sexta-feira, abril 29

Antri-Amor?

Saber-se-á, no sábado, se o amor, ou anti-amor, dos portistas afectará a equipa no mais importante jogo que os dragões têm à disposição para salvar a pele desta época. Sim, a mesma está perdida e nem mesmo a Final da Taça poderá dar tão boas sensações como uma boa exibição frente a um verdadeiro candidato ao título - coisa que, sabe-se há muito, o FC Porto não conseguiu ser. Assim, se os portistas ganharem saber-se-á que a chama está viva. Se perderem, tudo se porá, novamente, em causa. Estas serão as leituras assentes na dualidade vitória/derrota que tanto tolda as 'análises', mas o FC Porto-Sporting será muito mais que isso.

Pode o FC Porto perder e criar boas sensações? Pode. Até porque os resultados nem sempre condizem com o futuro próximo, José Peseiro teria, numa realidade paralela, hipóteses de perder com o Sporting e augurar a nova época no banco do Dragão. Mas nesta, na realidade dos resultados, José Peseiro sabe que ganhando ao Sporting consegue nova almofada de esperança portista na sua pessoa. Uma almofada que vai andando bem vazia, visto que chegam, e até sobram, os dedos de uma mão para contar as boas exibições do seu FC Porto. Talvez por isso, alheios como sempre ao vencedor de um campeonato que não será seu, os jogadores e equipa técnica apostem tudo neste duelo para recriar a imagem de um FC Porto vencedor. E esse não é aquele que, 11 pontos atrás, reclama erros dos árbitros para se chegar à frente. Os mais avisados saberão da manha, mas quem vai na cantiga das arbitragens não só coloca o passado de títulos em causa, como não faz a menor ideia do que é ser adepto dos dragões. 

Da mesma maneira ficará o sabor agridoce de 'dar' o campeonato ao Benfica. Como se fosse o FC Porto a dar um campeonato que em dezembro estava 'perdido' para as águias. Tivessem os portistas o mesmo estofo, a mesma crença, a mesma força mental, e o mesmo modelo, e talvez a vantagem fosse sua - como foi, durante alguns meses. Assim, reclamar erros externos (para a notória podridão interna) e 'escolher' vencedores melhores ou piores para o seu coração, só pode ser idiota. Um bom FC Porto lutaria para ganhar, um medíocre faria os possíveis, e um mau, pelo menos, não se meteria em confusões que não são suas, como tal nunca, por nunca, um qualquer Porto faria fretes para ver o Sporting campeão em detrimento do Benfica, ou vice-versa.

Não quer isto dizer que o Sporting não possa ganhar, se assim o quiser. Tem melhor colectivo, tem jogadores catapultados pelo modelo e tem no currículo exibições de sobra para os leões augurarem poder vencer no Dragão. Mais a mais porque não se sabe qual FC Porto irá aparecer: o bom, o medíocre ou o mau. Mas sendo que todos eles têm algo em comum (o erro), não surpreenderá ver o Sporting, pela cartilha de Jesus, alternar a espera desse(s) erro(s) com uma posse-de-bola a espaços, assente na superioridade do seu meio-campo. Para isto tem o FC Porto de encontrar soluções. Esse é o trabalho de Peseiro, e é esse que estará na mesa quando se decidir quem será o futuro técnico. Não mostrar nada em casa, contra um Sporting com qualidade mas sobejamente conhecido, enviará o coruchense para destinos mais exóticos. (De)mo(n)strando qualidade, Peseiro entrará na linha normal que rege os treinadores dos grandes: ganhar todos os jogos. Ou seja, a derrota manda-o para as Arábias - ou coisa que o valha - e a vitória garante-lhe o próximo jogo com o mesmo desafio: jogar bem e ganhar. Não é à toa que poucos têm sucesso neste ofício.  

3 comentários:

Peyroteo disse...

É sempre um jogo difícil mas o Sporting acaba por ser favorito. A equipa está melhor que o adversário. Vai ter um apoio brutal nas bancadas, enquanto os portistas vão lá estar para julgar Peseiro e os jogadores. Se o Porto calha a sofrer um golo no início do jogo, o ambiente pode ficar pesado.
Jogo de tripla mas confio na vitória do Sporting.

Mike Portugal disse...

Os classicos são sempre jogos de tripla.
No entanto o SCP é superior ao FCP em todos os momentos do jogo, por isso acho que podemos ganhar.

Ace-XXI disse...

Já eu não estou tão confiante, o dragão é o campo mais dificil do campeonato e só um SCP de top conseguirá vencer.

Obvio que somos melhor equipa e a distância pontual demonstra isso mas amanhã isso vale pouco como o Porto demonstrou na luz.