento. Querem outros exemplos?

Dier: na Luz e no Porto, teria sido enxovalhado pela prestação no derby, impotente face a Enzo, sem ritmo e sem passe. No Sporting, e bem, sabe ter-se em consideração a idade dele, as falhas do próprio treinador nesse jogo, e que o termo de comparação foi uma recente temporada em que acabaram em 7º. O próprio Jardim esteve muito mal (no Luz e no Dragão não faltaria quem criticasse o banho de bola que levou num derby), podia ter preparado a equipa sem WC de outra forma. Alguém levantou a voz ao Jardim? (e bem, claro, está a fazer flores com o que tem e para mim é A FIGURA do ano na Liga)

A questão para mim nem sequer é o nível de exigência no Sporting ser muito mais baixo, quer individualmente quer para a equipa, do que no Benfica ou FCP. A questão é que esse baixo nível de exigência, jogando num conservador 4-3-3 simples mas com linhas juntas, não só chega perfeitamente para ganhar a maior parte dos jogos do campeonato como é o principal trunfo deste Sporting, uma espécie de Dinamarca no Europeu de 92.

A componente psicológica em alta competição é normalmente decisiva. Resta ao Benfica manter a concentração e confirmar o melhor plantel, o melhor treinador e a maior experiência. Tem obrigação disso.

Virgílio disse...

Luis,

O Sporting vai ser campeão!!!

Fui ao tumulo do Zandinga e vi desenhado 3 letras em pó: a primeira letra era um S, a segunda pareceu-me um C aleijado, ou seria um L defeituoso?? e a terceira um P com um perninha em baixo a descair para um B... Mas pronto... de certeza que era SCP que lá estava escrito. Ou será que era SLB? Entretanto chegou uma rajada de vento e desfez as letras... :/

Anónimo disse...

LOL

Peyroteo disse...

Pulha Garcia, concordo com tudo o que disseste menos numa coisa:

O Benfica não tem melhor treinador que o Sporting...

Peyroteo disse...

Markovic, o Carlos Mané da Sérvia:

https://www.youtube.com/watch?v=S6lCwOhCalw

Pulha Garcia disse...

Peyroteo,

concordo que o teu faz proporcionalmente muito mais com menos orçamento. Mas eu acho que o JJ é um treinador de ataque e é assim que eu gosto de ver jogar o meu clube. Fora jogadores que ele transformou, a estabilidade competitiva que tem dado ao clube, as prestações na Europa, aumento de receitas de bilheteira e afins, etc. Acho em resumo que o LJ é a figura do ano no futebol Português mas não é melhor que JJ face aos objectivos porque luta o Benfica (jogar bem, chegar aos títulos, gerar receitas). Abraço desportivo

Ace-XXI disse...

A seca do montero nao é falada na CS?! A sério?

O SCP tem menos pressão no título por razões óbvias nao somos nos que começamos a época a falar em vencer a champions e a dizer que temos a melhor equipa dos últimos 30 anos...