quarta-feira, abril 13

Curtas - Europa

1 - O Benfica recebe o Bayern ainda com esperanças de seguir em frente. Convenhamos, a tarefa é gigantesca. E o facto de ter sobrevivido em Munique jé já assinalável e surpreendente para muitos, nos quais me incluo.
As hipóteses do Benfica diminuem ainda mais pela ausência dos seus dois melhores jogadores (Gaitán e Jonas). A equipa que vai jogar, em condições normais, não dará muita confiança aos benfiquistas, em termos puramente técnicos. Dará sim garantias em termos de raça e motivação. Os nomes do outro lado assustam qualquer um mas não seria o primeiro gigante a cair por terra. Veja-se o caso do Sporting com o Manchester City. Estivemos muito perto de perder essa eliminatória... Ao estar perto de eliminar o Sporting, o City ganhou confiança e cresceu bastante como clube. Desde aí foi campeão duas vezes e vice outra duas. Está agora nas semi-finais da Champions. Competir com os grandes é muito positivo...

2 - O Braga... É, diria, impossível. Não vejo a mínima hipótese de reverter o 1-2 da Pedreira. Nem o golo de Wilson Eduardo permite grandes sonhos. O Braga teria de fazer um jogo ao nível do que fez em Sevilha (ganhou 4-3) na pré-eliminatória da Champions. Mas aí o Braga tinha outros argumentos e o Sevilha tinha perdido a 1ª mão e precisava atacar. O Shakthar não precisa de nada disso. Campanha muito meritória do Braga (e do Benfica também), independentemente do que aconteça nesta segunda mão...


45 comentários:

Ace-XXI disse...

A única hipótese de o Benfica.passar é fazer um jogo perfeito do ponto de vista defensivo e ser eficaz nas poucas oportunidades que terá (o que faltou em Munique), o Benfica tem demonstrado ser muito competente em bloco baixo veremos como se exibe hoje.

Eu achei o resultado do Braga bastante enganador pareceu—me que 1 Braga em dia sim pode conseguir eliminar os ucranianos mas marcar 2 golos fora é extremamente difícil.

Boa sorte para ambos.

Mr. Shankly disse...

Concordo com tudo com excepção da deambulação humorística sobre o City :)

O Braga em Sevilha tinha, entre outros, um Super-Lima (saudades).

Pedro disse...

BENFICA!!!!

Peyroteo disse...

Caiu. De pé, mas caiu :)

Mike Portugal disse...

Infelizmente não se cansaram no prolongamento como eu queria. E mais uma vez têm a benesse de só jogar para o campeonato 5 dias depois dum jogo europeu. O SLB é o recordista destas "benesses" este ano. Mas que grande "coincidência".

Ace-XXI disse...

Por aí nem tem grande novidade mike, já contra o tondela aconteceu o mesmo.

O SCP teve de jogar no domingo em arouca depois de ter jogado na 5f na Albânia, e depois ainda havia quem criticava a gestão de JJ...

Pedro disse...

A sério??? LOLOLOL


Peyroteo disse...

O Benfica joga mal, tenha 3 ou 4 dias de descanso :) E tem uma "vaca de todo o tamanho", seja domingo ou segunda :)

J. disse...

hehe
Aqui em Angola só ouvia o relato do Benfica.
Nem no mato, um gajo se salva destas "torturas"...
:-)

Mr. Shankly disse...

"O SLB é o recordista destas "benesses" este ano. Mas que grande "coincidência".

Onde é que queres chegar? É normal, e acontece com todos. A regra são 72 horas, mas é normalíssimo aumentar para 96. É verdade que não é habitual 5 dias, mas é tão "benesse" como 96, o que acontece com todos.

Eu pessoalmente acho mal, porque não vou poder ir ao jogo (e continuo a achar que futebol é ao Domingo, à tarde).

Mike Portugal disse...

Mr. Shankly,

Ainda bem que perguntas. Deixo aqui a estatística para perceberem o nível de benesse que eu falo:

https://3.bp.blogspot.com/-DBCQ9WJR5dQ/Vw4Ht16HIlI/AAAAAAAACWQ/XWuHdGGBQFkm6X_84m4gHjPvy2vtwwwNwCLcB/s1600/tabela1.png

É óbvio que o SCP nunca teria 120h de descanso pois jogava à 5ª feira, portanto o máximo que poderia ter seriam 96h. Mas comparem lá com o FCP, por exemplo.

Pedro disse...

Parece que é mesmo a sério..
:)

Mike, foste peyroteado????

Ace-XXI disse...

Mas achas que é uma questão sem importância pedro?! Basta olhar para o jogo do Benfica em coimbra para perceber o desgaste que o jogo de Munique fez efeito.

Pedro disse...

Ace, não acho que seja uma questão sem importância mas acho hilariante isso ser tema de "colinho". Ainda recentemente jogaram a uma segunda feira. Pq???

Seria interessante fazer esse estudo nas épocas passadas em que o SLB chegou às finais da LE.

Falam das coisas como se fosse uma cabala e mais nenhum outro clube alguma vez tenha tido pouco tempo de descanso entre jogos.

Obviamente que o jogo em Munique teve desgaste. Não estamos a falar, propriamente, de um Carcavelinhos...

Peyroteo disse...

Não é um Carcavelinhos mas ontem, a certa altura, parecia um Carcavelinhos-União Lisboa :)

Pedro disse...

Um Carcavelinhos que goleava, sem dificuldade, qqr equipa treinada por JJ...

Peyroteo disse...

Sim, sim. Como goleou o Belenenses de JJ :) E qual foi a equipa de JJ que conseguiu vencer 3-0 no mesmo estádio que o Bayern empatou 2-2? :)

Mr. Shankly disse...

Mike, e então? É ilegal? Configura alguma benesse? Explica lá para eu perceber.

Mr. Shankly disse...

A estatística é engraçada, porque ignora que quando se joga à 3ª é normal jogar a seguir num Domingo. Ou o Benfica era obrigado a antecipar para 6ª ou Sábado?

Mike Portugal disse...

Eu pedi para comparar com o FCP.
Não há ali um nº que parece ser alto em relação aos outros?

Ace-XXI disse...

Pedro essa saiu ao lado JJ já defrontou o bayern e não foi goleado.

Eu não acho estranho o benfica adiar para 2f embora a lógica fosse jogar no domingo até para poderem fazer a meia final da taça da liga a meio da semana, o que eu critiquei foi a disparidade que houve com o SCP em que jogavamos fora para a liga Europa na 5f e eramos obrigados a jogar no domingo para o campeonato, e depois ainda havia criticas a JJ por rodar a equipa.

Pedro disse...

JJ defrontou este Bayern?

LDP disse...

Ace,
Se houve criticas a JJ por isso, de certeza que não foi por nenhum daqueles meninos que em setembro gritavam "Que plantel!"

E o que diriam eles, esses meninos, se jogassem uns quartos da Champions contra o Bayern sem Julio César, Luisão, Semedo, Lisandro, Gaitán, Jonas, Mitroglou...e um gajo qualquer que nem treinador é, sentado no banco, e nem perdessem o jogo.

LDP disse...

Pedro, é o mesmo que um gajo da Pistoiese ou do Foggia dizer que o Milan nos anos 80 foi campeão europeu mas quando foi a casa deles levou na pá.
Que, de facto aconteceu, só que o Milan campeão europeu não é o mesmo que poucas épocas antes jogou na segunda divisão...mas o sonho comanda a vida, não é?

Mr. Shankly disse...

Há, há. É como o número de penaltis do Sporting está época. Posso chamar benesses? Ou se calhar estou a torturar os números pasta que digam o que eu quero?

Mr. Shankly disse...

Há, há. É como o número de penaltis do Sporting está época. Posso chamar benesses? Ou se calhar estou a torturar os números pasta que digam o que eu quero?

Peyroteo disse...

Defrontou o Bayern treinando o Belenenses. De certeza que o Bayern de então não é inferior ao atual na proporção da inferioridade do belenenses em relação ao Benfica. Afinal de contas, é a equipa C do Benfica :)

Ace-XXI disse...

Epa vcs nem quando se espalham ao comprido reconhecem o erro, o bayern naquele ano tinha uma super equipa e foi campeão alemão com enorme facilidade.

Pedro disse...

Volto a repetir, o JJ defrontou este Bayern?
A pergunta tem uma resposta simples.

Peyroteo disse...

Assim fica difícil debater o que quer que seja.

Ace-XXI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ace-XXI disse...

Não mas defrontou "este Benfica", e se teve capacidade para vos vencer 3 vezes porque motivo é assim claro dizer que era impossível JJ fazer igual ou melhor que RV?

O exemplo absurdo do LDP é engraçado mas é mais 1 completamente desfasado da realidade.

Como diz o Peyroteo assim fica difícil.

Mike Portugal disse...

Mr. Shankly,

"É como o número de penaltis do Sporting está época."

Boa tentativa de desviar o assunto, mas comigo não funciona.
Vou-me armar em Pedro:

O SLB pode ou não pode descansar mais tempo que o FCP depois dos jogos Europeus? A resposta é simples.

Pedro disse...

Mas eu não estou a falar deste Benfica de RV que por sinal, até ver, está a fazer melhor que JJ. A questão é, este Bayern, que defrontou o SLB e que o Peyroteo apelidou de carcavelinhos ou união de lisboa, ganharia, confortavelmente, a qqr equipa treinada por JJ. Não estou a falar do Bayern do ano passado nem de há 50 anos.



Peyroteo disse...

Não podes afirmar isso com essa convicção, até porque antes desta eliminatória pensarias exactamente o mesmo em relação a Rui Vitória.

Eu falei no Carcavelinhos, depois de teres falado nele. Foi uma forma de dizer que em certas alturas do jogo, a qualidade do futebol não foi grande coisa.
O Bayern não está numa boa fase.

Mr. Shankly disse...

"Boa tentativa de desviar o assunto, mas comigo não funciona."
Não percebeste nada. Não desviei a conversa: estou a dizer que podes fazer uma estatística para provar o que quer que seja.

Sim, o Benfica descansou mais que o Porto. Ainda não percebi é onde queres chegar: é a Liga que dá as "benesses"? São os adversários?

Já perdeste tempo a analisar em que dias jogou o Benfica para a Champions? Já pensaste que os jogos do Benfica para o campeonato não estão sujeitos à ditadura da Sport TV?

Pedro disse...

Eu posso afirmar o que quiser. É a minha opinião. Não está dependente da vossa.

Tu podes achar que JJ ganharia facilmente a este Bayern. Não podes é nesta discussão falar de outros Bayerns. Isso seria uma outra discussão.

Marco Morais disse...

JJ tem cautelas a mais que RV transcendeu, isso é óbvio. Mas transcendeu apoiado no modelo de JJ. Faz-me confusão que a maioria dos benfiquistas dissociem uma coisa de outra. Se este Benfica fosse um puzzle, a maioria dele tinha sido construído por JJ.

Que RV tem mérito? Imenso. Até por ter sabido aproveitar, ao invés de esquecer tudo e começar quase do zero.

Não quero dizer com isto que JJ tenha mais mérito ou que deva ser abençoado pelos benfiquistas, mas porra... não reconhecer que a organização que impediu o Bayern de fazer o que mais gosta (por dentro), e a organização que deixa o Benfica (mesmo sem bola) perto de marcar, não tem nada de JJ... é ser absolutamente cego.

Um sistema em que ele não jogava, um modelo com variantes e posicionamentos com os quais ele nem sonhava, bolas paradas, laterais a impedir transições quando a bola está do outro lado... etc, etc.

Tive, há já uns anos, um professor que criou um manual para a cadeira que lecionava. Hoje, sei, já não é ele que dá a cadeira (reformou-se) mas quem veio utiliza o manual como referência. Dá as aulas de outra forma e tem, se calhar, melhor relação com os alunos. Mas segue o mesmo manual. Negar-lhe influência é descabido.

"JJ não fez melhor que RV"

Ora para isto é preciso esperar mais 5 épocas. RV tem estado superior à melhor época do Benfica de JJ na Champions (quartos e injustamente eliminado pelo Chelsea? ou já ninguém defende que foi injustamente eliminado?). Não torcendo para que algo de mal lhe aconteça, vamos esperar pelos próximos anos para fazer análises.

Agora, o que eu gostaria de ver é o cavalheiro Rui Vitória agradecer a influência de quem lhe proporcionou as bases. Isso era de homem, e, a acontecer, terá, nesse dia, a minha admiração total.

Por agora é alguém corajoso e que criou uma dinâmica de vitória mesmo depois de grandes dificuldades. Com outros méritos a não esquecer, há que reconhecer e fazer mea culpa (eu faço). Depois há a parte em que se agradecem elogios vindos de Pep Guardiola por um software que não foi ele que criou. Usa-o bem (e eu duvidava disso) mas não foi ele que o criou. Isso e queixar-se quando os adversários têm eficácia extrema e não lembrar os jogos que o Benfica, não jogando bem, ganhou porque marcou dois ou três golos cedo.

Posto isto, à parte das bocas já mandadas nesta época, não compreendo as altercações com JJ. Eu ficar-lhe-ia extremamente agradecido.

Marco Morais disse...

Depois, os jogos de outras equipas com o Bayern:

O Benfica encaixou bem no modelo, apanhou um mau momento dos bávaros, e colocou-lhes dúvidas. Aguentou-se, bem, na primeira mão e trouxe o jogo para a Luz. Aí, nunca foi superior e nunca esteve perto de passar (viram o Liverpool-Dortmund de ontem?). Sem Jonas e sem Gaitán (visto que os outros estão enraízados no modelo e já provaram dar garantias) perdeu criatividade que lhe seria útil. É impossível não pensarmos no que aconteceria, mas, no meu entender, o Bayern teve sempre a eliminatória controlada.

Comparar isto com o que o Porto, Sporting ou Belenenses fizeram é injusto e descabido. É entrar numa discussão de tasca, sem jeito algum. O Benfica, a ser melhor, que passasse. Mas não foi, como Porto e Sporting. Isso devia preocupá-los aos três, e não arranjar paradas de festejo a uns e vergonha a outros. Como arranjar um modelo para um futebol português, que dê para que, em vez de discutirmos quem perdeu por menos, possamos discutir quem ganhou por mais?

Peyroteo disse...

Mas o futebol português não está a um nível bastante superior ao que seria de esperar para um país deste tamanho e com as limitações financeiras que tem? É possível melhorar muito mais ao ponto de competir com um Bayern, Real ou Barcelona? Acho que já muito se faz

Pedro disse...

Marco, quem der ao Vitória ter o plantel com que o SLB foi eliminado contra o Chelsea. Enfim...mas compreendo que estejas sempre a defender o teu futuro treinador. Mas acho que rapidamente te irás arrepender disso. :)

Vamos enviar o calendário dos nossos jogos que faltam até ao final da época para o scp validar. Ponderamos solicitar à UEFA que metade dos pontos que andámos a amealhar na Europa para o ranking nacional sejam dados directamente ao scp pela chatice que provocamos com isto da calendarização dos jogos. Iremos tb criar um linha de diálogo entre scp e os nossos adversários para que sejam negociadas as devidas compensações por cada ponto que nos consigam tirar. Tudo em nome da tão defendida transparência e verdade desportiva. Não queremos que falte alguma coisa aos "diferentes".

Peyroteo disse...

Imaginem se eles estivessem sempre a falar dos outros clubes. A sorte é que só falam do Benfica. O orgulho que eles têm dessa mentira...

Pedro disse...

LOLOL

"diferentes". LOL

Ricardo disse...

Excelente, Marco. A maior parte dos benfiquistas não faz a mínima ideia da influência da qualidade de Jesus nas poucas coisas positivas que se vêem nesta equipa. Ao longo do tempo a qualidade vai desaparecendo e aparecendo a falta de ideias de Vitória. Para o ano, se este treinador ficar no Benfica, poderão ver o que vale o actual mister em termos de conhecimento e capacidade de aplicação sobre o jogo.

Pedro disse...

Surreal...
:)