segunda-feira, novembro 12

Goleada

Contra as expectativas mais optimistas, o Benfica goleou hoje o Boavista. Uma goleada à moda antiga. Digamos que foi o acerto de contas com o jogo da época passada.
Mas nem por isso os benfiquistas deixaram de sofrer. Até ao golo do Boavista, embora em vantagem o Benfica demonstrou todas as fragilidades que tem vindo a evidenciar ao longo da presente temporada: mau controle de bola, dificuldades nos ultimos metros, permissividade do meio campo.
O Boavista da primeira parte jogou olhos nos olhos com o Benfica, e causou enormes calafrios à defensiva encarnada. Por sua vez, Cardozo, hoje na 1ª oportunidade que dispôs atirou a contar, depois de uma boa jogada de Nuno Gomes e Rui Costa.
A 2ª parte começou com a mesma toada até à expulsão infantil de Zé Kalanga. Ainda na 1ª parte este jogador dominou a bola com o braço tentando ludibriar o árbitro, mas como em Portugal as regras não são para serem aplicadas este perdoou-lhe logo ali o 2º amarelo.
O Boavista empatou logo a seguir, depois de uma arrancada imparável de Mateus que entregou a bola para Jorge Ribeiro marcar.
Ao contrário de outras vezes, a partir daqui o Benfica empolgou-se e foi para cima do adversário, fazendo 30 minutos de grande nível, que resultaram em 5 golos. Pese embora ainda seja de contabilizar uma bola no poste da baliza de Quim.
Houve tempo para o Ricardo Silva ter uma entrada assassina sobre Cardozo, que passou impune, e para Bergessio falhar um penalti, tendo, quanto a mim assinado a sua carta de dispensa.
Rui Costa, Léo, Luisão, Rodriguéz e Nuno Gomes em grande nível. Maxi (apesar do golo) e Luis Filipe, com o rendimento abaixo dos companheiros.
Binya mostrou outra atitude dentro do campo. Hoje preocupou-se mais com com a bola que com as pernas dos adversários. Espero sinceramente que seja para continuar, e que as imagens do lance que protagonizou em Glasgow o tenham sensibilizado. Se eu mandasse ele hoje não tinha jogado, mas...
O resultado é moralizador e deve ser festejado, mas é bom que os jogadores e os adeptos não se esqueçam das dificuldades encontradas e todos estejamos conscientes das limitações desta equipa.
Quanto ao trabalho do árbitro, deixo os comentários para aqueles que esta semana encheram a boca com: "o Benfica está a ser levado ao colo". Apenas digo isto: a favor do Benfica só contabilizei a não amostragem do cartão amarelo ao Maxi por ter jogado intencionalmente a bola com o braço. Mas que o Jaime Pacheco tem uma lata enorme em se vir queixar, lá isso tem.
Encurtamos distância para o líder, o tal "super-Porto" que se deixou empatar a 6' do fim , quando tinha uma vantagem de 2 golos perante o Estrela. Afinal já estão a 4 pontos...
Ganhamos vantagem ao rival que foi cilindrado em Braga.
E agora são mais 2 semanas a penar sem Liga...

Sem comentários: