segunda-feira, setembro 24

Correio dos Leitores: Índia Campeã do Mundo



Sabendo que o SectorB32 é um blog dedicado ao futebol, não podia deixar passar um resultado registado num outro desporto, pouco (ou nada) popular em Portugal (e fora da Commonwealth). Falo do cricket. Hoje jogou-se a final do torneio mundial, em versão 20x20. E o campeão do Mundo é a Índia!

O resultado final foi 157/5 para a Índia contra 152/10 do Paquistão. Isto quer dizer que a Índia conseguiu registar 157 runs tendo visto 5 batedores eliminados, contra 152 runs e 10 batedores eliminados do Paquistão. O formato definido para este torneio mundial faz com que os encontros sejam bastante curtos em duração, algo que era alvo de gozação por todos aqueles que não entendem nem seguem o desporto. Desta forma, o nome 20x20 (twenty twenty) significa que cada equipa terá 20 overs para lançar, sendo que em cada over se lança 6 vezes. Isto quer dizer que no máximo haverá 120 lançamentos.


Cada equipa apresenta 11 jogadores e a equipa que bate a bola, tem simultaneamente 2 batedores em campo. Cada vez que a bola é batida para além dos limites do campo e sem tocar no chão, são atribuídos 6 runs. Se a bola ultrapassar os limites tocando no chão, serão 4 runs.
Aos que lançam, o objectivo é eliminar o adversário. Isto pode acontecer acertando com a bola nos 3 pinos (stumps) colocados atrás do batedor, apanhando a bola após a batida e sem ela tocar no chão (catch) ou provocando um LBW (leg before wicket) em que o árbitro aplica falta ao batedor por impedir com a perna que a bola atinja os pinos.

Mais regras existem, mas o fundamental é isto. Para o fim, como descendente de uma família indiana que sou, VIVA A ÍNDIA!

Pelo nosso leitor VIP

Sem comentários: