quinta-feira, outubro 25

Isto não é bom, isto é muito bom.

«O Benfica tem hoje um projeto que é 3+1+50, nos próximos quatro anos. Tem de ganhar três campeonatos nacionais, ir a uma final da Liga dos Campeões ou de uma prova europeia e ganhar 50 campeonatos nas modalidades. E tem as linhas até onde pode chegar. No futebol estamos a fazer tudo para assegurar que os jovens não vão sair, para que exista uma identificação com a massa associativa», afirmou Vieira em entrevista a «A BOLA TV».

37 comentários:

Joel Monteiro disse...

http://media.tumblr.com/tumblr_mc2dr4FR5U1r79k9c.gif

Sérgio disse...

Só mesmo o Vieira para me fazer rir um pouco :).

SL,

Tasqueiro Emigrante disse...

Depois da anedota que foi saber que o Vieira não quer renovar com a Olivedesportos, agora esta de querer ganhar 3 campeonatos em 4 anos é de partir a moca mesmo :)

Pedro disse...

Hilariante...

Mas lá vai a maioria dos benfiquistas votar nesta demagogia interminável.

Anónimo disse...

Grande Ricky, Joel...

Tasqueiro Emigrante disse...

Mas ele quer enganar quem?

Se não renovar com a Olivedesportos vai buscar o dinheiro onde? A Angola ao Eduardo dos Santos?

Os jogos vão passar na BTV na MEO que é um canal "não pago"?

Ou vai obrigar os benfiquistas a pagarem mais 5€ por mês só para verem a BTV?

Já para não falar de que ganhar 3 campeonatos e ir a uma final da champions num mandato é mesmo hilariante.

Pedro disse...

"Ou vai obrigar os benfiquistas a pagarem mais 5€ por mês só para verem a BTV?"

A Sporttv obriga os benfiquistas a pagar 25 euros mês....

Tasqueiro Emigrante disse...

Os benfiquistas? Ou toda a gente?

Além disso eu não pago nada...sabias que podes ver a Sporttv através da net?

Pedro disse...

"Os benfiquistas? Ou toda a gente?"

LOL. Estamos a falar de quê?!?!?
☺☺

Joao disse...

Mas anda tudo tolo?

Alguém no seu perfeito juízo paga a sport tv para ver única e exclusivamente o seu clube?

Tasqueiro Emigrante disse...

Pedro,

Todas as pessoas que queiram ver a Sportv na televisão têm que pagar. Não são só os benfiquistas. Certo?

Pedro disse...

"Alguém no seu perfeito juízo paga a sport tv para ver única e exclusivamente o seu clube?"

Sim...o resto são extras. Não fossem os jogos do Glorioso e eu não tinha Sporttv.

"Não são só os benfiquistas. Certo?"

Tasqueiro, mas estamos a falar dos benfiquistas e da Benfica TV. Os outros são irrelevantes para a conversa.

Anónimo disse...

Eu acho que os 26 euros da SportTv são um valor risível para a quantidade e qualidade da programação do canal.

Joao, o "problema" não é esse, pois também não acho que essa quebra seja significativa (mas existe, com certeza, ainda para mais este ano, em que acabou o joguito em canal aberto).

Para a SportTv acaba-se metade da receita que o SLB gerava.

Não tenho dados, mas deduzo que os jogos do SLB sejam os mais vistos, logo, a publicidade (que é o GRANDE negócio da olivedesportos), vai diminuir drasticamente.

E depois, se calhar, acaba-se o guito para a programação actual e alguns campeonatos.

Tasqueiro Emigrante disse...

Acaba-se a publicidade para a Sportv e acabam-se os milhões para o Benfica. Não vai ser de certeza através da BTV que vão arrecadar as receitas que tinham da SPTV.

Acho que esta "campanha eleitoral" do Vieira não vai para a frente até porque o dono da Olivedesportos costuma sentar-se na bancada VIP do estádio da Luz.

LDP disse...

Acho que esse pedaço de discurso é a prova provada que Rangel poderà fazer mossa. Ganhar é dificil, mas nao obter mais do que 70/80% dos votos para Vieira serà uma meia derrota.
A mim cheira-me, mais do que a demagogia, a desespero para conseguir manter os votos dos velhos que nao sabem sequer o que é o Benfica actualmente. Mas, infelizmente, sao eles que detem a maioria dos votos por cabeça atraves da longevidade do numero de sòcio.

Tenho a impressao que se fossemos a votos sò daqui a umas 2/3 semanas poderiamos ter um novo presidente do Benfica...

N.T. disse...

Porque é que acaba metade da receita? Eles mantêm 15 jogos do Benfica no campeoanto + 6 (pelo menos) na Champion's. Isso não é tão linear assim.

LDP disse...

Tasqueiro, estudaste economia na Univ. Independente nao foi?

Em poucas palavras...uma regra (talvez a mais importante) em televisao comercial: os programas mais vistos sao os mais desejados pelos patrocinadores para ter tempo de antena. No intervalo, antes e depois.
Se o Benfica é o clube mais seguido na tv, seja ela qual for, os patrocinadores vao querer ir para onde o Benfica vai. Porque sabem que aquela hora do jogo 1, 2, ou 3 milhoes de pessoas (exemplo) podem estar sintonizados no respectivo canal, enquanto que nos outros canais nao passarao de cem, duzentos, ou trezentos mil viewers.

(sao numeros muito gerais mas penso que facilitam o raciocinio)

Obviamente que nao sera automatico a migraçao dos sponsors de um canal para outro, principalmente porque hà contratos assinados com respectivas duraçoes, mas nao tenhas duvidas que a publicidade deseja sempre estar onde existe mais publico.

Pedro disse...

O que eu acho é que o Tasqueiro está é a ver a arder aquela % que o fcp tinha direito sobre o acordo com o Benfica. ☺☺☺

Anónimo disse...

Pedro, quanto é 80% de zero? :)

N.T., metade da receita que têm com o SLB, não é metade da receita total do canal.

Mas tens razão, nada disto é assim tão linear e isto são contas à merceeiro.

O Miguel sugere que não há PUB na SportTv, é verdade?

E quem ganha com a PUB estática dos estádios? Segundo sei, esse é que é o negócio.

Tasqueiro Emigrante disse...

Pedro,

eu quero lá saber das verbas e de quem ganha com isso tudo...porquê? porque eu não pago para ver futebol. tenho mais coisas onde gastar o dinheiro. se quiser ver jogos ligo a net e vejo á borla.

Mas porque razão achas que os grandes da Europa (Manchester, Inter, Rela Madrid, Barça) não passam em directo os seus jogos nos canais que têm? Pensa lá um bocadinho...

Miguel disse...

A publicidade que passa na SportTV resume-se a um ou outro anuncio esporádico. Assim de cabeça lembro-me de um do Pro evolution Soccer e outro de um banco. Num canal como a SIC por exemplo (e os dados sao publicos), 90% das receitas são provenientes de publicidade e o restante advém de dinheiro entregue pelos operadores ao canal. por cada cliente, a ZON paga um x ao canal.

Num canal premium como a SportTv é o inverso. 95% das receitas advém da mensalidade que o cliente paga. Uma ínfima parte é que é resultante de publicidade directa.

Quanto à publicidade estática, penso que é arrecadada directamente pelos clubes. No Sporting tenho presente um valor a rondar 7 milhões / ano.

Anónimo disse...

Miguel, segundo sei, o Benfica gera tanto de publicidade ao canal como FCP e SCP juntos.

O SLB penso que ganha 8M/ano certo? Mas já com a publicidade estática.

Ou seja, o canal paga esse valor mas depois explora a estática dos estádios.

Epá, ou estou enganado ou o grande negócio do oliveira sempre foi este. Não é as transmissões, é a publicidade estática.

Anónimo disse...

Além disso Miguel, andamos distraídos ou estamos a par que a Olivedesportos pode vir brevemente a ter problemas em relação à actividade que exerce?

No Tribunal as coisas estão a avançar e entre ilegalidades e violações da livre concorrência.

LMGM disse...

Ponto 1 - Quem me dera estar na posição negocial do Benfica. Em vias de voltar a ter na minha posse todos os direitos de transmissão para poder fazer deles o que quiser. Este é o enorme mérito desta direcção.

Ponto 2 - Conseguindo levar esta água ao seu moinho o Benfica terá sempre melhor posição negocial para qualquer solução, canal próprio, venda a retalho jogo a jogo para canal codificado ou publico, pay-per-view, o que lhe der na real gana.

Ponto 3 - O Benfica tem capacidade para liderar o mercado, mas se menosprezar a importância dos seus adversários pode ficar com uma mão cheia de nada.

Ponto 4 - Estas eleições estão minadas de interesses televisivos e são estes que vão prevalecer.

Os jogos do Benfica serão transmitidos pela Ongoing, na SIC, em sinal aberto ou em canal próprio.

Joao disse...

Este negócio parece-me demasiado arriscado, principalmente pelo mau momento financeiro que o país atravessa (e com tendência a piorar...).

É bom perceber por exemplo que este ano não há futebol em canal aberto e uma das razões invocadas pelas televisões é que o valor por jogo (cerca de 300 mil euros) era mais do que receberiam em publicidade...

LDP disse...

"Mas porque razão achas que os grandes da Europa (Manchester, Inter, Rela Madrid, Barça) não passam em directo os seus jogos nos canais que têm? Pensa lá um bocadinho..."

Tasqueiro, porque o mercado é gerido de maneira transparente e defende todo e qualquer clube. Nao hà cà jogadas como a percentagem que o porto recebe de acordo com o contrato do Benfica, etc...

Faço-te uma pergunta, sabes quanto ganham por época derivado das transmissoes, os clubes mais fracos da primeira divisao francesa?

Tasqueiro Emigrante disse...

luis,

acho que o governo (penso eu) emitiu um parecer hoje a dizer que as transmissões de futebol NÂO SÂO do interesse público.

daí, o Oliveira não terá problemas em continuar com o que está a fazer.

Pedro disse...

"Mas porque razão achas que os grandes da Europa (Manchester, Inter, Rela Madrid, Barça) não passam em directo os seus jogos nos canais que têm? Pensa lá um bocadinho..."

Tasqueiro, pensa tu um bocadinho. Olha que é bastante fácil perceber essa razão. Vê qt recebe cada um da Olivedesportos lá do sítio. O que eles recebem é tão bom que nem sequer vale a pena pensarem ter o trabalho em emitir em canal próprio. No caso do SLB não se passa nada disso. Recebemos muito pouco e facilmente alcançável com recursos próprios.

Tasqueiro Emigrante disse...

Pedro,

é indiferente para mim onde vão dar os jogos, como já disse.

parece-me a mim que é mais uma última cartada na campanha do LFV, porque até ao momento ainda nada foi anunciado á CMVM.

Hugo disse...

Discussao interessante que vai por aqui.
Veremos como vai correr em tribunal o contencioso entre a Liga e a Olivedesportos.

Mr. Shankly disse...

Outra questão que inviabiliza a comparação entre a Olivedesportos e os operadores dos outros países é opoder que a Olivedesportos tem (ou que os benfiquistas acham que tem, não é essa a questão aqui) nos resultados desportivos.

Filipe disse...

A questão não é a sportv, é a Zon. Se o Benfica passar para a BenficaTV vai haver migração em massa para a MEO e operadores que possuem a BenficaTV.

Carlos disse...

1º Como alguém referiu a programação dos diferentes canais da SPortTV tem bastante qualidade e justifica o valor da mensalidade. Mesmo a programação própria é bastante boa e recordo por exemplo o ReporTV.

2º Grande parte desta decisão de não renogociar com a SportTV é uma questão política. Passe o exagero quase que uma das justificações para as derrotas do Slb é o facto dos jogos passarem na Sporttv. A sporttv têm servido de justificação (entre outros argumentos) a LFV para o Slb não alcançar os sucessos desportivos prometidos.
Coincidentemente este contrato termina na época em que decorre um acto eleitoral e seria a meu ver extremamente dificil LFV justificar aos sócios uma renogociação com a Olivedesportos; bem mais dificil do que incluir Moniz na lista, por exemplo.
Ou seja, a própria estratégia do LFV condicionou esta renegociação, não pelo lado do outro interveniente na negociação pois negócio é negócio mas pelo lado dos sócios do clube que não entenderiam tal volte face.

Carlos disse...

3º A meu ver, há um sobredimensionamento do impacto dos jogos do Slb nas audiencias.
Uma vez mais por questões políticas, interessa a LFV - ou qq que fosse o presidente - sobre dimensionar o peso relativo na população portuguesa da massa adepta do Slb; não só interessa para consumo interno de sócios e adeptos como igualmente para negociar contratos de exploração de imagem ou venda de direitos - é natural que o façam, estão a defender os interesses do clube-.

Isto para chegar ao comentário do Filipe que me fez recordar o tempo do lançamento da Benficatv em exclusivo no MEO e aquilo que se lia em comentários de adeptos do Slb e em blogues afectos ao mesmo.
Que a Zon ia entrar em colapso, que ia haver a tal migração em massa para o MEO, até se analisava as contas da operadora (o futebol tem tido a virtude de levar muita gente a ver um R&C pela 1º vez) e concluir que não sobreviveria ao facto de não ter a Benfica TV.
Chegou-se ao ponto de inferir que o crescimento do número de subscritores do MEO se devia tão somente à Benfica TV e não ao lançamento de novos produtos ou a agressivas campanhas de angariação de subscritores.

Não estou a querer ridicularizar que pensou assim; até é natural quer face à clubite com que estes temas são tratados quer face à mensagem que é transmitida a essas pessoas. Mas não há no passado recente dados que justifiquem a argumentação que o Filipe apresenta (nada pessoal, simplesmente foi a pessoa que referiu este argumento nesta caixa de comentários).

Tradicionalmente assume-se que o Slb tem 6M de adeptos, ainda recentemente Godinho Lopes refere os 3M de adeptos e o Porto atira numeros semelhantes.
Nem Portugal tem 10M de habitantes, nem 100% dos habitantes são adeptos de um dos 3 grandes.
Esse 'tão maior' peso relativo dos adeptos do Slb face aos dos outros clubes não é sustentado em números ou em estudos de mercado.
Atente-se no exemplo das assistencias da 1º liga onde há dados fornecidos pela LPF.
O Slb naturalmente lidera (jogos em casa e fora) mas não tem uma diferença face ao Porto e Sporting que permita argumentar representar o dobro dos adeptos destes clubes.
E nas audiências televisivas é igual e conto trazer os números mais tarde.


Por ultimo, há ainda que levar em conta o momento económico actual e a quebra do mercado publicitário.
Conseguirá o novo modelo de transmissão de jogos ser vantajoso do ponto de vista financeiro ? Por alguma razão nada foi explicado durante a campanha, provavelmente não será.

Carlos disse...

Convém recordar que LFV tinha colocado o 'justo valor' dos direitos de transmissão nos 40M e que Pais do Amaral iria supostamente pagar 30M.
Presumo ser essa a fasquia que deverá ser exigida à actual opção.

Anónimo disse...

Carlos, obrigado pelo teu contributo.

De facto existem muitos factores que desconhecemos para que possamos tirar grandes conclusões.

Para mim, como benfiquistas, interessa apenas perceber se o clube sobrevive sem os milhões da Olivedesportos. Quero ver a Olivedesportos sem o Benfica, ou metade dele. Aliás, queria mesmo era ver a Olivedesportos sem nada, mas isso são outras conversas.

Mas, se sim, então adeus Maria Ivone.

E nesse caso, tudo o que venha a mais é bem vindo. O Benfica pode vender os jogos a quem quiser e alguém, seguramente, há-de querer.

Depois existe a questão da PUB estática que fica para o Clube.

Por isso, acredito que não se perderá muito e ao mesmo tempo largamos o polvo das transmissões.

Se a ZON vai abaixo, se a MEO vai lucrar mais, isso não me interessa muito.

Filipe disse...

Carlos, esse argumento é absurdo. É muito diferente ter uma Benfica tv que não passa nada de interessante, e ter uma Benfica tv que permite ver de borla metade dos jogos do Benfica na época. Um adepto do Benfica muito provavelmente fará a migração (e provavelmente manterá a sportv). Tal como fariam os adeptos de Sporting ou Porto. A sportv não acredito que perca grande coisa desde que mantenha os jogos da champions e dos campeonatos de Espanha e Inglaterra.

A questão é o que o Benfica ganha com isso. Afrontar os monopólios é muito giro mas quando se vive de empréstimos obrigacionistas não sei se será boa ideia.