domingo, fevereiro 3

SLB em queda livre?

Ao contrário do Miguel, não penso que SCP e SLB vivam "realidades" iguais ou parecidas, sequer. Quando o SLB faz uma exibição como a de ontem não me parece nada descabido apontar setas aos jogadores, a Camacho e à Direcção. Não acompanho o SCP em pormenor, mas duvido que joguem tão mal.

Contudo, neste momento, pergunto-me sobre a real importância das atoardas de LFV ou do mau planamento da época, em relação ao futebol apresentado. Não há um único jogador em boa forma (Di Maria parece estar a ganhar alguma consistência), não há ligação entre os sectores da equipa, não há golos em casa. Quem está a falhar?

No plantel do SLB há jogadores, alguns bons, outros razoáveis e uns quantos medíocres. Mas no Nacional ou no Setúbal também, e estas equipas (só para dar alguns exemplos) jogam bem melhor do que os "encarnados". O buraco à frente da defesa continua, os espaços dados aos adversários igualmente, a marcação deficiente de cantos e livres também. Quem está a falhar?

Quando escrevi que acreditava no SLB campeão parti do pressuposto que os jogadores-base tivessem um rendimento mínimo. Nada disso se verifica. Se nem eles querem ou acreditam, de facto, mais vale eu estar calado, atirar a toalha ao chão e continuar a torcer pelo Cristiano Ronaldo. Como é possível começar a correr apenas a 15' do fim? Quem está a falhar?

Para satisfazer a ânsia do nosso leitor Visigordo, cá vai a apreciação que faço ao árbitro de ontem: vários erros, para os dois lados, sem qualquer interferência no resultado final. Falhou num fora-de-jogo e numa falta de Luisão (para o lado do SLB) e falhou em amarelos para mostrar a alguns madeirenses (Patacas foi avisado 3 vezes, no mínimo) e, por exemplo, nos 4' de desconto. Com seis substituições (penso eu), e vários jogadores a serem assistidos, pareceu-me curto tempo de prolongamento dado.

Mesmo entendendo a posição de alguns que não comentam as arbitragens, penso que o árbitro faz parte do jogo, do espectáculo. E a sua má qualidade recorrente deve ser analisada e comentada. Contudo, continuo a preferir perder, empatar, jogar mal, do que ver o clube salvo por um erro do árbitro. Era bom que todos entendessem isto: qualquer adepto "normal" faz cruzes para que a bola não entre, depois de um livre que não o foi, ou depois de um pénalti que também não o foi.

Esta época o FCP é o clube mais beneficiado dos três "grandes". A falta de seriedade, de transparência e de rigor da nossa justiça remete-nos, inevitavelmente, para a descredibilização das vitórias do FCP. E o que tem isto a ver com o mau futebol do SLB? Nada.

Sem comentários: