domingo, junho 8

Euro 2008 - Dia 1

O Euro não podia ter começado pior para a anfitriã Suiça. Derrota e perda do seu avançado de referência. O Suíça - República Checa foi um jogo fraco, quase sem emoção e pouco bem jogado. Apesar de ter apostado na vitória dos suiços devido apenas ao factor-casa, não é menos verdade que a República Checa me surpreendeu pela negativa, que, muito embora tenha vencido o desafio muito pouco fez por isso. Em abono da verdade o empate teria sido o resultado justo, sendo que a Suíça acabou por ter mais e melhores oportunidades para vencer. Valeu aos checos a trave, alguma azelhice dos suiços, e Petr Cech.

No 2º jogo do dia, a nossa equipa entrava em acção perante a Turquia. Portugal entrou bem e dominou o jogo todo. Os turcos foram quase sempre inofensivos para a baliza do Ricardo. Podiamos ter chegado ao intervalo já em vantagem, mas a sorte (e a ponta da luva do guarda-redes turco) não permitiu. Faltava traduzir em oportunidades claras de golo o domínio exercido.
Na 2ª parte entrámos com disposição de marcar e o golo surgiu numa excelente jogada do Pepe que finalizou à ponta de lança. Entretanto o Nuno Gomes acertou 2 vezes no ferro. A Turquia acusou o golo. Portugal abrandou o ritmo. Daí até final bastou controlar e tentar lançar os contra ataques aproveitando a velocidade do Ronaldo e do Nani, entretanto entrado. O 2º golo é o cuminar de uma boa joagda de equipa.
De entre Pepe, Moutinho, Deco e Bosingwa, com alguma injustiça para os outros, destaco como melhor jogador o defesa direito. Esteve quase impecável a atacar e defender. De resto hoje, os jogadores portugueses estiveram todos em bom plano.
Uma palavra ainda para a arbitragem: entradas duríssimas sobre o Simão e o Nani não sancionadas convenientemente. Se Sobre o Simão até se pode entender a exibição do amarelo, uma vez que foi o português que tirou a bola quando o turco se preparava para a pontapear não havendo intencionalidade, já a entrada sobre o Nani é para vermelho directo e castigo exemplar ao jogador, que não partiu a perna ao Nani por sorte.
Metade está feito, e uma vitória dia 11 coloca-nos nos quatros de final. Contudo é preciso prudência, pois a Turquia não é das equipas mais fortes. Acho que as palavras do Cristiano Ronaldo foram um pouco insensatas no final do jogo, mais a mais vindas de um dos capitães. Há motivos para sorrir e festejar, mas manter também os pés assentes no chão, e manter a atitude demonstrada hoje.

Para amanhã, prevejo a derrota da outra anfitriã ante a Croácia. Mas o jogo do dia vai ser o Alemanha-Polónia.

Sem comentários: