domingo, setembro 16

Selecção. SLB.

Infelizmente não tenho podido "postar" com a frequência desejada e, para mais, os três últimos "posts" desapareceram por completo depois de escritos, o que me deixou tão frustrado como o SLB de Fernando Santos me deixava. Por tudo isto, este, vai ser longo.

1. A Selecção falhou duas vezes. Se contra a Polónia mostrámos capacidade e força para dar a volta ao jogo, já contra a Sérvia pouco ou nada se viu. O primeiro empate foi injusto para nós, o segundo, mesmo jogando pior, ainda mais injusto foi. O argumento do "não vale a pena discutir o erro do árbitro porque não jogámos nada" não cola, nem pode colar. Muito menos o argumento do "escreveu-se direito por linhas tortas". Isso é que mata o futebol. Obviamente que o erro faz parte mas, justificá-lo como forma de uma "justiça cega" parece-me demasiado ingénuo. Se discutimos quem jogou pior, não podemos deixar de discutir um resultado falso, conquistado à custa de um erro grosseiro. Quando isso acontece, no contexto do futebol, não se pode falar em "justiça".

2. Scolari errou. Teve uma atitude fraca mas, na minha opinião, uma atitude perfeitamente compreensível. Foi provocado e reagiu. Deve ser penalizado por isso, mas nunca demitido. Aliás, uma tentativa de agressão, em resposta a uma provocação, tem, necessariamente, atenuantes. A menos que queimem o provocador na fogueira como castigo. Nesse caso, Scolari deve ser demitido.

3. Deco continua a mostrar que não merece vestir a camisola das "quinas". É um ultrage ver o frete que faz. O culpado? Scolari, obviamente. Para piorar as coisas, vi uma equipa que perdeu a postura quando não devolveu a bola aos sérvios. Bem sei que o "fair-play" nestes casos, por vezes, é beneficiar o prevaricador (que simula uma lesão) mas, se momentos antes, ainda com a Sérvia a perder, nos devolveram a bola numa situação idêntica, exigia-se, no minímo, que retribuíssemos o gesto. Bosingwa fez um fantástico jogo.

4. Boa vitória do SLB contra a Naval, que não mereceu perder por três. Rodríguez foi o homem do jogo, fez quase tudo bem. Di Maria é talentoso mas falta-lhe o último passe. Parece deslumbrado. O argentino tem de continuar a jogar, assim como Rui Costa, que insiste em maravilhar-nos com golos fabulosos. Quim, Léo, Katso estão num bom momento de forma. Gomes fez o seu melhor jogo da época e foi extremamente mal servido. A lesão de Petit e o não regresso de Luisão faz-me ficar bastetante apreensivo para o embate de Milão. Acredito nesta equipa, mas enquanto não estiverem todos disponíveis, não vai ser fácil.

5. O árbitro esteve bem. Aliás, penso que foi das melhores exibições que alguma vez vi. Se errou numa falta foi muito. Parabéns.

6. Camacho trouxe alegria, garra e disciplina. A comparação imbecil que continua a ser feita com Fernando Santos só serve para comprovar o desgosto que foi para alguns adversários ver o "mister" Santos voltar à Grécia.

Sem comentários: