quinta-feira, julho 2

A falta de assistências nas modalidades

Exceptuando casos "raros" como o ABC no andebol, o Barcelos ou o Turquel no hóquei, ou o Sp. Espinho no vólei, cuja explicação reside num sentimento de localidade muito forte, os clubes grandes têm sérios problemas a nível das assistências nos jogos das modalidades. As fases finais têm sempre muita gente, o problema são os jogos da fase regular. Para terem uma ideia, há jogos de andebol de Benfica ou Sporting com menos de 50 pessoas a assistir.

Várias ideias construtivas têm surgido no Sporting para aumentar as assistências: desde a construção de um novo pavilhão até à criação de quotas de modalidades. Relativamente à primeira, obviamente de acordo, até pela dignidade que encerra para as modalidades do clube. Relativamente à segunda parece-me pouco útil. Por exemplo, o Benfica tem uma quota modalidades com cerca de 4 mil aderentes de um total de 180 mil sócios, ou seja, menos de 2,5%, sendo que apenas uma parte desses têm quotas em dia e uma grande fatia são correspondentes.

Quando se fala do problema dos pavilhões vazios temos de pensar numa coisa fundamental: a âncora que atrai os adeptos. Ninguém vai a um centro comercial se não tiver lá um supermercado, ou uma loja forte; da mesma maneira, o melhor estímulo para ir ver um jogo de modalidades é haver um jogo de futebol de 11 antes ou a seguir. Quem não se lembra de ouvir no estádio anunciar o jogo do basket ou do hóquei que começavam a seguir? Ou então, quem não se lembra da Nave cheia às 15h, quando o jogo de futebol de 11 começava às 16h?

Mais uma vez, o culpado, não só da falta de assistências no futebol, como também nas restantes modalidades parece-me ser o mesmo: aquele que obriga que o futebol se jogue a sábados, domingos, 2ª feira ou 6ª feira à noite.

Posto isto e porque é o elo mais fraco que perde sempre (como é óbvio, o elo mais fraco é o clube), duas sugestões:

- abrir os portões nos jogos da fase regular, havendo apenas dia do clube em derbies. A perda de receita de bilheteira é irrisória e pavilhões cheios despertam receitas acrescidas via patrocínios.
- agendar os jogos para horas adjacentes aos jogos do futebol de 11, na condição que o fut 11 seja ao fim de semana e que o jogo da modalidade seja realizado perto do estádio. Daí a importância do pavilhão junto ao estádio.

Sem comentários: