quarta-feira, março 13

Alianças.

Sobre a sempre tão falada "aliança" entre Sporting e FCP, fica aqui um excerto de uma entrevista publicada no Record, de dia 15 de Fevereiro de 2006:

"Havia um projecto com o FC Porto que era muito prejudicial para o Sporting. Era mesmo inqualificável. Insurgi-me num Conselho Leonino e numa assembleia geral. Era um projecto gravíssimo que só podia sair da cabeça de um indivíduo sem responsabilidades. José Roquette dizia que era um projecto válido, porque era a única maneira de Sporting e FC Porto estarem sempre representados na Liga dos Campeões."

Quem disse? João Rocha, ex-presidente do Sporting, recentemente falecido.

15 comentários:

J. disse...

Que grande confusão anda para aí.
2006?
Roquette foi presidente em 1996.
Estava a falar das SAD´s???
não percebo.

Sinceramente, não acho que haja ou tenha havido qq aliança com o FCP.
A haver algum negócio que prejudicou o Sporting e beneficiou o Porto, era só mais uma prova da incompetência que houve em Alvalade e nao nenhuma orientação estratégica.

Com o Benfica era impossivel fazer qq tipo de negócio, dado a forma como o vosso presidente se refere ao Sporting smp q tem oportunidade.

Pedro disse...

Ó J., a entrevista é que é de 2006.

"dado a forma como o vosso presidente se refere ao Sporting smp q tem oportunidade."

Só por curiosidade, que "forma" é essa?

Jorge Borges disse...

A táctica do pinto da Costa sempre foi a mesma: dividir para reinar, fazendo "alianças" pontuais com A, B ou C sempre em proveito próprio
Isto não é uma crítica ao Pinto da Costa, bem pelo contrário, apenas sabe aproveitar-se de alguns asnos.

Cantinho do Morais disse...

Pois, parece que não foi o Sporting que aproveitou esse "projecto válido". Basta ver quem é que estão "sempre representados na Liga dos Campeões".

E ainda há quem esteja surpreendido com o enorme fosso que existe no Futebol Português.

Também existia uma aliança entre o Sporting e um outro grande clube nacional, onde até se escreveu um Manifesto para acabar com o sistema e pela verdade desportiva. Mais uma vez a facada foi para as costas leoninas e o outro clube foi quem se aproveitou do "manifesto".

outras palavras chave: Atlético Madrid; Braga e Zaragoza;

Pedro disse...

LOL

Anónimo disse...

J., as palavras são claras, mesmo que tu insistas em não as entender. E não são minhas, são daquele que é considerado por muitos sportinguistas como o melhor presidente de sempre. Vamos dar-lhe algum crédito, ok?

Cantinho, o que estas palavras dizem nada têm a ver com o que referes. Esta seria uma aliança "podre", com o intuito de prejudicar um terceiro clube (Benfica) e que, ao mesmo tempo, prejudicava ao próprio SCP.

Essa aliança que referes seria feita às claras e teria um objectivo nobre.

Mas o melhor é leres a entrvista toda porque não me parece que tenhas percebido bem o que é que o João Rocha disse.

Cantinho do Morais disse...

"Essa aliança que referes seria feita às claras e teria um objectivo nobre."
Claro que teria (e teve) um objectivo nobre, deu uma Liga ao Benfica e retirou uma outra ao Sporting. Mais nobre que isto não há.

O que eu disse, "as palavras são claras, mesmo que tu insistas em não as entender", é que o Sporting, se tem (ou teve) alguma aliança com o Porto não tirou rendimento desportivo dela.
Agora o que é claro é que há (sempre houve) uma aliança Viera - Pinto da Costa (atenção, eu não disse Benfica e Porto), com os peões do costume e, outros de ocasião (Orgãos Federativos; Seleccionador Nacional; APAF; Jorge Mendes, Salvador, Comunicação Social, Atlético Madrid).
O fosso está construído e quem divide receitas da Champions são os do costume.
Estes senhores estão a enriquecer (reforço, senhores e não os clubes) mas a matar o futebol português.

Pedro disse...

E assim se explica muito do pq do sporting estar como está.
Por mim tudo bem.
:)

Anónimo disse...

Isso é demasiado disparate junto, desculpa lá.

Cantinho do Morais disse...

Estás desculpado. Cá estaremos.

Pedro,

Obrigado pela tentativa de Ensaio sobre a Lucidez.
Mas eu também não esperava que aceitassem tão bem aquilo eu disse, afinal vocês acham que Jesus está a fazer um mau trabalho, ou deveria estar a fazer melhor. O vosso patamar de compreensão é demasiado elevado.

Leão de Alvalade disse...

O Sporting tem adversários e inimigos mas muitas vezes os seus dirigentes e muitas vezes os adeptos não sabem fazer a distinção.

No funeral de João Rocha houve um clube grande que se fez representar ao mais alto nível e outro que, se não estou em erro, nem condolências enviou. Isso devía-nos dizer alguma coisa...

Anónimo disse...

Cantinho, quem não aceita o que o João Rocha disse és tu, desculpa lá.

Quem é que ficou sem ir à Europa e quem é que ficava sempre à frente de quem?

Eu percebo que seja difícl admitir o óbvio, por ser tão disparatado. Mas o João Rocha di-lo com todas as letras: o SCP aceitou ser subalterno do FCP, desde que isso implicasse ficar por cima do Benfica.

Aliás, isso nem é o mais importante destas palavras: o mais importante é mesmo perceber que os dirigentes do Sporting preferiram ferir o próprio clube onde nunca ele deve ser ferido: na dignidade.

Sobre JJ, é tudo uma questão de expectativas: com os plantéis que tem (os mais caros de sempre, só para recordar) deveria apresentar melhores resultados. E, às vezes, nem se trata de vitórias. Às vezes trata-se de ser humilde, só.

Leão, não entendi o teu comentário. Podes explicar, pf?

Miguel disse...

As palavras de João rocha terão de ser contextualizadas, no máximo, no presidente em vigor na altura que teria lesado (nesse caso) a instituição para a qual devia procurar a excelência. João Rocha não foi o unico a falar sobre isso.

O post, ao começar com a frase inicial, generaliza a "aliança" fora desse âmbito, o que é naturalmente errado. João Rocha, Sousa Cintra, Dias da Cunha, entre outros, foram presidentes normalmente afastados do FCP.

Penso que o leão de Alvalade se refere ao facto do Benfica ter apresentado condolências ao passo que o Porto não o terá feito. Rivalidades passadas poderão explicar alguma coisa.

Filipe disse...

Nesse mesmo artigo o Rocha acusa o Roquete de ter ganho 20 milhões numa operação ilegal com o Totta. Não havia amor entre os dois homens. Infelizmente nunca precisou exactamente que raio de acordo era esse.

Olha desta vez o árbitro não validou golos à Proença e o FCP acabou por perder.

LG disse...

é preciso contextualizar as declarações de Joao Rocha, porque a relação dele com Roquette não era famosa.

Para além disso, houve uma AG do Sporting em que Roquette disse que tal aliança tinha sido proposta pleo Porto,mas que ele tinha recusado.
A mesma AG que JRocha refere na entrevista.