sexta-feira, fevereiro 13

Qualidade vs Competitividade

Há quem defenda que a liga portuguesa está mais competitiva.
Há quem diga que a qualidade decresceu muito.
Eu acho que no cômputo geral a qualidade aumentou e a competitividade também.
Na época passada por esta altura, o Porto levava uma confortável vantagem sobre os opositores. À mesma jornada tinha mais 6 pontos, e 8 de vantagem sobre o segundo, o Benfica.
O Benfica tinha menos 1 ponto que hoje. O Sporting idem.
Pode-se concluir que o Porto está muito mais fraco?
e que o Sportinge o Benfica estão iguais?
Penso que não.
É verdade que o Porto não está tão forte. Não pelos motivos que o Jesualdo invoca (equipa nova, onde cerca de metade dos titulares - os mais importantes(Helton;Bruno Alves;P Emanuel; Meireles;Lucho;Lisandro - transitaram?), mas pela sua fraca qualidade como treinador.
Benfica e Sporting, apesar do número de pontos entre as duas temporadas não o espelhar estão mais fortes que na época passada.
Apesar da inconstância, o melhor Benfica desta época é melhor que o melhor Benfica da época passada, e o pior Benfica desta época é muito melhor que o pior Benfica da época passada... por enquanto (cautelas e caldos de galinha...).
Dos 3 "grandes" o Sporting é a equipa com menos oscilações exibicionais. Não atingiu performances exibicionais da qualidade dos rivais, mas também não desceu tão baixo como eles. A ausência de Liedson continua ter muito peso nos resultados.

Esta temporada temos (pelo menos eu tenho...) sido surpreendidos com um Leixões, um Braga, Nacional e Marítimo que se aproximaram muito do trio do costume. O Leixões para a Liga ainda não foi detrotado pelos grandes, e o Braga foi o que se viu contra Benfica e Porto. Mais 4 ou mesmo 6 pontos e estava lá na frente.
Até agora as grandes desilusões são o Guimarães, de quem esperava uma temporada de afirmação, depois da excelente campanha passada, e do Setúbal, que não consegue sair do sufoco financeiro, traduzindo-se dentro de campo, inevitavelmente.
Não sei se é impressão minha, mas há mais equipas a tentar jogar para além do resultado: Braga, Leixões, Guimarães, Naval, Nacional, Marítimo, ou mesmo o Rio Ave. Aos poucos as equipas vão deixando o "autocarro" em casa, e começam a encarar os "grandes", vide Trofense contra Benfica e Porto.
Treinadores como Jesus, Cajuda, Carlos Brito, ou José Mota vão ajudando a mudar as mentalidades.
Com 9 pontos a distanciar o 1º do 7º classificados, já na 2ª metade da temporada, pode-se dizer que está tudo em aberto.

Sem comentários: