sábado, fevereiro 23

Volta o campeonato...

Com o Porto cada vez mais perto do título, o interesse do campeonato centra-se agora na luta pelo 2º lugar. É nesta perspectiva que se torna imperioso um triunfo do Sporting no Bonfim. A 4 pontos do Benfica e a 1 do Guimarães (ainda que à condição), é obrigatório vencer em Setúbal, ainda para mais em vésperas de derby. Imagino que, por esta altura, a motivação dos jogadores leoninos se centre sobretudo em conquistar as 3 taças que ainda disputam mas convém aproveitar o bom momento para fazer regressar o clube a um lugar que tem sido seu nos últimos anos. Bem sei que o 2º é o primeiro dos últimos mas quando isso lhe garante uma entrada directa na Champions League, o caso muda um pouco de figura.
Não vai ser um jogo nada fácil para o Sporting, pois o Vitória tem feito um campeonato sensacional e vem de um triunfo em Braga. Ainda para mais, já venceu (sem espinhas) o Sporting na presente temporada. No entanto, o Sporting continua a ser superior e atravessa uma das melhores fases da temporada. Ou seja, existem boas perspectivas de assistirmos a um bom espectáculo.
As ausências de Vukcevic e Izmailov podem ser importantes. Tratam-se de jogadores de qualidade, que contribuem bastante para os golos do Sporting (Simon leva 10 e Izmailov 7, curiosamente o nº das suas camisolas) mas que são algo intermitentes nas suas exibições. Esse tem sido um dos grandes problemas do Sporting 2007/2008. A enorme qualidade individual dos seus centrocampistas (Veloso, Moutinho, Simon, Izmailov, Romagnoli, etc) ainda não foi aproveitada a 100% para o colectivo. No ano passado, o Sporting encontrou o rumo pouco antes do virar do campeonato e não mais parou. Esta época, com muitas caras novas, Paulo Bento tem encontrado dificuldades para gerir o plantel da melhor maneira. Os reforços nem foram maus mas há qualquer coisa que tem falhado a nível interno pois, curiosamente, é na Europa que o Sporting tem mostrado a sua melhor face. A Champions foi positiva e a UEFA começou de forma autoritária, com uns esclarecedores 5-0 ao Basileia. Resta saber que Sporting vamos ter até final da época...

Sem comentários: