terça-feira, abril 26

Curtas

- Ninguém falha. Primeiro o Sporting, que despachou com facilidade o União. A equipa está confiante e tem o trio de meio campo numa forma excepcional. É possível vencer no Dragão e continuar a sonhar...

- O Benfica também não desarma. Antes jogava mal e ganhava confortavelmente. Agora continua a jogar mal mas vence com muito sofrimento. A verdade é que não perde pontos e tem tudo para ser campeão.

- Já em relação ao Porto, a sua vitória só serviu mesmo para "enterrar" mais a Académica. No entanto, o jogo de sábado próximo já poderá ter outra importância. Não que altere a classificação mas porque ao Porto não interessa nada este Sporting campeão. E isso nota-se até nos adeptos. Anteriormente não hesitariam em preferir o Sporting ao Benfica. Este ano assiste-se ao contrário. Mais um sinal do trabalho bem feito por esta direcção do Sporting.

- Lá por baixo, e de forma surpreendente, o Tondela aparece com possibilidades de evitar a descida de divisão. Outrora com mais de 10 pontos de atraso em relação à permanência, vê agora esse objectivo a apenas 3 pontos e na próxima jornada vê os dois concorrentes directos defrontarem-se...

- Em terras de Sua Majestade, parece que o Leicester vai mesmo ser campeão. Só mesmo em Inglaterra. Sim, mas isso não é propriamente um elogio. É mais um embaraço que outra coisa.

51 comentários:

Mike Portugal disse...

1º É possível vencer no Dragão, mas não deixa de ser um jogo de tripla

2º Não concordo que o SLB jogasse mal. Acho que jogaram bem durante bastante tempo

3º Concordo

4º Sim é verdade, o Tondela ainda tem alguma hipótese. Por causa da minha namorada, torço pela salvação da Académica, por isso eles têm que vencer o União se querem ficar na 1ª liga

5º O Leicester provou que não é preciso gastar mais dinheiro que os outros para se ser campeão. É uma boa lição para todos os outros clubes.

Mr. Shankly disse...

2 - Jogou mal com o Braga e despachou-os com 5. Jogou mal com o FCP, criando 7 ou 8 oportunidades claras (mas perdeu). Joga mal e é o melhor ataque (+14 golos que o Sporting) e a 2ª melhor defesa (+ um golo que o SCP). 26 vitórias em 31 jogos. Quartos da Champions. São os árbitros e a sorte, eu sei.

3 - Mais um sinal do quão irritantes BdC e sus muchachos são, acho eu. Mas posso estar enganado.

4 - Incrível. Força Petit.

5 - Concordo com o Mike. É refrescante.

Peyroteo disse...

Mr. Shankly

2 - Os árbitros, a sorte e outras coisas. E lá pelo meio, alguns resquícios de futebol :)

3 - Podem ser muitas coisas mas não essa, claramente... Ao Porto não interessa nada um Sporting vencedor, sem ter boas relações com este. Daí esta recente aproximação ao Benfica...

Ace-XXI disse...

Isso do jogar mal e vencer mim não me diz nada, quem me dera ter vencido alguns jogos em que jogamos mal... e empatados.

3. Obvio que é sinal de bom trabalho em Alvalade, eles estavam habituados a competir apenas com o Benfica e agora sentem que podem passar para 3 até a nível mediático.


É normal que perante as suas fraquezas se virem para o SCP como alvo a abater por ser na realidade quem está a tentar ocupar o seu lugar na luta pelo título.

Ricardo disse...

99 por cento dos portistas prefere que o campeão seja o Sporting. O que é diferente de quererem que a sua equipa perca o jogo para prejudicar o Benfica - aqui, mais de metade quer ganhar e um pouco menos de metade não se importará de abrir um bocadinho as pernas. Mas o que verdadeiramente conta é a forma como a equipa técnica e jogadores encararāo o desafio e esses, estou certo, vão querer dignificar o símbolo que envergam. Meto 100 euros na mesa em como o Sporting não ganha ao Porto.

Ace-XXI disse...

Estás bem errado na parte do portistas quererem o SCP campeão mas concordo a 100% ctg quando dizes que os jogadores vão dar tudo para vencer.

Peyroteo disse...

Ricardo, não é isso que tenho ouvido/lido. Sejam figuras públicas, sejam adeptos que escrevem ou comentam em blogs, a preferência este ano recai sobre o Benfica. Eu acho normalíssimo. O Porto corre o risco de regredir muitos anos se aparecer um Sporting vencedor e independente...

Peyroteo disse...

Se as duas equipas jogarem o habitual, vais perder 100 euros :)

Ricardo disse...

Peyroteo, isso é uma aposta? :)

LDP disse...

1 - Para quem criticou tanto o GR da Académica por "nem ter tirado os pés do chão no frango" que possibilitou um grande golo de Renato Sanches lá para o início de Dezembro, aguardo um post dedicado ao primeiro golo sofrido pelo União...

2 - Ganhar em casa de uma das equipas que joga melhor em Portugal, logo a seguir aos grandes, não concedendo uma unica oportunidade de golo é, de facto, jogar pessimamente. Não fomos brilhantes, sentiu-se fadiga física e mental, o que é normal numa equipa que joga dois terços da época apoiando-se em jogadores da equipa B, mas daí a jogar mal...

3 - Eu até acho que o porto vai entregar o jogo. A sombra de um tri-campeonato benfiquista assusta muita gente para aqueles lados.

4 - O tondela assim que empatou em alvalade percebeu poderia reerguer-se. E só não ganhou porque o Slimani rematou contra um defesa e traiu o gr, mas depois os outros é que têm sorte.

5 - Só mesmo em Inglaterra? O Verona já foi campeão em Itália. Assim como o Boavista cá, ou o Sporting.

Peyroteo disse...

LDP

1 - Grande golo do Teo

4 - É uma forma de ver as coisas. A outra seria que o Tondela teve a sorte de um seu atacante tropeçar, o guarda-redes adversário cortar a bola e o árbitro ver nisso penalty e expulsão. Muita sorte do Sporting...

5 - Sim, só mesmo em Inglaterra é que uma equipa de trolhas pode ganhar o campeonato. Este Leicester é muito pior que o Verona (que tinha o Elkjaer-Larsen, já agora, além do Briegel e Di Gennaro) e que o Boavista dessa época...

LDP disse...

O Leicester uma equipa de trolhas? E muito pior que o Boavista, ainda por cima? (se isto foi uma piada, és um génio)

Peyroteo disse...

Uma equipa de trolhas sim... Era, faz agora um mês, a equipa com pior aproveitamento de passes da Premier. E a 3ª pior na posse de bola. É uma tradicional equipa de trolhas do campeonato inglês.

LDP disse...

gostaria de ver essa estatística...e ainda assim, não creio que seja isso que faça uma equipa de trolhas.

Principalmente se nos termos de comparação fique abaixo de um Boavista com onze picaretas em campo, e um martelo pneumático a treinador.

Peyroteo disse...

"Little Hammer" seria estrela neste Leicester... Há épocas em que tudo corre bem. É o caso. É uma equipa que vive sobretudo de Mahrez e Vardy mas nem um nem outro são extraordinários.

Ace-XXI disse...

O boavista campeão nacional não foi assim tão extraordinário como não teria sido o braga de domingos, houve uma conjugação de vários factores que os fez ter uma grande equipa (vários jogadores acabaram por fazer excelente carreiras) e principalmente tiveram Valentim a dar uma ajuda por fora.

O Leicester é 1 caso bem diferente, são realmente uma equipa banal a viver um conto de fadas. Estão de parabéns e são campeões com toda a justiça.

LDP disse...

Eu vi apenas 4 ou 5 jogos do Leicester nos ultimos meses, admito. Mas não consigo perceber toda essa banalidade e pobreza no futebol deles, de que vocês falam.

Pedro disse...

LDP, é um claro exagero deles. Tal como reduzir o campeonato do Boavista ao Valentim. Uma equipa destas, longe do poder financeiro e qualitativo dos grandes, não está onde está apenas por sorte. Não faz sentido. Mas a malta está presa em conceito ideológicos do futebol que não consegue enxergar mais longe.
Evidente que não é um Barcelona ou um Bayern mas é líder com todo o mérito. Ganhou os jogos complicados que teve que disputar perdendo apenas para o Arsenal e de forma, essa sim, azarada (golo sofrido mesmo no último minuto a jogar com menos 1, se bem me lembro).

Para o ano é natural que voltem ao "normal" mas este ano merecem tudo!!!

Peyroteo disse...

Ninguém disse que estava lá por sorte. Mas eu continuo a achar que esta mesma equipa, a jogar exactamente o mesmo que está a jogar agora, dificilmente ficaria sequer na primeira metade da tabela da Liga Espanhola.
Muito menos acredito que fosse campeão cá em Portugal.

Peyroteo disse...

Não estou com isto a dizer que o nosso campeonato é melhor que o inglês. É uma questão de estilo de jogo.

Pulha Garcia disse...

O Benfica joga mal?

Quem em Portugal teve mais rendimento desportivo, nacional e internacional, do que o Benfica? O Sporting com o seu (quase sempre, ao longo da época) joguinho semanal para consumo interno? O Sporting que, a confirmar-se o campeonato para o Benfica, falha todos os seus objectivos para esta temporada? O Sporting que não consegue lançar qualquer jovem que renda milhões ao longo de uma época inteira? O Sporting que se orgulhou de não ter ido buscar o Mitroglou? Até posso concordar que o Benfica tem tido algumas falhas tácticas ao longo da temporada, que tem um treinador que - na minha opinião - é inferior, por enquanto, a JJ, e ainda que tem alguns pontos a reforçar (por exemplo nas laterais) ... agora sinceramente não se vê em Portugal quem tenha tido mais rendimento desportivo do que o Benfica.

E mais, JJ é superior a Marco Silva (sobretudo tacticamente, mas também é muito mais velho; Marco Silva é um treinador com muito futuro e muita margem de progressão), mas bem vistas as coisas as diferenças são marginais e por 5,5 Milhões/ano mas valia que o Sporting tivesse mantido MS e fosse reforçar a qualidade do plantel ... em vez disso foram para a Champions com Naldo e João Pereira e acabaram por nem sequer entrar na competição milionária. Má gestão desportiva. Se fosse o MS a falhar todos os títulos relevantes sabemos bem o que lhe acontecia ... o mesmo que ao Godinho Lopes se falhasse a renovação do Carrillo ... Porque é que ninguém fala agora em "refundar o Sporting"?

Ace-XXI disse...

Muito bom pulha garcia! Completamente desfasado da realidade mas para comédia está muito bom!

Peyroteo disse...

É assim, o Sporting está com 77 pontos em 31 jogos. Basta um ponto até final para o Sporting ter o seu melhor aproveitamento de sempre desde que a pontuação é de 3 pontos (já são uns aninhos, desde 1995/96). Foi em 2006/07, com 16 equipas, o Sporting lutou até final com o Porto.
O Sporting já ultrapassou a pontuação do ano passado (e com 31 jornadas tinha menos 8 pontos que actualmente).
Ou seja, vai ser a época com melhor rendimento desportivo em dezenas de anos e este certamente não é o melhor plantel desse período. A aposta em Jorge Jesus está mais que ganha.

Pulha Garcia disse...

Peyroteo,

"A aposta em Jorge Jesus está mais que ganha." discordo. Estará ganha se e quando JJ for campeão pelo Sporting, que pode vir perfeitamente a acontecer este ano. 2.º Lugar conseguiram Leonardo Jardim e Marco Silva com muitos menos recursos e partindo de muito mais atrás de FCP e SLB. O Benfica é o maior clube do País porque é o que tem mais campeonatos ganhos, para a História o que fica são os títulos não a percentagem de vitórias ou a pontuação final. Gostava também de dizer que JJ é um treinador de topo, o melhor em Portugal, mas está a mudar o modelo de gestão desportiva no SCP (apostando em jogadores consagrados, com salários altos e em muitos casos com uma idade considerável, em vez de apostar na formação) pelo que a questão a ser colocada é: consegue o Sporting sustentar este modelo? é só uma fase e depois volta a haver uma aposta na formação? Daqui a um ano caso o Sporting não tenha sido campeão nem neste ano nem no próximo continua a haver condições para manter JJ?

Mike Portugal disse...

Pulha Garcia,

Apenas 2 correções:

1ª Marco Silva não ficou em 2º e sim em 3º
2ª JJ não aposta em jovens? Gelson, Mattheus, Ruben Semedo

Pedro disse...

Ainda bem que correram com Marco Silva. Duvido que tivessemos recuperado a desvantagem que tivemos.

Mike Portugal disse...

Pedro,

Com o Marco Silva o mais provavel era nem a termos ganho sequer.

Pulha Garcia disse...

Mike Portugal,

1.º Correcto, erro meu. No entanto, o ponto mantém-se: MS ganhou o único título minimamente relevante dos últimos anos, com muito menos condições e até, imagine-se, a oposição do próprio presidente. Se JJ não chegar ao campeonato (tendo falhado igualmente em todas as outras competições, nalguns casos de forma fácil) não me parece que o rendimento se possa comparar ao de MS e/ou LJ.

2º Ruiz, Aquilani, Schelotto, Teo Gutierrez, Barcos, Bruno César, João Pereira, Naldo ... Ainda sou do tempo do modelo "Alcochete + Liedson", convenhamos que o modelo actual é bastante diferente, mais caro e mais arriscado. Pode resultar, caso o Sporting ganhe o campeonato, mas é argumentável que funcione a médio/longo prazo.

Mike Portugal disse...

Pulha Garcia,

Não percebo esse argumento do 2º ponto. Tu dizes que JJ não aposta nos jovens e eu mostrei-te 3 em que ele aposta. Depois respondes com jogadores mais velhos que estão no plantel. O que é que isso quer dizer? Que uma equipa que aposta em jovens não pode ter jogadores mais velhos?
Há aposta nos jovens, clara. E para a próxima época vem o Podence e o Iuri Medeiros.

Em relação ao 1º ponto, MS não tinha menos condições que JJ. MS tinha Nani e Carrillo que seriam titulares neste SCP de caras. O que MS tinha era um modelo defensivo fraco e jogadores mais criativos no ataque. JJ tem um modelo defensivo melhor mas não tem quase jogadores criativos para o ataque, tirando o J.Mário e o Ruiz. E mesmo Ruiz não está à altura de Nani nem Carrillo em termos de criatividade. É isto que falta ao SCP.

Pulha Garcia disse...

Mike Portugal,

em relação ao 2º ponto quer dizer que por 3 jovens da Academia há 8 veteranos, não formados no clube e com salários mais altos do que jovens da Academia. O modelo de gestão desportiva está a mudar em Alvalade.

Quanto ao 1º ponto, discordo. MS teve muito menos condições para trabalhar do que JJ (basta lembrar que muitos adeptos não gostavam dele simplesmente por ser do Benfica, mais as manobras de bastidores do Zé dos croquetes, mais o presidente a tentar que ele saísse do clube sem receber a indemnização justa, etc ... ou seja, MS teve que gerir um circo, que minava a autoridade dele). JJ foi sempre apoiado pelo presidente, mesmo quando por exemplo falhou nas competições Europeias (contra o Bayer de forma inaceitável se estivesse no FCP ou SLB) ou quando foi eliminado das taças. Concordo que JJ é melhor treinador do que MS mas as condições de trabalho não foram iguais,

LDP disse...

O conceito de aposta na juventude anda mesmo pelas ruas da amargura...

O Matheus fez o quê, 8 jogos esta época? Foi titular com o porto e depois jogou 20 minutos aqui e 1o acolá. Grande aposta, sim senhor.

Já o Gelson foi aposta muitas vezes a titular no inicio do campeonato mas, se bem me lembro, nos ultimos 2 ou 3 meses de cada vez que entra nao deve chegar aos 20 minutos por jogo. É uma meia aposta, vamos lá.

O Ruben Semedo, depois de 15 ou 20 jogos consecutivos a titular em Setúbal chega e começa a jogar nos fins de janeiro, no lugar de centrais lesionados...Facto: houve quem apostasse nele antes.

Pedro disse...

Gosto muito quando, apesar das tricas e problemas entre instituições, prevalece o bom senso e educação.
Muito bem a Doyen em parabenizar o scp pela qualificação directa para a Champions. Bonito gesto. A mostrar que não há rancores.

:)

Peyroteo disse...

O Sporting joga, no mínimo, com 5 jogadores formados no clube no onze base. Tem mais 4 ou 5 no plantel. A equipa B joga normalmente com dez jogadores formados no clube. E no banco também são quase todos.
Ainda assim, não há outra equipa em Portugal que se compare neste aspecto...

Pulha Garcia
JJ é atacado diariamente pela imprensa. Marco Silva, bem, perdoem-me a expressão, mas a imprensa "lambia-lhe os tomates" de 5 em 5 minutos. Nunca vi nada assim...

LDP disse...

Mike Portugal: "Oh Pulha Garcia, o JJ não aposta em jovens? Então o Gelson, o Matheus e o Ruben?"

A conversa mantém-se centrada nesses 3 jogadores e na aposta em jovens da parte de JJ.

Aparece o Peyroteo a explicar que JJ aposta na formação ao meter o Patrício, o Adrien e sei lá mais quem...Incluindo a equipa B que, como todos sabem, também é treinada por JJ.

E, acrescento eu, nos juniores, juvenis e infantis, a aposta na prata da casa também é claramente por obra e graça de JJ.

"São como paredes."

Peyroteo disse...

Eu nem falei em JJ. O meu comentário é sobretudo pelo Pulha Garcia ter falado que ainda era do tempo de Alcochete+Liedson. Os tempos actuais não são tão diferentes assim...se JJ devia/podia apostar mais na formação? Sim, concordo. Tem jogadores para tal...

LDP disse...

"O Sporting joga, no mínimo, com 5 jogadores formados no clube no onze base."

Quem é que escolhe o onze base, o Paulinho? Ou o Sr. Cinco milhões e três euros?

Pedro disse...

JJ atacado na imprensa???

Nenhum outro treinador foi/é tão elogiado na comunicação e internet como JJ.
JJ conseguiu convencer practicamente todos que quando ganha o mérito é dele, quando perde o demérito é dos outros. Há blogs, especializados, que nunca reconhecem erros a JJ. Quando perde é por causa de pormenores que não controla.

Possa...dizer que JJ é atacado diariamente é surreal.

Peyroteo disse...

Sim, diariamente nas capas de jornal e em artigos de opinião nos jornais e paineleiros de TV. E não só o atacam como ao mesmo tempo aparecem a defender o Marco Silva... O "Lateral Esquerdo" agora é imprensa?

Peyroteo disse...

LDP, se não percebes onde eu quero chegar... Basicamente, é falsa a ideia que o Sporting tenha mudado a sua estratégia. Continua a ser um clube essencialmente formador e que aposta nos jogadores formados no clube. Muito mais que qualquer outra equipa no nosso campeonato. Sendo que muitos desses clubes têm mais jogadores formados no Sporting do que na sua própria casa...

Pedro disse...

O LE tem o mérito de influenciar 70% da opinião pública sobre futebol. Para o bem e para o mal. No caso de JJ para o mal.

Não podes esperar que com tanta arrogância sem sentido, com tanto disparate proferido que uma ou outra vez isso não seja comentado e/ou comparado com o antecessor que, até ver, tem melhor CV no clube.

Agora nunca nenhum treinador foi tão elogiado como JJ foi/é pela imprensa nacional. Só falta fazerem-lhe uma estátua.

Admito que os almoços possam ter influência mas que andam com ele ao colo lá isso andam.

Ace-XXI disse...

Epá pedro essa do LE matou—me. :)

Numa coisa concordo ctg JJ não tem má imprensa o clube que ele treina é que tem, equanto treinador do Benfica tudo servia para justificar as parvoíces dele agora qualquer coisa serve para o atacar.

O SCP desde que BDC surgiu tem sido um alvo a abater (o que na minha opinião é positivo) e como temos um imprensa muito tendenciosa acaba por ser normal que CS seja a principal arma no meio desta "guerra".

O SCP se quiser sair vencedor tem de saber contrariar esse problema.

Pedro disse...

Como benfiquista acho delicioso que vocês acreditem mesmo nisso. :)

Ace-XXI disse...

Eu também achei delicioso que tu acredites que o Lateral esquerdo consegue influenciar 70% da opinião pública portuguesa. :)

Em relação a CS o BDC fez hoje 1 bom post sobre o Brás da TVI era curioso que ele desse resposta mas como de costume o mais provável é fazer de conta que não se passou nada.

Mike Portugal disse...

"O LE tem o mérito de influenciar 70% da opinião pública sobre futebol."

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Peyroteo disse...

Sendo que só 0,1%, no máximo lê o Lateral Esquerdo ou outro blog qualquer :) Talvez 70% dos treinadores de camadas jovens de clubes da Associação de Futebol de Castelo Branco. :)

Pedro disse...

Compreendo que andem distraídos com a vida do SLB tamanhas as vezes que o vosso líder menciona o assunto mas acreditem, foi notório a mudança de discurso de muitos opinadores, quer escritos quer de TV passando a abordar temas que o LE (e outros) defendem exaustivamente. Muitos elogios dados a JJ são quase copy paste do que o por lá foi escrito.

A populaça não lê o LE, mas lê quem lê o LE.

Mas não é tema para se perder muito tempo com ele. Se acham que não, tudo bem. Tranquilo. Não é relevante. :)

Peyroteo disse...

Relevante é tu não repares que por exemplo "O Jogo" faz diariamente capas a provocar o Sporting ou JJ...

Pedro disse...

Peyroteo, a partir do momento em que vocês acham que são atacados pelo Record (?) tudo o que digam sobre os jornais perde valor. :)

Peyroteo disse...

O Record foi o jornal que colocou "Luiz Carlos (Braga) na mira do Sporting". Isto é o quê senão um ataque? :) Também foi o jornal que colocou "Renato bateu umas bolas" :)

Ace-XXI disse...

Nunca deves ter lido uma crónica do Nuno farinha de certeza.

LDP disse...

É o record ou a bola que tem artigos de opinião escritos pelo BdC?