sexta-feira, julho 24

O Benfica e a ferrugem, o Sporting e o Caicedo e o Porto e o Lisandro

Mais uma vez os três grandes jogaram, mais uma vez a pré-época nos pôde induzir em erro acerca da temporada que se segue, ou não.

A seguir o jogo da Luz, atordoado pelos comentários de José Carlos Soares (JSC), apercebo-me que o Benfica ainda tem muito trabalho para atingir um nível que possa satisfazer a sua massa adepta. Com bola, principalmente, o Benfica demonstra ainda movimentos muito enferrujados. Este é um sintoma que pode ser grave se os jogadores se revelarem inadequados a um jogo que Jorge Jesus (Jota Jota para JCS) quer imprimir no Benfica. Contudo, as chegadas de Ramires, que me parece mais talhado, e de Javi Garcia podem ser o anti-ferrugem do SLB. Nos pontos positivos, obviamente, a dupla Saviola-Cardozo. Tem golo, só isso chega. A pressão, já aqui comentada, aquando da perda da bola também é um dos pontos positivos deste novo Benfica. O torneio de Amsterdão irá-nos ajudar a auferir, mais ao certo, o que poderão esperar os benfiquistas para esta nova época.

O Sporting já tem avançado. Caicedo é um nome que vai fazer as delícias dos jornalistas (não é Jean Paul?), mas para já demorou a cair em Alvalade. Agora, o mais dificil: provar que é melhor que Derlei. Enquanto esperava pelo seu novo avançado, o Sporting empatou a duas bolas com o Guimarães. Diz quem viu que Matigol mostrou pormenores e que os golos que o Sporting consentiu foram estúpidos.

Num jogo absolutamente secante, o Porto venceu o Dinamo de Bucareste por 1-0. Os mais optimistas já auguram uma época de sonho a Varela, o que na minha opinião se afigura muito difícil. O ex-Estrela tem lutado bastante e demonstrado ambição suficiente para se manter no plantel mas convém não esquecer que a chegada de Rodriguez tapar-lhe-à o lugar. Não porque haja lugares cativos no onze, mas porque Cebola pela época que fez, parte, obviamente, à frente na corrida. Ainda assim, bom golo do Drogba da Caparica. Do jogo em si, regista-se que o Porto continua entrosado e mantém o mesmo sistema, que Belluschi se esconde muito do jogo (única característica comum com Lucho) e que Valeri pode vir a ser opção. Por último, Hulk a ponta de lança é um desperdício.

Uma coisa é certa, algo vai mudar no Porto. Não continuando Hulk a ponta de lança, terá que entrar Farías ou Falcao, e aí o tipo de jogo muda. São dois jogadores que, basicamente, só jogam na área. Poderá fazer sentido a opção Varela no meio? Mas se assim for para quê Falcao? Que sentido fará deixar os dois pontas de raíz no banco? Por isto e por muito mais: Ai Lisandro... que me vai custar tanto ver-te jogar contra o nosso Porto.

Sem comentários: