segunda-feira, julho 20

Benfica 2009/2010

Confesso que este Benfica me está a surpreender pela positiva. Por várias razões. Em primeiro lugar porque ainda não tenho muita fé neste Jesus. Depois porque não pensava que o treinador conseguisse dar um pouco do seu cunho à equipa nesta fase tão embrionária da preparação. Depois, porque mesmo faltando elementos importantes, principalmente na defesa, o Benfica consegue apresentar-se competitivo.

As contratações não foram muitas, mas vêm preencher lugares onde havia necessidade de reforçar o plantel. Patric ainda não deu indicações positivas. Schaffer, do pouco que mostrou não me convenceu, ainda. De Ramires dizem-se maravilhas, como de costume. O facto de ser internacional brasileiro pode ser indicador, mas prefiro que ele me demonstre dentro de campo as credenciais que traz. Saviola é um craque conhecido mundialmente, e do que já deu para ver, precisa é de jogos nas pernas para se exibir ao melhor nível. Apesar de já pertencer ao clube cabe também destaque para o regressado Fábio Coentrão que parece querer demonstrar que cresceu como jogador e como homem. O lugar do flop Di Maria pertence-lhe, e está a fazer por merecê-lo.
Dos que estão, Aimar parece ser o que mais beneficiou com a mudança do técnico. Aparece mais solto, com mais à vontade e muito mais interventivo no jogo. A ver vamos se as debilidades físicas estão debeladas. Pelo oposto situa-se Yebda, com muitas dificuldades, por ora em assimilar o novo sistema táctico. Estou curioso por ver o comportamento do Amorim neste novo desenho do meio campo.
Cardozo é o homem-golo. Está aí para discutir com Liedson o título de melhor marcador da Liga.
Uma palavra ainda para o júnior Roderick que tem sido uma agradável surpresa. Se não lhe queimarem etapas e não e endeusarem antes do tempo, pode estar ali um central de grande valia.

Quanto ao futebol exibido, nota-se uma vontade do Benfica mandar no jogo, de ter a bola em seu poder, e de a procurar recuperar logo que a perde. Isso é bom.

Acho que o plantel, por esta ordem de prioridades, precisa de mais 3 retoques: Um "6", um guarda-redes, e um ponta de lança.

Para já, os sinais são postivos, mas convém lembrar que ainda estamos na pré-época, por isso há que ter calma. Ainda me lembro que na temporada passada após os amigáveis com o Feyenoord e com o Inter ficou toda a gente muito empolgada, e depois foi o que se viu.

Sem comentários: