Utilizei
como base os Relatórios e Contas de 2008/09 a 2012/13, portanto 5 anos fiscais.
É importante referir que não tenho nenhuma inside
information.
Há
uns anos quando o Benfica começou a aumentar drasticamente o investimento em
jogadores (terá sido em 2008 ou 2009), em conversa com o J., não me mostrei
muito preocupado, pois no meu optimismo/ingenuidade pensei que na Direcção do
Benfica estivessem pessoas responsáveis, que sabem que uma empresa/organização não
pode manter durante muito tempo uma política de investimento contínuo que não
seja compatível com as Receitas geradas. Estava enganado, pois parece que a Direcção
do Benfica não se preocupa tanto com a saúde financeira do Benfica, preferindo
que se acumulem prejuízos de ano para ano.
Começo
por analisar os Proveitos Operacionais (excluindo-se portanto os Resultados com
transacções de jogadores e os Resultados Financeiros):
Proveitos Operacionais | 2008/09 | 2009/10 | 2010/11 | 2011/12 | 2012/13 | |
Publicidade e patrocínios | 11 542 | 14 499 | 14 207 | 17 094 | 16 920 | |
Transmissões televisivas | 10 073 | 8 844 | 8 410 | 8 463 | 8 175 | |
Quotizações | 8 228 | 8 982 | 9 508 | 8 365 | 7 163 | |
Receitas de Bilheteira | 5 974 | 12 370 | 6 711 | 9 420 | 8 462 | |
Merchandising | 2 767 | 2 908 | 3 116 | 3 194 | 3 365 | |
Cativos | 2 563 | 2 823 | 3 789 | 2 977 | 2 316 | |
Seat Rights e Bilhetes de época | 2 160 | 4 091 | 3 786 | 3 525 | ||
Corporate | 3 720 | 8 513 | 7 516 | 8 197 | ||
Prémios Competições Europeias | 305 | 2 903 | 13 966 | 22 379 | 21 708 | |
Rendas de Espaço | 0 | 1 551 | 3 091 | 2 857 | 2 596 | |
Cachets | 2 043 | 2 225 | 330 | 0 | ||
Receitas outras Competições | 726 | 2 019 | 1 098 | 0 | ||
Cedência Temporária de Atletas | 1 185 | 2 365 | ||||
Outros | 5 428 | 2 853 | 3 247 | 2 455 | 3 514 | |
Total Proveitos Operacionais | 46 880 | 66 382 | 82 893 | 91 119 | 88 306 |
Começando
pelos Proveitos Operacionais, é notória a evolução global positiva que teve
esta Rubrica nos últimos 5 anos. Podemos verificar que o aumento é constante
com a excepção do último ano, em que houve um “ligeiro” decréscimo de
aproximadamente 3 Milhões. Mesmo assim, se comparamos com a época 2008/09 é um
aumento de 88% Este crescimento está, no entanto, um pouco “inflacionado”, pois
as receitas da Benfica Estádio apenas consolidam na SAD a partir de meio de
2009/10. Excluindo as receitas da Benfica Estádio (essencialmente “Seat Rights e Bilhetes de Época, Corporate
e Rendas de Espaço), o aumento seria de aproximadamente 58%.
Passamos
agora a analisar cada uma das rubricas:
Publicidade e
Patrocínios
Verifica-se
um aumento de 47% em relação ao primeiro ano de análise. Parece estar a ser
feito um bom trabalho neste item. Segundo os R&C a origem deste aumento
deve-se a prémios e melhorias contratuais relativo a Equipamento (aumento de
aproximadamente 2 Milhões em 2009/10) e a melhorias contratuais com a Central
Cervejas (2011/2012, não está especificado o valor). É a principal fonte de
rendimento do Benfica (excluindo transferências de jogadores), com 74 Milhões de Euros acumulados em 5
anos.
Prémios Competições Europeias
A
principal fonte de crescimento de receita vem desta rubrica e é fácil de
explicar: no primeiro ano em análise valor foi pouco mais que zero. A época de
Quique Flores a nível europeu foi um desastre e por isso não houve prémios de
monta. Para além disso, os direitos televisivos dos jogos da fase de grupos
eram negociados à parte e por isso as correspondentes receitas incluídas noutra
rubrica (Transmissões Televisivas). Nos últimos 2 anos conseguiu-se manter a
fasquia elevada, com mais de 20 Milhões em ambos os anos e, apesar de não
existir ainda o R&C de 2013/2014, deduzo que se tenha superado a fasquia
dos 20 Milhões outra vez. Estes valores têm significado, nos últimos 2 anos,
25% das Receitas Operacionais. No entanto este é um item bastante volátil e
basta uma má época (como já aconteceu) para se reduzir drasticamente os
proveitos totais da SAD. O total desta rubrica em 5 anos (4 na prática) é de 62 Milhões de Euros.
Transmissões
Televisivas
Com
a excepção do primeiro ano em que, como referido anteriormente, os direitos
televisivos dos jogos da fase de grupo da Liga Europa eram negociados pelo
Benfica e por isso as receitas ultrapassaram a barreira dos 10 milhões, nos
outros anos ficou-se sempre na casa dos 8 Milhões. Estou curioso por saber a
evolução destas Receitas agora que a Benfica TV é paga. Não espero nada
inferior a 20 Milhões anuais, passando assim a ser a principal fonte de Receita
da SAD (mais uma vez excluindo transferências). O valor global dos últimos 5
anos foi de 44 Milhões de Euros.
Receitas de Bilheteira
Neste
item é visível o quanto pode afectar o rendimento desportivo na adesão aos
jogos por parte dos adeptos. A época com maior receita (de longe) é a de 2009/10,
ano em que fomos campeões. As épocas em que ficamos longe do título são também os
2 piores anos (metade da receita em relação ao melhor ano). Total acumulado: 43 Milhões de Euros.
Quotizações
Nos
3 primeiros anos em estudo, as receitas das quotizações estavam a subir
ligeiramente. No entanto nos últimos 2 a queda foi abrupta chegando-se a
2012/2013 com -12,4% em relação ao primeiro ano. As justificações prende-se com
a alteração das taxas de IVA (o principal motivo), mas também com a diminuição
das cobranças aos sócios. O que me faz imaginar que o número de sócios com a
sua situação regularizada difere bastante do número de sócios que
periodicamente é anunciado (já que não houve diminuição do preço das quotas).
Melhor trabalho terá de ser feito na retenção de sócios pagantes. Valor total
do período: 42 Milhões de Euros.
Corporate
Este
item refere-se às receitas com a venda de Camarotes e executive seats. É um valor bastante significativo. Nos 3 anos
completos (em 2009/2010 apenas a partir de metade da época passou a ser
integrado na Benfica SAD) o valor andou sempre muito perto dos 8 milhões,
somando 28 Milhões de Euros, durante
o período em análise.
Merchandising
Relativamente
a esta rubrica, existe um pequeno aumento anual, que resulta em 20% de aumento
quando se compara o primeiro com o último ano. É de estranhar que não exista
nenhuma correlação entre época desportiva e as receitas de Merchandising. 15 Milhões de Euros acumulados.
Cativos, Seat Rights e
Bilhetes de época
Nestes
item é notória a relação da receita com os resultados desportivos da época
precedente. No entanto no resultado final a variação destas rubricas têm um
valor bastante residual, já que mesmo no melhor ano apenas correspondeu a 9,5%
das receitas, por isso uma subida ou queda de receita terá pouco impacto. O que
me faz pensar que talvez se pudesse baixar os preços de modo a ter o Estádio
mais cheio, eventualmente sem quebra de receita, mas com vantagens a nível
desportivo, o que permitiria também aumentar o preço dos bilhetes para os
lugares que sobrassem. Total global: 28
Milhões de Euros.
Cachets, Receita de
outras competições, Cedência temporária de Atletas, Outros
Nestas
rubricas os valores são residuais, por isso não merecem particular análise, com
excepção da rubrica “Outros”, que no entanto não tem detalhe, por isso não sei
a que se refere.
Pontos Positivos
-
Aumento considerável das Receitas Operacionais
entre a primeira e a última época (88%), apenas com um ligeiro decréscimo na
última (3,1%).
-
Aumento considerável (e sustentável) das receitas entre a primeira e a última
época, na rubrica Publicidade e Patrocínios
(46,6%).
-
Aumento enorme dos Prémios das Competições
Europeias: de 305 mil euros para valores acima dos 20 milhões nas duas
últimas épocas.
-
Margem de melhora para as receitas com as Transmissões
Televisivas, com o fim do contrato em vigor em 2012/13.
Pontos Negativos
- Receitas com as Quotizações a descer e que apenas parcialmente é explicado pela
mudança das taxas de IVA, o que é estranho visto que o número de sócios aumenta
todos os anos, segundo a informação que vem a público.
-
Excessiva dependência dos Prémios das
Competições Europeias nos resultados Operacionais (aproximadamente 25% nos últimos
2 anos). Aliás no meu ponto de vista este tipo de receita deveria ser
considerado extraordinário, pois nunca se sabe o que irá acontecer durante o
ano e as diferenças entre um ano e outro podem ser enormes. Deste modo os
Resultados Operacionais seriam menos maquiados, o que
ajudaria a uma melhor gestão de recursos.
-
Receitas de Bilheteira: estão
demasiado dependentes do sucesso desportivo. O departamento de Marketing não
está a fazer um bom trabalho neste aspecto, apesar de algumas medidas que tem
adoptado. Tem de se conquistar mais adeptos de Estádio.