quarta-feira, abril 6

O futebol tem de ser festa.

O post anterior do Peyroteo é a perfeita imagem do que tem acontecido esta época, em que parece haver uma realidade e outra coisa qualquer.

Continuo a pensar que um determinado contexto influi na capacidade que alguém tem, ou terá, de interpretar aquilo que são os factos.

As ironias, as descontextualizações, as constantes desconsiderações, a falta de bom-senso, o desplante e a arrogância mais não são do que máscaras que pretendem, precisamente, desmarascarar uma terrível incapacidade de viver os momentos com a sobriedade que se impõe.

Obviamente que, como o Peyroteo, ontem, muitos adeptos do Sporting e FCP vibraram com o golo madrugador do Bayern. Muitas mãos se esfregaram. Muitos desejos de goleada fizeram sentido. Nada de mal, nisso.

Ao mesmo tempo, havia muitos benfiquistas a pôr a mão na cabeça (eu, por exemplo), completamente borrados com uma eventual derrota por números pornográficos. Normal.

Neste blogue, não há muito tempo, as humilhações de Sporting e FCP, no mesmo estádio de ontem, não serviram para menosprezar ninguém. E tinha sido tão fácil.

Este despeito todo, disfarçado de brincadeira e humor, mais não é do que um desconhecimento profundo da realidade actual do futebol. Cada vez mais fechados no clube em si, cada vez mais isolados dos outros. Como que a querer escrever uma história impossível.

O Benfica, ontem, não foi à Alemanha perder por poucos. O Benfica, ontem, foi à Alemanha jogar olhos nos olhos com uma das melhores equipas do mundo. Esta realidade, para nós, é muito valiosa.

Perder, como ontem, não tem nada a ver com vitórias morais. Perder, como ontem, tem a ver com orgulho, dignidade, identificação, clube, paixão, futebol. E, isto, aparentemente, é demasiada coisa para ser compreendida por um sportinguista dos sete costados como o Peyroteo, que há poucos anos enfiou 12 golos dos bávaros em dois jogos.

O futebol é muito mais do que insinuações baratas, acusações falsas, desprezo e desvalorização pelos adversários. A alegria de ontem devia permanecer.

Confesso que estou farto deste clima de guerrilha. Confesso que este SectorB32 se tornou num espaço demasiado triste para quem gosta de futebol (e assumo, também, toda a minha responsabilidade nesta questão, obviamente) - o Marco é uma excepção da qual muito me orgulho.

Por isso, até ver melhorias (se as houver), afasto-me novamente. Eu próprio contribuí (e muito) para que de um ambiente de amigos se passasse para um ambiente do qual não quero fazer parte. E posso dizer que estou bastante arrependido.
 
Se o Sporting for campeão nacional, aqui ficam desde já os meus sinceros parabéns. A esta distância, considero que qualquer um dos dois clubes de Lisboa merece o título.

Agora, se me dão licença, vou tentar aproveitar o futebol.