quinta-feira, julho 3

Sporting e um estranho caso de liquidez financeira

Há um ano atrás após uma época de cataclismo financeiro e desportivo, andavamos basicamente atrás de suplentes da Académica (Cissé), jogadores de segunda divisão brasileira (Mauricio) e promessas da liga de honra (Rafa).

Eu mesmo, pouco habituado a este tipo de  interesses no meu clube, lançava as minhas primeiras farpas a esta direcção com este tipo de negócios.

No entanto, na altura o discurso era que não havia dinheiro e que aquele era o tipo de negócios que podiamos fazer/concluir. O certo é que para meu espanto, mesmo com a capacidade negocial de um Paços de Ferreira, lá conseguimos sacar um Montero, Slimani, Mauricio e um Jefferson por exemplo e conseguir ficar num inesperado segundo lugar á frente do Porto do Reyes e Herrera e dos muitos milhões investidos.

Ora o que está a acontecer este ano é um pouco diferente. Sem sabermos bem de onde veio o dinheiro, já fomos buscar 6 gajos por um total de 7/8 milhões de euros. Obviamente que ainda é cedo para avaliar quem quer que seja, mas para quem passou por tantas restrições há não tanto tempo assim, estranha um pouco.

Os reforços continuam a vir de sitios mais exóticos que o típico Brasil, Argentina, Sérvia ou Espanha. 

Mas o dinheiro que se gasta nessas mesmas contratações é que já parece ser um pouco diferente (2 milhões do Slavchev, mais 2,5 pelo puto da Escócia, 1 milhão pelo Rosell, etc). E isto sem termos vendido ninguém até agora. Penso então que em qualquer negociação sobre a reestruturação financeira que o clube possa estar a fazer, por certo que haverá um linha de financiamento aberta para o investimento da equipa de futebol do Sporting. Ou isso ou há empresários por trás (como em Braga) mas  com BdC como presidente do clube, não acredito muito.

E não é só isso, assim de repente passamos a ter uma espécie de overbooking para certas posições.

Para a posição 6 temos William, Rinaudo e Rosell, para número 8 Adrien, Slavchev, J.Mário, para o ataque para médios ofensivos temos A.Martins, Shikabala, Gauld, para extremos então perco a conta. E ainda falam em mais nomes por aí.

Assim de repente passamos a ter um plantel de 30 jogadores, o que obviamente fará com que alguma gente tenha que sair.

Sinceramente não estava nada á espera disto. Em cerca de um ano, passamos da privação a uma certa abundância o que só atesta o bom trabalho que esta direcção está a fazer.

Veremos então o que Marco Silva fará com esta lista de várias opções para vários lugares.

7 comentários:

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Campeoanto e taça é preciso super-equipa, champions jogam as reservas pois não devem ter grandes chances lol e taça da liga é para os juniores como prometido :D

PS: Enzo Pérez não precisava se ter metido nesta polémica pois todos nós já sabíamos o que ele disse.

Peyroteo disse...

Mas é quase certo que William e Rojo vão sair. E também Slimani é uma forte possibilidade. 7/8 milhões por 6 jogadores é muito? Não me parece. Isso gasta o Porto num central (Indi).

J. disse...

Se vendermos o William por 30 arrecadamos 18, se vendermos o Rojo por 16 ficamos com 4. 22 milhões supostamente em caixa não é assim tanto dinheiro e ainda não estão concretizados. E suspeito tb que esse dinheiro tem teria sempre como destino a banca.

Sinceramente, acho que BdC quando negociou com a Banca deve ter pedido uma linha aberta por um valor determinado para investimento no plantel e que talvez a Champions tenha dado alguma folga.

Haso´s disse...

Só o Jardim rendeu 15M€...

FCS disse...

Convem lembrar que já entrou dinheiro com a ida do Jardim para o Monaco e também terá entrado algum pelo apuramento do Galatasaray para a Champions (Bruma).

Ace-XXI disse...

Gastar 7M (sinceramente tenho muitas duvidas que tenhamos gasto mais de 5M) em 6 jogadores é sinal de abundância?

Tirando o gauld todas as outras contratações estão dentro de 1 perfil claro, jogadores que se destacaram em campeonatos menores e que chegam a baixo custo ou jogadores a jogar no nosso campeonato mas que vem por preços razoáveis.

Nao nos podemos esquecer que na época passada apenas conseguimos garantir as vendas de bruma e illori já numa altura mais avançada do mercado esta época já temos os 3M de Jardim, a garantia de 10M da CL, o contrato com a macron...
E também acredito que existe forte convicção que vários jogadores vão garantir encaixes importantes.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Isso não é nada, o Braga já gastou mais que vocês...