sexta-feira, outubro 31

Nível

"Olha o Porto tá a perder?!?! hehehe bem feita!"

Estava eu, não muito calmamente, a assistir a uma brilhante exibição de uma pequena equipa do nosso futebol no Dragão, num estabelecimento metade restaurante, metade bar, quando uma pessoa, que estava num jantar de uma associação de doutores, engenheiros e coisa que o valha, com o irónico nome de Lions, irrompe curiosamente na parte do Bar, para se por ao corrente do resultado do jogo. O marcador registava 2-3 e a minha face registava um ódio tremendo. Bem, o olhar de satisfação do homem era notório e resolveu contentar os outros ricalhaços todos informando-os das boas novas, alegrando também o jantar que devia estar uma valente seca. Daí a pouco, todos ali estavam a poucos metros de mim em gargalhadas profundas, como se da vitória do clube deles se tratasse.

O dia seguinte, desloco-me ao mesmo estabelecimento para assistir ao Chelsea x Liverpool e lá estava mais uma mesa a tecer comentários sobre a brilhante vitória do Leixões a noite passada, ou melhor, antes fosse! os comentários eram sim invariavelmente sobre a derrota do Porto. "É bem feita!!!"

Poucos minutos depois da primeira derrota caseira do Chelsea em 4 anos, encontro-me no complexo desportivo da Covilhã a assistir ao jogo entre o Sporting local e o Freamunde. O jogo acaba 1-1 com os serranos a merecerem mais a vitória e o comentário final que oiço é: "Ao menos o Porto perdeu!!"

O mau momento portista confere um brilho especial nos olhos de alguns benfiquistas e sportinguistas. Afinal, têm agora mais com que se entreter. Já não lhes chegava a sua desgraça, congratulam-se agora com o designio divino de que ninguém pode ganhar sempre. Assim, lá terão que aproveitar os maus momentos do Porto, para terem esperança de ganhar alguma coisa importante. Daí as sonoras gargalhadas que me foram zoando aos ouvidos toda a semana após a derrota do Porto. Formam-se agora teorias de que o Porto está em desgraça e pode muito bem ficar 10 a 20 anos sem ganhar nada. O Rodriguez já não vale nada, só compraram bosta... enfim tudo o que sirva para alimentar a esperança que este ano é que é! "Quando o PC de lá sair é preso e depois já é tudo nosso!"; "O Costinha é que preveu isto tudo, grande entrevista. Tira fotocópia, imprime e afixa aí!"

Mais do que a dupla máquina de esperanças e sonhos que são Quique e Rui Costa e mais o seu dream-team (que ninguém confirma para não dar azar), mais do que a contratação de Caneira (o polivalente que lhes faltou sempre que não esteve), de Rochemback (os pézinhos que faltavam, pois claro!) e do Postman (altamente experimentado na Liga Portuguesa e por isso muito bom), são as derrotas do Porto que aumentam os sonhos dos nossos rivais, que ao invés de tentarem atingir o nível a que o Porto está quando ganha campeonatos, ficam contentes do Porto descer (por um ano ou talvez dois) ao seu nível.

Assim, vai o nosso futebol e adeptos, nivelados por baixo! "Já se acabou a mama dos árbitros!"

Sem comentários: