segunda-feira, outubro 15

Sporting e o seu constante amadorismo.

Não há volta a dar. Por mais que incentivemos as mudanças, cometemos sempre os mesmos estúpidos erros que nos fazem nunca mais andar para a frente.

Já tinha dito isto anteriormente, num post mais abaixo: "Basicamente, a sensação que tenho é que não é preciso inventar a roda em Alvalade, apenas não cometer os mesmos erros de sempre".

Mas não, já andamos outra vez a fazer jurisprudência desportiva de como não fazer as coisas. Neste momento nada é certo em Alvalade. E não há pressa para decidir o que quer seja. Há que ponderar diz Godinho, e criar condições. Como se tivessemos todo o tempo de mundo!!!

Entretanto a Taça e a UEFA é já daqui a uns dias. Será que não pensaram que se não agimos rápido, arriscamo-nos a perder tudo já em Outubro?! E depois o que fazer com Luís Duque? Carlos Freitas? Oceano? Novo treinador?

Tudo parece ser uma longa equação com 3 ou 4 variáveis indefinidas. E claro, acertar na fórmula correcta com tanto por decidir ou mudar, e num curto espaço de tempo, é muito difícil.

Por isso pergunto: se andamos 1 ou 2 anos para consolidar um projecto, é normal que se equacione tudo agora? Só porque se chegou à conclusão que a aposta em Sá Pinto foi demasiado temerária?

31 comentários:

Miguel disse...

Aquele saco de gatos que é aquela direcção está sem rei nem roque.

No Sporting toda a gente fala. Ninguém sabe qual é o seu lugar. fala o presidente, fala o varandas, fala o cirurgião, fala os candidatos, falam os da sad...

eu se fosse presidente daquela sad só precisava de uma vassoura e de um livro de cheques...

J. disse...

A sensação que tenho hoje em dia, é que até eu faria melhor que esta gente.
São erros atrás de erros....

zorg disse...

O momento do Sporting tem enormes semelhanças com o do Benfica, nos tempos do Manuel Damásio. Todos os anos muda o treinador e com ele, muda o grosso do plantel. Isso não resulta.

O Benfica fez uma grande travessia do deserto, mas acabou por conseguir ultrapassar essa fase, estabilizando o plantel e reforçando-o todos os anos com jogadores de qualidade (e caros), embora tenha falhado na parte de estabilizar o treinador (só nos últimos anos, com a chegada de JJ, é que deixámos de ter um ou dois treinadores por ano).

Julgo que o Sporting terá de percorrer um caminho semelhante.

Anónimo disse...

Nem mais Zorg. Miguel, disse-te o mesmo na semana passada. Este SCP é igual ao SLB dos anos 90.

Precisa de estabilidade, mas também precisa de um treinador moderno, que tenha uma personalidade cativante e que seja respeitado pelos adeptos e jogadores.

Depois, há que saber aguentar eventuais maus resultados.

Outro factor importante para a recuperação do SCP é haver coragem para acabar com a corrupção na arbitragem.

Antonio Silva disse...

Admitem que erram, que são mal geridos, que não sabem segurar um treinador por mais de um ano... mas a culpa de não ganharem? A arbitragem. Abençoada desculpa.

Peyroteo disse...

António, gerir à Pinto da Costa é fácil. Vê lá que até permite manter o Vítor Pereira por mais de um ano. Mas eu prefiro ver o meu clube na merda a ser gerido com fruta e café com leite.
Que o Sporting está muito mal, isso é inegável e indisfarçável. O presidente é o que manda menos naquilo tudo, o que nem seria mau sinal se o objectivo dos restantes fosse trabalhar para os interesses do clube e não para interesses pessoais.
O Engodinho diz: "Sabemos quem é o treinador, está identificado há muito tempo e o importante é criar condições sustentáveis que garantam que se sinta bem no clube e que vai ter sucesso"
Mas ele acha que alguém acredita nisto. Obviamente não tem nenhum treinador em vias de ser contratado.

Pulha Garcia disse...

Concordo com todos, até com o António Santos.

Excluído o facto de querer que o Benfica seja campeão, desejo sinceramente a melhor sorte ao Sporting. O Sporting é um clube grande e apesar de se ter perdido um bocado na sua identidade (vassalagem ao Porto (venda do capitão, elogios públicos a Pinto da Costa apesar do que ele disse e fez, silêncio durante o Apito Dourado, etc), anti-Benfiquismo primário (campeonato tirado aos júniores do Benfica após troca de pedras entre adeptos, cadeiras queimadas no estádio da Luz, regozijo de Rogério Alves depois do Benfica ter perdido por 5 no Porto, etc), oferecer dinheiro a fiscais de linha, etc), na verdade tem um papel ímpar no desporto Português e merecia dirigentes melhores do que um Godinho, um Pereira Cristóvão, os manos Varandas, um cirurgião, um Sá Pinto a treinar, etc.

Agora uma coisa é certa: em alta competição os erros pagam-se e têm consequências. Económicas, Financeiras e finalmente desportivas. O Sporting está onde está porque o último grande presidente que teve foi o João Rocha ... já lá vão décadas.

J. disse...

São coisas diferentes, não há que misturar!
Os erros do jogo anterior em beneficio descarado do FCP revelam certos fantasmas do passado que nunca foram bem resolvidos.
Continuo a não perceber é pq isso causa tt indignação aos adeptos do Porto.

Agora, daí a que se diga que preciso haver coragem para acabar com a corrupção na arbitragem vai uma grande distância.
Para já, pq não somos a PJ e qdo tivemos lá um ex-PJ, ainda estou para saber o que fez esse senhor em nome do Sporting.
Depois, parece que há alguém aqui com coragem do o que quer que seja?
Porque isso de gerir a duvida para denunciar tudo o que se assinala em contra, mas esquecendo-se do que se assinala a favor, não é sinónimo de coragem alguma.

Pulha Garcia disse...

Ps- Desculpem, queria dizer, António Silva.

J. disse...

E dps apanhamos gajos como o Pulha que vivem dessa peculiaridade de que a minha casa é sempre melhor que a tua, como se o clube dele fosse exemplo de alguma coisa.
Enfim...

Concentremo-nos no que ao Sporting diz respeito e que neste momento é o que mais me interessa.E neste momento não podemos ter um presidente a pedir tempo quando temos já importantes compromissos daqui a uns dias.
É inadmissivel!!!
E se for mesmo o Oceano o treinador até ao final dá época, pois que se anuncie já.

Tasqueiro Emigrante disse...

LOL...priceless

Anónimo disse...

"Agora, daí a que se diga que preciso haver coragem para acabar com a corrupção na arbitragem vai uma grande distância."

Claro, J. O que é fixe é sentar-se ao lado do Papa e ter uma postura submissa perante o FCP.

Estamos a falar do SCP, quando se fala aqui do SLB critica-se exactamente o mesmo: os apoios a gente corrupta no topo.

Pedro disse...

Basta reparar no avatar do moço.

Eli Wallach, mais conhecido pelo "Ugly"...

Nada mais à a escrever.

Anónimo disse...

Eu não sei se tu és ingénuo ou se apenas não te queres comprometer.

A corrupção existiu e continua a existir, até porque os actores são os mesmos.

No ano passado, à terceira jornada, o elãn do SCP ficou arrumado. Assim como na época anterior aconteceu o mesmo com o SLB. E na época passada outra vez.

Mas se achas que vai bastar ter o clube mais organizado, com bons jogadores e um bom treinador para vencer o campeonato...

Pulha Garcia disse...

J,

"E dps apanhamos gajos como o Pulha que vivem dessa peculiaridade de que a minha casa é sempre melhor que a tua, como se o clube dele fosse exemplo de alguma coisa." pensei que estivéssemos a falar do Sporting e do seu amadorismo, e não do Benfica.

Mas se quiseres mesmo falar do Benfica, vamos a isso. Em que parte é que a organização do Benfica actual tem alguma coisa a ver com o amadorismo que se vive do Sporting? Em que parte é que encontras no Benfica actual subserviência ao Pinto da Costa? E finalmente, uma pessoa abordar criticamente a realidade do Sporting significa que esteja a insinuar que o seu clube seja melhor?

Pois é, J. É por causa de anti-Benfiquistas primários como tu que o Sporting tem sido manipulado facilmente por espertalhões como o Godinho ou como o PPC. Nos mandatos de Soares Franco, por exemplo, já o Sporting andava a jogar pessimamente à bola, com charutos sucessivos para o Liedson tentar resolver, mas como o Sporting ía acabando à frente do Benfica (muitas vezes à custa de erros de arbitragem a favor...) estava tudo na maior até aparecer, claro, um Bayern de Munique e posteriormente um Benfica da era Jesus para colocar o futebol do Sporting em perspectiva.

Na minha forma de ver, já todos os clubes tiveram fases boas e más e o Benfica teve uma fase porventura até pior do que a actual do Sporting. A questão está na perda de identidade do clube e de vários dos seus adeptos. Parece-me que o Sporting tem que seguir o seu caminho e olhar para dentro. É inadmissível esta gestão desportiva da actual direcção que nem sequer aproveitou a paragem do campeonato para arrumar a casa e contratar um treinador. Um Manuel Fernandes por exemplo, seria uma melhor solução que Oceano, mas claro, é só a minha opinião. E como Benfiquista nada posso desejar ao Sporting que não o mal.

Tasqueiro Emigrante disse...

LOL...o Vaticano agora mudou para a invicta e o Salazar renasceu dos mortos...é com cada comentário aqui...eheheheh

J. disse...

Andávamos nós a falar do sistema há unos anos atrás e e fomos logo apelidados de calimeros.

MAs agora afinal, não temos coragem para denunciar a corrupção no nosso país?
Fantástico!!!

As únicas denuncias que vi da parte do Benfica, foi daquele vosso vice que aparece na televião.Denunciou não sei o quê e deu no que deu....

E dps nao venham com historias da atitude submissao ao FCP e de sentar ou nao ao lado de PC.
Isso são coisas para mostrar á malta.

Pq qdo houve a possibilidade do Benfica institucionalmente desmarcar-se do que quer que seja, ficou bem provado o vazio das vossos principios.
Ou o Benfica não apoiou Fernando Gomes, ex-administrador da SAD para a presidência da FPF?

Anónimo disse...

Foda-se, nem sei porque me dou ao trabalho, mas cá vai.

Escrevi isto, nesta caixa de comnentários: "Estamos a falar do SCP, quando se fala aqui do SLB critica-se exactamente o mesmo: os apoios a gente corrupta no topo."

Outra coisa, quando dizes "ficou bem provado o vazio das vossos principios."

Os vossos? Mas estás convencido que eu represento os dirigentes de um clube de futebol (ou que eles me representam a mim?)?

"Andávamos nós a falar do sistema há unos anos atrás e e fomos logo apelidados de calimeros.

MAs agora afinal, não temos coragem para denunciar a corrupção no nosso país?
Fantástico!!!"

Eu nunca disse que o SCP era calimero. E não disse que não tem coragem de denunciar a corrupção do país. Referia-me apenas à do futebol. E disse que se quiserem um SCP campeão vão ter de lidar com a corrupção (o que não tem um caralho a ver com dizer-se que não tem coragem para a combater).

"E dps nao venham com historias da atitude submissao ao FCP e de sentar ou nao ao lado de PC.
Isso são coisas para mostrar á malta."

Venho com factos, não são histórias.

Para finalizar, porque tenho a sensação que não estás ou não queres entender um cu do que estou para aqui a escrever, escusas de falar do SLB e dos seus dirigentes, porque este post foi escrito por um sportinguista e é sobre o SCP.

Se um gajo critica o SCP é porque acha que no SLB é que se fazem bem as coisas?!

Os dirigentes do SLB e as suas políticas desportivas e financeiras já aqui foram discutidas (e quase nunca favoravelmente) vezes sem conta.

Eu acredito que tu és capaz de perceber isto que acabei de escrever. Não me desiludas, rapaz!

Pulha Garcia disse...

J,

o Benfica apoiou Fernando Gomes como outros clubes apoiaram a pessoa em causa, na candidatura individual a um cargo. Em momento algum esteve em causa apoio ao FCP, enquanto entidade colectiva. Quanto ao resto que escreves, muita raiva, pouca objectividade, muita falsidade no abstracto, pouca lucidez no concreto ... reflecte o próprio estado do Sporting. Há muitos Sportinguistas que admiro: Pedro Baltasar, Vicente Moura, Carlos Lopes, o saudoso Vítor Damas e vários outros. E depois há adeptos que como tu, misturam os assuntos, preferem pensar que o Benfica é que é o grande responsável pela corrupção na arbitragem em Portugal, que o Vieira é como o Pinto da Costa, etc.

Anónimo disse...

"o Benfica apoiou Fernando Gomes como outros clubes apoiaram a pessoa em causa, na candidatura individual a um cargo. Em momento algum esteve em causa apoio ao FCP, enquanto entidade colectiva."

Completamente em desacordo. O SLB apoiou a candidatura de um gajo que fez parte daquele sistema que pudemos confirmar nas escutas.

Além das facturas (não é preciso explicar-te que a idoneidade deste gajo é coisa nula, pois não?), conviveu diariamente com aqueles que condenamos.

Não há aqui volta a dar, Pulha. LFV apoiou um dos rostos da máfia que tanto critica. Ah, e com óptimos resultados, não achas?

Enfim.

Pulha Garcia disse...

Luís,

se me perguntas se eu, na minha qualidade de benfiquista com 25 anos de sócio e lugar cativo no estádio, concordo com o apoio à candidatura do Fernando Gomes, a minha resposta é a mesma que a tua. Sou contra qualquer apoio a malta dessa estirpe e não se vê como se pode melhorar o estado do futebol Português com estes "majores wannabees".

Contudo, acho que o LFV - que apesar de bom gestor de empresas e até um presidente a quem devemos muito, tendo em consideração o estado em que encontrou o clube, é um gajo que de bola não percebe grande coisa - achou que o Fernando Gomes era a pessoa (sublinho: "pessoa") certa para o cargo. Como eu disse, nunca esteve em causa o apoio ao clube que paga putas a árbitros para ganhar campeonatos.

J. disse...

Sim, a objectividade aqui é muita!
Apoiamos a pessoa mas não o que significa ou de onde vem.
Deve ser certamente pq LFV não percebe muito de bola...minha nossa!
É como o Luis diz, nem sei pq é que me dou ao trabalho.

Qto a ti, Luis, se achas que o teu clube não é nenhum exemplo de luta contra o sistema, tal como eu, pois olha deixa-nos momentaneamente preocupar com outras coisas, pq isto em Alvalade não está nada fácil.

Antonio Silva disse...

O LFV, condenado a 20 meses de pena suspensa por roubo, apoia um dos rostos da "mafia". haha

Pedro disse...

O J., padece daquele "mal" de que ninguem pode falar mal da "familia" dele sem ser ele próprio. Ele sabe que o sporting está no abismo mas é incapaz de encaixar q isso seja dito por um benfiquista. Se fossem só sportinguistas a discutir até diriam pior do que nós. ☺

E depois, colar a opinião de alguém como o Luis aos actos de Vieira só pode ser mesmo o desespero lagarto a falar...☺☺

Anónimo disse...

Pedro, o J. padece de vários males, e isso é fácil de constatar com dois ou três comentários que fez. Mas enfim, ainda me meto nisto não sei porquê.

J. disse...

O curioso é que sou eu aqui que padeço de vários males e tem que ser o Luis e o Pedro.

J. disse...

a descobrir isso.
:-)
Sintomático!!!

Pedro disse...

Somos os mais lúcidos pelo que isso é natural.
☺☺☺

Carlos disse...

J.
Quais " erros do jogo anterior em beneficio descarado do FCP "?
http://3.bp.blogspot.com/-7x6TVjiA0Uk/UHX_shKt_NI/AAAAAAAAJHY/TCZzorGZ_9I/s400/FCP-SCP_CruzSantos_abola_09-10-2012.jpg

Peyroteo disse...

Ao Cruz dos Santos só faltou uma coisa. Ver as imagens dos lances...

Tasqueiro Emigrante disse...

O Dia Seguinte sem o RGS é outra coisa...o ar até parece mais limpo e imparcial...