terça-feira, junho 3

FC Porto na Liga dos Campeões? Não

Depois de abrir um processo disciplinar, a UEFA decidirá amanhã se o FC Porto, condenado pela justiça desportiva portuguesa, com decisão transitada em julgado, por tentativa de corrupção, poderá participar na Liga dos Campeões de 2008/2009. Inicialmente, apoiados sobretudo na opinião de José Manuel Meirim - cujos argumentos nunca me pareceram fazer sentido -, os portistas denotavam optimismo. Nos últimos dias, começou a passar a ideia de que, afinal, poderia estar-lhes reservada uma má notícia. Já há inclusive 'blogues' e jornais que, baseados em informações fidedignas, asseguram que os portistas não participarão mesmo na principal prova de clubes do futebol europeu. Como não disponho de fontes privilegiadas, desconheço a decisão da UEFA, a qual, convém lembrar, estará sujeita a recurso. Mas tenho a minha opinião: de acordo com os regulamentos, o FC Porto não deverá participar na próxima Liga dos Campeões Europeus.

A visão maniqueísta das coisas revela-se, muitas vezes, simplista. No entanto, não é difícil descobrir quem têm sido os maus no futebol português nas duas últimas décadas. Alguns deles foram finalmente condenados. Em casos de 'lana caprina' quando comparados com as patifarias que protagonizaram. Mas também Al Capone apenas foi condenado por crimes fiscais. Foram condenados, não recorreram da pena, assumindo a sua culpa, e é isso que importa. A UEFA tem, pois, uma óptima oportunidade para assumir que não gosta de batoteiros, que não quer gente trapaceira a disputar as suas provas. Mesmo que possamos pensar que nem tudo é límpido no reino do futebol europeu, é importante que não fique a ideia de que a UEFA pactua com tudo.

Dizem que tal será mau para o FC Porto, mas também para o futebol português. Discordo desta segunda ideia: o mal não é saber-se lá fora que aqui há batoteiros; o mal é haver batota. Que ao menos se demonstre que há interesse em combatê-la. Aqui e na Europa. Já agora, nem sequer colhe o argumento de que, desta forma, se perde a equipa que mais pontos tem conquistado para Portugal. Nos últimos quatro anos, tanto o Benfica como o Sporting têm melhor 'ranking' do que o FC Porto. Espero, pois, que a UEFA faça justiça. Ainda que os beneficiados sejam os russos do Zenit...

Sem comentários: