sexta-feira, julho 4

Tropa de Elite caçou El Bandido em Fortaleza

Sem avisar, qual tempestade tropical, a Força Especial 'Donos da Bola' entrou no improvisado bairro colombiano em Fortaleza e começou a distribuir 'cacetada'. O objectivo era a eliminação da Colômbia do Mundial'2014, mas para isso essa Tropa de Elite teria de voltar aos níveis de quando se deu a conhecer ao Mundo (Taça das Confederações) e evitar que o líder da revolta cafetera, James 'El Bandido' Rodríguez, pudesse seguir com o seu plano para conquistar o Mundo. De tal modo que para o sucesso dessa investida canarinha foi essencial a rajada inicial que culminou no golo de Thiago Silva. O escrete sabia que não teria muitas oportunidades para com um só cartucho ferir o adversário e para equilibrar esse aspecto não se inibiu de usar a força. Não foi por isso o dia do Coronel Neymar aparecer nas 'flashes', mas sim o dia dos tenentes, dos majores e dos capitães. Outro deles - este honorário - deu a rajada final, num livre directo cobrado na perfeição, impedindo que a reacção de El Bandido (marcou de penálti, aos 80') pudesse salvar 'los cafeteros' da eliminação. Salva-se sim a admiração do Mundo por um dos pés-esquerdos mais encantadores da actualidade.

Toda a gente sabia da invasão, até porque o dia e a hora estavam marcados, mas pouca gente poderia adivinhar que seria o colectivo do Brasil a jogar nos espaços em branco do plano da Colômbia. Os 'donos da bola' voltaram mesmo, e com um vendaval de futebol e muita 'porrada' à mistura meteram mesmo a Colômbia a puxar pela cabeça. Fernandinho e Paulinho tinham tudo menos diminutivos nos pés e seguraram aquele que foi sempre um dos problemas da ideia de Pekerman. O meio-campo ficava curto para o enorme jogador que tentava soltar e, desta feita, foi Guarín a saltar 'a la cancha' para tentar dar algo que Aguilar nunca conseguiu. Mas no meio daquela tempestade, só sobrou o esclarecimento de um James que é cada vez mais o jogador da moda. Sem precisar de ser um velocista, os seus dribles antecedem sempre uma brilhante tomada de decisão que rapidamente parte os 'quadros pretos' dos treinadores adversários ao meio.

Porém, o colectivo brasileiro haveria de o segurar. Não a ele 'bandido individual, mas por arrasto colectivo. É que o golo de vantagem permitiu concentração e solidariedade a uma equipa sempre compacta, e nem as mudanças de Pekerman (apostou sempre tudo, ao contrário do Mundial'2006) davam à equipa maior chegada à área. Daí que a rajada final (o escrete já só tinha mais esse cartucho) de David Luiz acabasse por vir a ser suficiente para o objectivo. Mas, digníssimo da ideia de que o seu deve ir a seu dono, o 'futebol' ainda deu a oportunidade ao melhor marcador do torneio, até ao momento, de aumentar a sua contagem para 6 golos. Uma prenda tirada do esforço de uma Nação e reproduzida por um talento único na hora de proteger, temporizar, soltar ou disparar. No Brasil'14 acabou vergado ao peso da história, mas o Mundo já sonha com os seus próximos torneios.

Brasil-Colômbia, 2-1 (Thiago Silva 7' e David Luiz 69'; James 80' g.p.)

Foto: Getty Images

6 comentários:

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Lá foi a "minha" Colômbia lol
Acho que não era preciso pôr aspas em cacetada e porrada pois foi exactamente essas as ordens de scolari para o jogo de hoje, tudo com a complacência do árbitro espanhol. Até estou curioso saber o número de faltas. Mas não foi por isto que a Colômbia perdeu, foi sim pela falta de experiência nestas andanças, pela não opção de meter dois avançados na frente, pela desastrosa exibição de hoje do Cuadrado mas essencialmente pela defesa de m*rda que têm, infelizmente. O 2-0 naquele livre bem marcado mas que com uma guarda-redes mais alto não entrava, fruto de uma falta inventada, deu a machadada final numa equipa que até podia ter ido mais longe neste mundial, assim passaram os da casa que muito sinceramente continuam sem justificar estes resultados, mas a bem da verdade hoje em dia prefere-se jogar mal e ganhar do que jogar bem e perder, e ninguém gosta de perder claro.
Contra a alemanha e se nada de anormal acontecer prevejo(aprendi com professor Bambo) a eliminação do brasil que talvez não vá ter Caymar, nunca vi um jogador a fazer tanta fita num jogo de futebol. Hoje num lance que já se estava a preparar para mais um momento teatral pôs-se a jeito e levou uma traulitada em cheio na coluna, teve azar.

PS: Só amarelo no penalty do julio cesar?

Hugo disse...

Incrivel a porrada que o Fernandinho deu durante o jogo no James. E ter o Teo tanto tempo em jogo tambem nao ajudou

Peyroteo disse...

Não é que os colombianos não tenham dado as suas frutas...
No fundo, vitória justa do Brasil. Agora com a Alemanha, sem Neymar e Thiago Silva, vai ser muito complicado. Mas aposto no Brasil para vencer este Mundial. E com golo de Fred.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Ahah andas muito engracado , comeste palhacinhos de manha? :)

J. disse...

Sim, comparar o lance do Fernandinho com o do Zuniga é qualquer coisa...
O homem ainda se tenta defender a dizer que não tinha qq intenção, mas só não vê quem não quer.
Joelhada nas costas, neymar para casa.
A Argentina sem jogar nada, ainda vai levar isto.

Hugo disse...

Eu nao estava a falar num lance mas sim da pancadaria que deram durante os 90 minutos sem cartoes. Fizeram 31 faltas