quinta-feira, setembro 6

De milagre em milagre...

Bem sei que este é um 'blog' de futebol, mas permitam-me que dedique este 'post' à minha outra modalidade preferida, que tive o privilégio de praticar entre os 11 e os 27 anos de idade, exaltando a enorme façanha da selecção nacional de basquetebol. Já tinha sido um feito a qualificação para o Europeu, mas agora Portugal consegue estar entre os 12 melhores do Velho Continente, superando (para já) a Letónia, a Polónia, a República Checa e, pasme-se, a poderosa Sérvia, herdeira da melhor escola de basquete europeia.

Numa competição em que abundam jogadores da NBA e das melhores ligas europeias, habituados às grandes competições e à pressão que tal implica, o nosso país apresentou-se com atletas que competem no campeonato português, nas ligas secundárias de Espanha ou em Angola. São evidentes as limitações físicas desta selecção e não pode negar-se que há algum défice de qualidade, bem visíveis nas claras derrotas diante de Espanha e Croácia. Mas há que destacar o enorme esforço dos jogadores e o brilhantismo do triunfo frente aos letões. Muito me surpreenderam jogadores como Mário Fernandes e Jorge Coelho!

Agora, tudo é ainda mais complicado. São apurados os quatro primeiros de cada grupo, o que significa que Portugal terá de suplantar, pelo menos, dois. Só que os resultados da primeira fase contam, pelo que Croácia e Rússia começam já com duas vitórias. É possível superar Israel, que até ficou atrás de Portugal na fase de qualificação, mas os outros adversários são a Espanha, campeã do mundo, e a Grécia, campeã da Europa. Aguardemos.

PS - Não deixa de ser paradoxal que este êxito surja numa fase em que a nossa liga profissional vive afundada em problemas, sem saber sequer se consegue reunir o mínimo de oito clubes para a edição de 2007/2008.

Sem comentários: