terça-feira, abril 5

O discurso e o Fim

Meses depois, José Peseiro deixou, finalmente, de lado a hipótese de lutar pelo título. Talvez a derrota perante o último classificado no Dragão tenha sido algo importante para isso, não se sabe, mas o que é certo é que, quando confrontado com a pergunta da praxe, Peseiro desviou o jogo pela primeira vez. "É preciso é recuperar a equipa para Paços", fintou o técnico, acabando por esbarrar naquilo que devia ter feito desde que chegou. A questão do título tornou-se insuportável para o FC Porto. E não à questão de meses, mas sim de anos. Com outros métodos - que o Dragão deixou para trás quando achou por bem deixar sair Vítor Pereira - as outras equipas (Benfica e Sporting) estão na real luta pelo título. Essa sim a Liga da Verdade, tão propalada e desenganada, que deixa novamente de fora um FC Porto que no ano passado teve possibilidades matemáticas até à penúltima jornada mas que, na realidade, não lutou pelo título. É que lutar pelo título é aquilo que o Sporting fez, ontem à noite, no Restelo, e o que o Benfica fez, na passada sexta-feira, na Luz.

Já o FC Porto luta por outras coisas. Luta por entender que a sua realidade, por mais que lhe custe, é neste momento outra. E, por isso mesmo, meses depois, sabe-se que o discurso inicial de Peseiro não fez sentido. Nem o inicial, nem aquele que foi arrastado até este jogo. Talvez perdendo com o último classificado em casa que, sem nenhuma razão aparente, conseguiu marcar um golo no Dragão, sem sofrer nenhum antes e depois do belo arco do triunfo, o FC Porto perceba o seu real estado. Um estado, diga-se, muito parecido ao do Sporting e Benfica antes da entrada de Jesus. Há muitos anos, 20 talvez, leões e águias tinham o título na boca mas não na mente (nem nos treinos, nem nos jogos). Hoje, com um a ultrapassar com golos, e mais golos, a saída de um técnico influente, e com outro a seguir as mesmas bases, o FC Porto e o Dragão viram-se para os jogadores, para a SAD e para os treinadores. Viram-se para as comissões e para os fundos, como para as percentagens. Nada disso lhes interessou quando se ganhou no último minuto. Hoje interessa porque o FC Porto perdeu o comboio e não sabe às quantas anda.

Foi-se o fazer das tripas coração, porque não há jogadores da casa. Idiotices que não vale a pena rebater. Idiotices como ir buscar um técnico para ganhar uma Liga perdida na pré-época com a manutenção de outro que, sabia-se, não dava mais do que aquilo. Talvez chegasse, pensou-se nos corredores. Mas o Benfica recuperou-se e o Sporting subiu dois, três, quatro, degraus na qualidade de jogo, na atitude e até na crença. O FC Porto afundou-se por falta de método e por não saber cair na realidade de ter que primeiro pensar em recuperar a qualidade para depois pensar na Liga. E o exemplo de um Benfica que partiu muito atrás devia deixar os portistas envergonhados. Sim, Rui Vitória pode ser muita coisa mas escondeu a questão do título quando as coisas estavam complicadas e focou-se no essencial: devolver ao Benfica a qualidade que o fez bicampeão. E, pormenores à parte, conseguiu-o. Com brilhantismo e com golo - quando ninguém, tirando ele, acreditava. E se foi com ajuda do Benfica LAB, com processos de Jesus, com sessões de treino do ano passado, ou não, pouco mérito lhe tira. Saber onde se está é uma virtude. Saber como ganhar, marcando, marcando e marcando, também.

Aqui, até a questão da sorte pouco interessa. Ou vai-se criticar Vitória por ter sorte - atributo esse que todos querem ter para si? Da mesma forma que não se pode defender Peseiro por ter azar. É que um, percebe-se, soube onde estava e o outro não. Peseiro achou que estava no Porto da hegemonia sem se aperceber que para essas malucas se confeccionarem tem de se trabalhar imenso para elas. E não é com o soundbyte do título que o desiderato se torna mais fácil (ver a equipa do técnico do futebol sexy sem conseguir fazer três passes seguidos prova isso mesmo). Noutras eras talvez fosse, mais fácil, mas hoje o lugar do FC Porto - é bom que se perceba - é bem atrás dos dois da 2.ª Circular. Uma desvantagem que pode ser ultrapassada devolvendo o método e cerrando fileiras. Para trás ficarão as caras de uma trilogia de derrotas e que não podem ser recuperadas para o que aí vem. Quando se olha para Casillas, Indi, Marcano, Herrera, Brahimi, Aboubakar, Peseiro... lembramo-nos do quê? Passes errados, remates falhados, posicionamentos desacertados, cabeças baixas, desalento e discursos inapropriados. Resta-lhes lutar pela Taça de Portugal, aproveitando o que aí vem para, sem o peso do título, rectificarem a ideia anterior. Se o vão fazer ou não, mais taça menos taça, pouco interessará, porque o Dragão vai seguir, como sempre, em frente e estará aí, mais comissão, menos comissão, mais cedo ou mais tarde, de novo no lugar que é seu. E esse não é, como se pode pensar o lugar de um campeão inquestionável. Hoje a Liga é a três. E o futebol português, e o FC Porto agradecem. Lutar pelo título, nestas condições, dará melhores equipas ao Dragão do que muitas daquelas que foram campeãs com o brasão abençoado ao peito. Depois as contas far-se-ão no fim - que é como quem diz por volta do minuto 92. 

29 comentários:

Pedro disse...

Acho que desta vez é que acabou mesmo o ciclo do fcp. Depois de três épocas a gastar rios de dinheiro o fcp tem, actualmente, uma equipa de fraca qualidade e, acima de tudo, sem o espírito "bairrista" que permitiu a ascensão nacional. Faltam-lhe referências. Quando oiço portistas a dizer que é o Maxi Pereira o jogador mais "à porto" que lá têm está tudo dito. Com a senilidade cada vez mais notória de PdC e os sucessivos leaks de negociatas estranhas, de mamões e de oposição assumida (coisa impensável há meia dúzia de anos) é bem possível que os portistas passem uns anos bem penosos.

LDP disse...

Vejo algumas incongruências no post. Primeiro, um porto perdido e bem atrás dos dois da segunda circular...mas depois a Liga, hoje, é a três e isto dará melhores equipas ao porto.

Com o que se passou há dois anos deu-lhe melhor equipa para o ano passado?
E, com o que se passou no ano passado, deu-lhe melhor equipa para este ano?

Por último, com o que se passou este ano, dar-lhe-á melhor equipa para o ano?
É que primeiro (e durante o próximo Verão) há que equilibrar aquela coisa chamada fair-play financeiro. E só com isso concluido e aceite pela uefa, poder-se-á partir para melhorar. Mas antes, há que contratar um treinador...

Marco Morais disse...

O gap que vês no texto é o antes e depois do tal treinador. O post assume a distância - uma distância igual para o FC Porto que não vence há três anos, como para o Sporting que não vence... há quinze, ou como para o Benfica que não vencia há cinco (antes de Jesus) e que ficou, também três em branco, depois disso. Hoje é hegemónico, assume-se, mas se formos ver nos últimos 10... é fazer a conta à maneira de cada um.

Se há coisas que deviam ter aprendido é que quando menos se espera há surpresas. Acerte-se lá no tal treinador e depois falamos no fair play financeiro e nos últimos três anos =)

Outra coisa que pareces não ter compreendido é que o post fala em lutar realmente pelo título. E não lutar de boca. Lutar de boca foi o que o FC Porto fez desde há três anos e o que o Sporting tem feito, vá lá, nos últimos 15. Lutar de boca é lutar sem qualidade para isso. É querer sem poder. Mas lutar realmente, como o Sporting está a fazer este ano, devolveu-lhe a melhor equipa desde há 15 anos - mesmo que não sejam campeões. Daí que essas questões, que me apontas, não façam sentido.


Marco Morais disse...

Pedro, há coisas que pareces não querer entender. Isso dos anos bem penosos pode acontecer (já vai em três), mas não foi nestes que PC ficou senil e que a SAD fez negociatas estranhas.

Mas, olhando o nosso historial de discussões, entendo que não percebas a transformação que Jesus operou no Benfica e a transformação que tem operado no Sporting. É pegares no jogo do Porto em Belém e veres, ou reveres, aquele que o Sporting fez ontem no Restelo. É do dia para a noite. Os jogos do Porto com Peseiro - tirando o da Luz - podiam bem ser os jogos do Sporting e Benfica dos anos 00. Isto é o que três anos de más escolhas criam. Mas quanto a esse historial, Benfica e Sporting devem muito mais ao seus adeptos vivos que o FC Porto aos seus.

LDP disse...

Mas se há dois e um ano, com o campeonato "a dois" (és tu que o dizes, eu discordo) o porto não soube ter melhor equipa, irá consegui-lo para o ano porque, agora, o campeonato é a três? É uma equação matemática pintada de filosofia que não sei se faz muito sentido.
Um rival forte a discutir um campeonato não é uma situação cómoda. Ter dois só pode ser pior.

Para acertar nesse treinador vai ser preciso muito malabarismo negocial e, quanto a mim, sorte também. O porto precisa de um treinador sólido, experiente e ganhador, certo? Mas sem a certeza de jogar a Champions penso que só conseguirão arranjar um treinador sólido, experiente e ganhador...mas portista. E isto reduz em muito a lista de candidatos.

Neste momento PdC só pode acalmar as hostes através de um único anúncio, e que já não deve tardar muito...antes que o tsunami de contestação se torne devastador em vez de (até agora apenas, ameaçador) - anunciar AVB para o próximo ano.

Num regresso ao passado remixado com ambição de ganhar já, novamente, na próxima época.

Se acontecer, não será fácil para o André, obviamente.
Nem que seja porque Saviola já está muito longe de Portugal, e uma situação como os 7 ou 8 foras de jogo mal assinalados ao argentino nas seis primeiras jornadas do título AVB poderá não acontecer, assim como a vantagem pontual confortável que aí garantiu para o resto do campeonato...

Pedro disse...

Não quero entender?

Estou a falar do fcp, não me interessas as pseudo transformações do catedrático.

É verdade que não é de agora que o Pinto está a perder faculdades mas é coisa recente (a idade não perdoa) e as negociatas sempre as houve (mas nenhum portista falava delas) mas agora são públicas e com posição declarada. E a gastar rios de dinheiro que não tem.

Não te preocupes com o que o SLB deve aos seus adeptos. É que mesmo com 11 anos de jejum a massa adepta do SLB esteve sempre presente, sempre disponível e sempre exigente. Será um erro fatal quererem comparar-se com o SLB nesse aspecto.

Marco Morais disse...

Continuas sem entender o que quis dizer: Se o Porto realmente lutar pelo título (a três) terá realmente também melhor equipa do que muitas daquelas que foram campeãs a jogar de azul e branco.

Não disse, nem quis dizer, em algum momento, que pelo facto do campeonato ser a três, o Porto iria ter melhor equipa. Isso não era filosófico. Era desmedido e até estúpido.

Depois, isso do AVB não fará sentido. Como não faz a acusação desmedida dos favores da arbitragem. Ao mesmo nível só a acusação desmedida que hoje vos fazem a vocês. Mas, espera, só essa é que é desmedida.

Continuam ser perceber nada e a verem/lerem o que querem ler.

Marco Morais disse...

Pedro, conversa do adepto sempre do lado do clube é conversa para vender camisolas e kits. Vai ver as assistências do Benfica quando ganha e quando perde - concerteza são iguais.

O Porto não tem que se comparar nesse aspecto, porque não são os adeptos que decidem jogos. Mas se queres falar sobre isso, recapitulas e lês posts do passado bem recente onde critico a massa adepta do Porto. Era bom era que isso interessasse para alguma coisa e que impedisse esses 11 anos sem ganhar. Os adeptos correm atrás, nunca à frente. Numa conversa comigo isso é assunto para arrumar para o lado. Mas acredito que não demores muito tempo a arranjar companhia para uma discussão saudável sobre os louvores da massa adepta de cada clube.

«É verdade que não é de agora que o Pinto está a perder faculdades mas é coisa recente (a idade não perdoa) e as negociatas sempre as houve (mas nenhum portista falava delas) mas agora são públicas e com posição declarada. E a gastar rios de dinheiro que não tem.»

Escrevi algo parecido no post. Depois há a parte do dinheiro. O Benfica nada nele e o Sporting também.

Mike Portugal disse...

O problema do FCP chama-se JJ.
A partir do momento em que ele pegou numa equipa e a trouxe dum ciclo negativo até ganhar vários troféus, o FCP teve um rival à altura finalmente. Houve 1 ano (o famoso ano da mão do Ronny) em que o SCP deu luta até à última jornada na era Paulo Bento, mas foi uma exceção na hegemonia do FCP.

Quando JJ entrou para o SLB o FCP deixou de ter hegemonia e de estar muito distante dos outros para passar a lutar de igual. Agora JJ irá fazer o mesmo no SCP, espero eu. O FCP só resolverá o seu problema contratando um treinador muito superior a Peseiro e repondo alguns jogadores de qualidade que perdeu, como Jackson.

Marco Morais disse...

Mike, concordo em absoluto. O problema de Mourinho também se chamou Pep Guardiola. À escala, óbvio, são coisas que acontecem. Andar anos sem oposição exige transcendência quando ela aparece, e é boa. O Porto não se soube manter, nem adaptar. Estes três anos são o preço.

Mas como em qualquer boa discussão de blog vamos ler, a seguir, que Rui Vitória também serve para o Benfica. E tem servido, é um facto. Um facto que eu duvido muito que acontecesse se JJ não tivesse deixado o legado que deixou. Aliás, o início periclitante não ser aproveitado pelo FC Porto, nem pelo Sporting, para semear a descrença revela muito da inexperiência do Sporting nesse campo e da apatia do FC Porto actual.

Depois há o discurso (objecto principal do post). No Sporting e Porto gastou-se a ideia dos Aliados e do Marquês. A pressão para os dois quase que foi insustentável. Não foi para o Sporting porque há uma ideia, há um modelo, há um treinador.

O Benfica, como diria RV, foi fazendo o seu caminho (somente à procura da fórmula e da qualidade de jogo), à espera das contas no fim. É como se tivessem uma carapaça em que nada lhes entra :P E um gajo goza mas a verdade é que o marinheiro soube aguentar a nau.

Pedro disse...

Mike, Fernando Santos no SLB tb chegou à última jornada com possibilidades de ser campeão. Vale o que vale.

Marco, os adeptos não ganham jogos (às vezes ganham mas não entremos nessa discussão filosófica) mas permitem que o clube sobreviva aos tais 11 anos de jejum. E sobreviva mantendo a sua ímpar grandeza. Tenho dúvidas que o fcp tenha essa massa adepta capaz de aguentar o barco.

O SLB não nada em dinheiro mas conseguiu capitalizar a sua marca em termos de receitas financeiras. Aqui, apesar de não gostar da personagem, tenho que dar mérito a Vieira. Mesmo antes do sucesso desportivo o SLB já era um sucesso financeiro. E na época em que aperta o cinto estamos como estamos com possibilidade de uma venda recorde em Portugal de um puto da formação com um bom negócio da NOS pronto a entrar.

Sobre Vitórias, Jesuses e afins já falámos muito e falaremos no final. Uma coisa é certa, o que eu sempre defendi nos últimos anos ficou provado esta época. Mas falaremos disso no final da época.

LDP disse...

Bem então se é só isso acho que qualquer equipa poderá dizer o mesmo. Por exemplo, este Benfica hoje, muito provavelmente ganharia 10 jogos em 10 ao primeiro Benfica campeão europeu. Nem que seja porque correm 4 vezes mais rápido.

E a acusação desmedida sobre favores da arbitragem (repara que és tu a trazer a palavra "favor"), não é uma acusação. Sete foras de jogo em seis jogos seguidos é muito. Imagina que 50% desses lances não seriam ilegalmente invalidados e resultariam em golos? A vantagem de AVB não seria a mesma com menos de dois meses de competição jogados. Isto é matemático. Porque as imagens não mentem se páras uma imagem e vês Saviola com, não um, não dois, mas três defesas do Rio Ave ou do Setúbal entre ele e a baliza...enquanto o árbitro apita e pára o jogo. Isto, a cada fim de semana até se chegar ao fim de outubro.

E o que dizem hoje de nós é apenas palha embalada por pessoas desesperadas que sabem que sem essa auto-comiseração psicótica e anti-Benfiquista hoje não estariam ainda a lutar pelo título. Um exemplo muito claro? Os penalties do tamanho do Kilimanjaro no Nacional-Porto...assististe a alguma contestação sequer parecida em 20% áquela agora verificada por um penalty bem marcado a favor do Braga na Luz?

SÉ uma táctica jogada á margem das 4 linhas...sabes tu e todos nós. Incluindo os próprios.

Mike Portugal disse...

Pedro,

"Mike, Fernando Santos no SLB tb chegou à última jornada com possibilidades de ser campeão. Vale o que vale."

Não percebi. Estavas a concordar com o que eu disse então, certo? Foi uma exceção no meio da hegemonia.


Marco,

Já agora, eu sei que são muitos anos do SCP sem ganhar o campeonato mas não aumentemos desnecessariamente. O SCP ganhou o título em 2002, logo estamos à 2016-2002=14 anos sem ganhar. E não 15. 1 ano faz diferença se faz favor. lol

Pedro disse...

Não, era mais na onda de refutar a importância de JJ na quebra do fcp. É bom lembrar que com JJ no SLB o fcp foi tricampeão e ganhou um trofeu europeu. É uma quebra estranha. :)

A quebra do fcp resulta de problemas internos e não externos. Resulta de uma perda de identidade evidente que os seus adeptos se recusaram a constatar. Os anos de PdC no poder tiveram um estilo muito próprio (sou meiguinho para não melindrar) e esse estilo perde fulgor quando as peças percebem que o rei já não tem o poder de antigamente. Junte-se a isso uma série de negócios financeiros mal explicados, contratações erradas e confusas e temos a receita perfeita para um longo jejum.

Ou então o fcp volta a aparecer com novo fulgor financeiro e a acertar nas contratações e tudo pode mudar. Seria uma surpresa ver o fcp a atacar o defeso com o fulgor destes três ultimos anos.

Marco Morais disse...

Pedro,

Uma massa adepta capaz de aguentar o barco? Mau... duvido que o Porto tivesse tantos adeptos e tanta receita dos mesmos quando esteve 19 anos sem ganhar - quando era um fantoche pintado de clube grande. Não quero lutas de grandeza (se quisesse era benfiquista) mas, não te preocupes, que o Porto safa-se sem os milhões de almas espalhadas pelo Mundo.

O Benfica - ou qualquer um, btw - é um sucesso financeiro? Eu não vou nessa, mas cada um sabe de si. Se me disseres que faz mais dinheiro do que quando perdia... isso é óbvio. Se me disseres que recuperou a marca mais forte de Portugal (duh, difícil!)... Mas imagina que passas a ganhar 7 em 10. Achas que nesses três que perdes vai ser tudo pacífico? Achas que fazes tanto dinheiro nesses três? Achas que não vão colocar tudo em causa? Achas que vais ter minutos 70 se ganhares 7 em 10? Eu estive na última festa de título no Dragão. Uma noite normal, quase banal, calmíssima. Os adeptos vão atrás, lembra-te. E vocês são muitos, mas quando for normal e quando o que persegues for verdade (se for, estamos no campo das hipóteses) achas mesmo que o comportamento não vai mudar? e que as ondas vermelhas se sucederão? Em breve irás tê-los para festejar e para criticar, não para apoiar.

E isto leva-me a algo que me pode ajudar a responder ao LDP: na altura da vitória e da derrota é (quase) tudo igual. Hoje os argumentos que vocês usam foram os do Porto e os do Porto foram os vossos. Não tenho paciência para uma conversa dessas - é demasiado óbvio para mim que quem vai na liderança 'compra árbitros'. Até o Sporting, seguindo a cartilha, foi 'pornograficamente' favorecido quando por lá andava. Eu não vou nessa.

Daí que AVB tenha ganho por causa dos árbitros. Não tinha uma máquina de fazer golos :\ como tem o Benfica deste ano. Ainda bem é que oiço poucos portistas a falarem de penálties (ou da falta deles) a favor. Ontem foi um bom exemplo. Mas, olha, conversas dessas não é comigo. Escrevi o post, abri o jogo, e sublinhei o que acho importante. E dou por mim, algumas horas depois, a falar de pilinhas maiores e pilinhas menores. E até aí a qualidade é pouca. É que muito se fala dos árbitros mas pouco detalhe se mostra. Nos critérios então dá para rir. O mesmo vale para os erros que apontas nos foras-de-jogo do Saviola. Guarda-os bem guardados. De certeza que te deram jeito quando viste o Defour e o Varela seguirem isolados para a baliza do Benfica. Como o penálti do Cardozo que não era (duas vezes que bola lhe bate no braço) mas o que dá o 2-0 frente ao Braga já é.

E isto não é um ataque pessoal a ti, LDP, que admiro pela sagacidade e frontalidade. É um ataque à idiotice que é reduzir campeonatos a lances de um jogo que nada faz para reduzir a taxa de erro ou, até, para uniformizar o critério. Tanto que em algumas mentes pode levar a pensar que "está tudo comprado". Tanta e tanta vez que ouvi isso - como se o Futebol fosse tão pequeno para alguém o ter todo na mão. Agora é a vossa vez de o ouvir.

Já eu mantenho o critério. Apareceu Jesus, o Porto errou, e perdeu a carruagem. Foi o suficiente para a hegemonia do Porto (de papel e assente em rivais fracos) ser abalada. E, já eu, estou contente. Porque se voltar a haver um Porto forte, um Porto campeão, não vai ser um Porto de 67 pontos. Que o Benfica e que o Sporting se mantenham muitos anos a este nível. Já percebeste agora, o que quis dizer?





Marco Morais disse...

Mike, erro meu. Sorry! Também 'estive' nessa festa. Morava ao pé da Ponte Vasco da Gama. Meu Deus! devia ter-me lembrado que era 2002, mas os anos passam... ;)

Marco Morais disse...

Também diziam que na primeira época do Lopetegui era all-in. Depois nesta também foi um gastar desmesurado (para nada, sabe-se). Antes foi quando o Jesus entrou e ganhou. Antes foi quando Trapatonni ganhou. Antes foi quando o Sporting ganhou dois e o Boavista um. Agora é o dinheiro, antes eram os jogadores bons que iam embora (é preciso enumerá-los), e o PC sempre a ficar velho e senil.

Prefiro que gaste bem, Pedro. Se o fair-play financeiro ajudar, agradeço. Se tiver que se gastar tanto, que se comece pelo treinador - se for caso disso.

O problema do Porto é interno, sim. Porque não soube lidar com rivais que se tornaram do mesmo nível. Como dizes provou ser capaz de lhes ganhar (também fora melhor...) mas não provou ser capaz de se manter sem competência técnica ou, pelo menos, adequada. Não penses é que andam assim tão longe. Tu não acreditas mas o Porto não anda assim tão longe. É uma questão de acertos.

Mike Portugal disse...

Pedro,

Eu sei que queres tirar mérito ao que JJ fez no SLB, mas os números estão contra ti. Há muito tempo que o SLB não quebrava a hegemonia do FCP e mesmo o FCP tendo melhores jogadores individualmente nesses anos, o SLB foi campeão, ganhou taças e esteve em 2 finais da Liga Europa. Quantas vezes tinha feito isto desde 1994?

Quer queiras admitir ou não , JJ fez renascer o SLB. E agora está a fazer renascer o SCP.
Outra coisa, o FCP mesmo cometendo os erros que cometeu nestes 2 últimos anos e vendendo todos os jogadores bons, seria campeão se não fosse pela luta que JJ lhe deu no campeonato mesmo com jogadores inferiores.

Peyroteo disse...

Sporting. Melhor clube. Melhores adeptos, como mais uma vez se viu ontem. Há uns de uma equipa que veste vermelho que vão em grande número ao estádio. No entanto, 50% não estão em condições de ver o jogo. 49% perguntam uns aos outros "quem é a bola?". O restante 1% abana a cabeça de descontentamento pela infeliz escolha clubística...

Peyroteo disse...

Hoje em dia o Porto já tem um número de adeptos considerável, o suficiente para não ir por aí abaixo. E conseguem ser mais fiéis que os do Benfica...Após uma derrota fora, o jogo seguinte do Benfica na Luz está às moscas...

Pedro disse...

Peyroteo, está a ser uma conversa séria. Deixa os adultos falar.
:)

Mike, quebrar a hegemonia quando o fcp foi tri campeão e conquistou uma liga europa?
Não faz sentido.

LDP disse...

Marco,

Eu mencionei uma situação que é do conhecimento geral e que durou meia dúzia de jogos: a metralhadora de foras de jogo mal assinalados a Saviola, que o impediu de marcar ou dar a marcar golos que de certo, impediriam AVB de começar a dar voltas de avanço á concorrência com apenas 2 meses de campeonato. Bem sei que estou no campo dos "ses", mas tu também sabes (e o teu conhecimento futebolístico é vasto) que seria impossível a Saviola não ter marcado uma boa percentagem desses lances. Completa o exercício, peço-te mais uma vez, imaginando menos pontos de distância e o que teria sido o campeonato nos meses a seguir.

Não reduzi, como dizes tu, a um jogo o falhanço da conquista de um título mas sim a seis...ainda que, se quiseres podemos debater um tal de Maicon na Luz.

Esse lance do Cardozo é curioso que tu caias na esparrela da turba. Num canto cruzado a bola sofre um desvio num jogador teu a meio metro de Cardozo que, no ar e empurrado por Witsel leva com a bola na parte direita da cara, esta desce e vai-lhe ao antebraço. Tabela depois no outro braço e Cardozo, sempre de olhos fechados e em desequilibrio no ar. E quando aterra nem sabe onde a bola está.

É isto o teu conceito de penalty não marcado e comparando-o descaradamente com o do Braga? Por momentos pensei que estava a falar com o peyroteo.

E por falar nele, peyroteo...foi só a minha tv a mostrar 1 terço das bancadas vazias em Belém?
A piada da Luz ás moscas também é boa mas estou com pouco tempo para dissertar sobre os malucos do riso.

Peyroteo disse...

Por acaso disse que o estádio estava cheio? Nem sequer falei se havia muitos ou poucos adeptos...

Peyroteo disse...

Os foras-de-jogo do Saviola! hehhehhe Força Marco! Estou contigo :)

Depois acham que a conversa está a ser séria.

LDP disse...

E por acaso eu disse que tu disseste que o estádio estava cheio?

Mais de uma semana a ensaboar o pessoal com a onda verde e a invasão a Belém e depois meteram lá quantos? 15 mil? 18 mil? Num estádio em Lisboa...

Pedro disse...

Consta que foram 7 mil...(6 mil vendidos + 1000 de época)

LDP disse...

Pedro,
Só? Na bola dizem 12 mil...sabendo que o estádio leva 30 e tal mil...

Sai já comunicado a cascar nos arquitectos que planearam o estádio porque não souberam prever que em abril de 2016 a onda verde seria apenas para body boarders e não para verdadeiros surfistas da Nazaré.

Peyroteo disse...

Os adeptos do Benfica tiveram de pagar bilhete no Restelo?

Pedro, pára de ser desonesto. Foste pegar numa notícia que saiu n'A Bola de ontem, referente aos bilhetes que tinham sido vendidos até domingo. Achas que ninguém comprou bilhete no estádio nas horas e minutos que antecederam o jogo?

Marco Morais disse...

Eu completo o exercício, LDP: duas épocas de VP, sempre em desvantagem e... ultrapassagem. O que é que é agora? Fora-de-jogos ao Kardec?

A tua análise ao penálti do Cardozo - que motivou posts meus sobre arbitragem e discussões ríspidas aqui no blog - lembra-me porque é que não vai dar para falar sobre isto. O romantismo infinito com que abordas o lance alegra-me, até porque já não sou o único romântico do blog. O teu problema vai ser o contraste sobre uma bola disparada à queima-roupa contra um braço - que como deves saber, para mim, é também penálti.

Mas olha, não gastes o latim, porque eu não vou falar mais sobre isso. Foi um erro quando fiz um post e, passados cinco anos, foi um erro hoje. Ganhaste: o Porto rouba, AVB foi de andor, e vocês não =)

Não quer isto dizer que vamos deixar de falar. É só um até já. Só não vamos falar mais desse penálti não assinalado e sobre aquele do Lucho onde ele não cai =) abraço