quarta-feira, maio 27

20 mil novos sócios

Deixo aqui o link para o .pdf da segunda sessão do Ser Sporting, sobre Finanças e Património. Não sei se alguém que frequenta as caixas de comentários do Sector me consegue dar resposta para a questão que mais me intriga: qual é a receita para recuperar 20 mil sócios? O que é que vai mudar para trazer os sócios que entretanto se perderam? Relembro que a ultima campanha de recuperação de sócios foi um fracasso, nas palavras do próprio FSF... e tem havido campanhas agressivas até em termos de perdão de quotas!

Na minha opinião, existe um problema de fundo no associativismo que é o facto de compensar mais uma gamebox adepto do que uma de sócio + quotas. Se se reformular a oferta de GB para inverter essa lógica, apesar de estimular a captação de novos associados, dificilmente se atinge o mesmo nº de GB adepto. Por outro lado, acredito que o mercado potencial de GB não ultrapassa as 35 mil. Basta pensar que nem no ano de estreia do novo estádio se atingiu esse valor. Por isso, entramos numa discussão de pressupostos: será que um efeito compensa o outro?

A menos que a solução para mais 20 mil sócios não passe pela redefinição da oferta do produto GB...

1 comentário:

Helder Medeiros disse...

Eu não faço parte da candidatura SER SPORTING mas posso dizer te a receita para recuperar 20 000 socios.
Fazer tudo o que este Conselho Directivo fez mais tudo o que não fez.
Eu explico.
Todos estamos de acordo que, dada a grave situação financeira do nosso clube, temos de continuar a ser rigorosos no emagrecimento do nosso passivo. Isso o Conselho Directivo fez (ou tentou fazer).
É preciso fazer tambem o resto. Ter um presidente que perceba de futebol, que lidere um Conselho Directivo pequeno em numero de membros, grande em ambição, coeso, solidário, dedicado que consiga, através de escolhas correctas para equipa tecnica, médica e plantel ganhar jogos.
Ganhando jogos ganham-se campeonatos e ganha-se dinheiro com o "negócio" futebol.
Quem perde muito tempo a jogar golfe e a ver torneios de ténis não costuma perceber muito de futebol para ser bom presidente.