terça-feira, junho 24

Ob-la-di, ob-la-da life goes on...

Se bem que um pouco "agayolado", o tema da série com o mesmo nome dá o mote para o meu post. Pois é, a vida continua e é agora o futuro treinador da selecção e o os novos craques dos nossos clubes que nos prendem a atenção.

A seguir ao anúncio do Chelsea, que garantia a contratação de Filipão, vários nomes me passaram pela cabeça para suceder ao futuro vinicultor, entre eles, dois davam-me perfeitas garantias de um excelente trabalho.

Pelo critério do perfil que é capaz de ganhar grandes competições (porque já o provou) o italiano Marcelo Lippi foi o primeiro a ter lugar no meu imaginário. O segundo foi um senhor holandês de 60 anos que transforma as equipas com competência para a prática de um futebol que é eficiente, com bola e sem bola, e muito, mas muito, agradável à vista. Convem dizer que os dois são praticamente impossíveis e que o sucessor andará longe destes dois nomes que, sem dúvida, reuniam as minhas preferências para ver gorados os erros infantis que Felipão cometeu.

Mas o futebol não acaba em Hiddink nem em Lippi. Pekerman é um dos nomes (que não me passou pela cabeça) que vi apontados à selecção durante a semana e que não me desagradaria de todo. O argentino seria capaz de reestruturar o futebol jovem das selecções (que muita falta faz) e seria também capaz de criar, pela sua própria cabeça, um modelo de jogo vencedor. Se bem que não há treinadores perfeitos e Pekerman deu prova disso no último Mundial ao perder de forma descabida contra a.... Alemanha.

Quanto ao facto do treinador ter que falar português, considero-o extremamente descabido. Que o aprenda posteriormente é uma coisa, agora estarmo-nos a confinar ao lote de treinadores que fala a lingua de Camões é estarmos a reduzir as chances de um dia ganharmos alguma coisa de importante.

Quem eu não quero é Rijkaard!

Por cá, continuam as movimentações de mercado e são às dezenas os nomes apontados aos clubes.

O Porto voltou a (tentar) confundir tudo e todos com a contratação de Rodriguez, roubando o segundo melhor jogador do Benfica da época passada e como o primeiro já se encontra a trabalhar noutras funções... o rombo foi forte para os lados da Luz, o que nunca é mau para os meus lados.

Rodriguez é um jogador raçudo, bom tecnicamente e que virá trazer muita qualidade às faixas portistas, mais garra e determinação. Espero que desta assente definitivamente, pois as saidas em litigio com os seus antigos clubes não são bom prenúncio.

Segue indefinido o destino de Lucho e Quaresma mas já não tenho dúvidas de que sairam, para onde e porque valor não sei, mas aposto em 20 milhões para o argentino e 30 e picos para o extremo.

Vai regressar o número 10 ao dragão, não o da camisola, mas o do terreno de jogo. Valdivia e Guarin estão apontados ao FCP, o que é do meu agrado visto que Lucho, apesar de cumprir bem a função não tem a intensidade de jogo que estou habituado a ver num jogador que faz aquela posição. Venham de lá esses craques que jogam e fazem jogar.

Talvez fosse bom os benfiquistas interrogarem-se porque continuam a saber de todas as movimentações dos seus dirigentes. Será bom saberem que R. Costa falou com Eriksson? Será bom saberem que Rui Costa seduz jogadores através de carta antes da contratação estar consumada? A meu ver corre-se um risco que pode afectar a credibilidade. Esse continua a ser um problema na Luz, mas pelos vistos andam demasiado ocupados a tentar ir à champions por outros meios do que em resolvê-lo.

Sem comentários: