quarta-feira, fevereiro 20

Revolução Webster

"O artigo 17 de Regulamento de Transferências da FIFA determina que um jogador possa rescindir livremente com o clube que o emprega, se tiverem passados três anos desde que o começou a representar, para assinar por uma equipa estrangeira. Ou apenas dois, se tiver mais de 28 anos."

Impactos previsíveis se se confirmar esta revolução no mercado de transferências:

1) O preço de aquisição dos jogadores vai descer porque o investimento tem de ser rentabilizado em 3 anos e porque a probabilidade de realizar mais valias com esse jogador decresce.

2) Os salários dos jogadores tendem a aumentar.

3) A componente de mais valias nos orçamentos dos clubes tende a diminuir. Terá de haver preocupação acrescida com as outras fontes de receitas. A situação de défice estrutural das SAD's dos grandes portugueses tende a agravar-se.

4) A formação deixa de ser um negócio tão bom como potencialmente seria. Exemplo: um jogador é formado pelo Sporting e assina contrato profissional aos 17 anos por 5 anos. Aos 19 anos chega à equipa principal. Aos 20 anos sai para um clube estrangeiro, pagando este clube ao Sporting os 2 anos de salários em falta até ao fim do contrato.

Sem comentários: