quarta-feira, julho 8

O Liedson do Porto no Lyon e o (outro) Farías do River no Porto

"MERCATO: El Milan anuncia el fichaje del central estadounidense Onyewu mientras el Lyon adquiere a Liedson (Porto), el Inter a Kerlon y el Atlético a Asenjo" (elmundodeportivo.es)

Raio de suspiro que eu ia dando quando li "Lyon adquire Liedson", raio de gaffe catalã.

Agora sei o que sentem quando benfiquistas e sportinguistas lêem: "Lucho no Marselha" ou "Lisandro no Lyon".

Sem gaffes, o Lyon comprou mesmo o 9 portista e não o 31 sportinguista (que é portista em Barcelona). Se a saída de Lucho já era um arrombo notável na ilúsion (que tanto Florentino fala) dos portistas, a ida de Licha para França põe muitas dúvidas ao mais crente na competência financeira da direcção portista.

Tal como no negócio de el comandante, muitos garantem que é bem vendido, que 24 milhões são irrecusáveis, que a vontade do jogador se ficasse não seria a mesma, e até podem ter razão. Mas e os que dizem que com o dinheiro todo que o Porto amealhou (?!) dava para segurar os craques e, assim sendo, não teriamos que nos desprender de três dos nossos melhores jogadores por ano?

Faz-me lembrar o presidente da Câmara da minha terra: "ah, somos a terra com mais museus por metro quadrado, e tal". Tão e agora que ganho eu, e a população, com isso?

A mesma lógica para os 24 milhões de Lisandro e para os 18 de Lucho. Que ganham os portistas com isso? Não se fiem nas contratações, que nem sempre se acerta. Que método tão arriscado, confiar que um Falcao, um Belluschi e um Valeri sejam um Lisandro e um Lucho.

Precisamos de subir de patamar. O Porto deveria apostar em segurar os seus melhores jogadores, em consolidar uma espinha dorsal que dê mais garantias de seguir em frente na Champions. Lá vem a incógnita outra vez. Alguém conhece o Falcao? Alguém conhece o Beluschi? Eu vi o que a equipa jogava sem Lisandro... até pode ganhar o campeonato, mas a qualidade do jogo do Porto vai-se ressentir e muito.

Sobre a qualidade de Lisandro como jogador nem vale a pena falar, ia-me cansar tanto como a vê-lo jogar. Será que Falcao corre metade? do que vi parece-me um Farías e não me parece que precisemos de outro.

Obrigado Licha

Sem comentários: