segunda-feira, abril 4

Benfica curtas.

1. Vitória muito boa para o Benfica frente ao Braga. Num jogo algo atípico, venceu o mais forte, o mais preparado e o letal. Muita gente preferiu abordar apenas os primeiros 15 minutos de jogo descobrindo apenas posteriomente que no futebol, quando uma equipa falha dois golos, isso não significa que essa mesma equipa consiga vencer o jogo (que tem 90 minutos). Até porque temos sempre o exemplo do jogo de Alvalade, onde este mesmo Braga foi incapaz de aguentar uma vantagem de 2 golos, sofrendo 3. Na sexta, sofreu 5 e podia ter sofrido 8.

2. Mais uma vez a equipa respondeu com um futebol de ataque avassalador. Pizzi, Jonas, Mitro, Gaitán e Sanches são imparáveis quando as coisas correm bem. Jardel e Almeida estiveram também em bom plano. Fejsa tem de se aguentar. É o único 6 da equipa e dá muita qualidade.

3. O Inácio ficou muito aborrecido porque segundo ele o árbitro não assinalou um penálti quando estava 3-0. E adiantou que o Braga fazia o 3-1 e entrava no jogo. Sim, houve um penálti sobre Almeida não assinalado e sim, o Benfica mesmo assim marcou 5 golos. E disse ainda o Inácio que o penálti do Braga só foi marcado porque estava 5-0. Não foi porque o lance foi real, não foi porque aquela jogada existiu de facto, foi porque já estava 5-0.

Entretanto, apanhei o cantor do FCP a dizer que 3 dos golos do Benfica foram ilegais e que ficou um penálti para o Braga por assinalar. Chegámos a isto. Lamentável. Mesmo a improbabilidade de alcançar o segundo lugar não é desculpa para tamanha parvoíce.

4. Terça há tourada, na Baviera. Vamos ver se não se sangra muito. Estou naturalmente convicto que não temos quaisquer hipóteses perante um colectivo muitos degraus acima, e perante um conjunto de individualidades de qualidade superior.

As palavras de Guardiola são de cortesia e naturalmente também, inteligentes. Passa manteiga pelo adversário e ao mesmo tempo avisa e motiva os seus próprios jogadores. Eu preferia que se tivessem mostrado arrogantes, e menos focados. Pode ser que estejam desinspirados.