quarta-feira, fevereiro 4

Quem sabe?

Costuma-se dizer muita vez por aqui "olha-me aqueles dois que juntos não fazem um". Pois bem, esta frase faz-me lembrar a equipa do Porto que vai entrar em Alvalade hoje à noite.

No futebol trabalho, método e rotina são tudo e, assim sendo, o que se pode esperar do Porto hoje à noite em Alvalade?

Poucas vezes outros factores se sobrepõem aos que enunciei acima. Algumas vezes a individualidade sobressai, mas convenhamos o colectivo é muito mais importante e sendo a individualidade a hipótese do Porto hoje à noite, não me parece que tenhamos grande sorte.

Assim sendo, "olha-me aqueles todos juntos que não fazem 11". Com trabalho, método e rotina talvez fizessem, assim não me parece.

O que vale é que o futebol tem capacidade de surpreender e não me achando senhor da certeza e da razão vou ver o jogo de logo à noite esperando obviamente que o Porto vença.

Analisemos as "hipóteses" do Porto:

Nuno - Guarda-redes mediano mas útil. Já demonstrou não ter estaleca para altas andanças, ainda assim, quem sabe pode sacar um bom jogo (Bem, isto quase que vale para todos).

Sapunaru - Mais uma das reticências do plantel. Quem será este romeno? Será bom jogador? O que viram nele? Bem, eu ainda não vi nada de bom, mas quem é que sou eu? Quem sabe, não me surpreende.

Stepanov - Um dos que me agrada, mas que teima em não pegar. Quem viu o euro de sub-21 em 2006 sabe que este pode fazer mais. É um caso de adaptação, ou melhor, falta dela. Só isso! Com um jogo de antecipação muito forte como a sua maior arma, espero que o sérvio faça um grande jogo hoje.

Pedro Emanuel - Se há jogadores de balneário, o melhor seria ficarem lá. Tou a ser excessivamente duro com o capitão que em determinadas alturas é útil em campo. Mas a verdade é que Pedro Emanuel não ganha um lance que seja. Ou faz falta, ou deixa ir. Epá, capitão, fazes falta ao Porto mas as pernas já não ajudam e ao menos termina o jogo de hoje. O pior é que se o termina deixa passar os Izmailov´s e Vuckcevic´s. Enfim...

Benítez - Ui Jesus! Epá, não me sai nada, vou só dizer que é fraquinho, muito fraquinho.

Madrid - Quem sabe? quem sabe? Aqui dou o beneficio da dúvida ao professor. Eu gostava mais do "Pélé" mas esse ao que parece não trabalhava. Ainda nem meia dúzia de treinos tem e já vai jogar a titular contra o Sporting. Mais uma para o capítulo das incógnitas.

Tomas Costa - Uma coisa é jogar com Lucho e Fernando ou até com estes dois e o "seringas". Mas assim, com Madrid e Guarín? hmm, não me cheira... mas quem sabe...

Guarín - "AHHH TRAPALHÂO!!!", este homem tem que se acalmar, se quer mostrar os dotes técnicos à plateia que vá para o circo. No futebol, começa-se por jogar simples e o resto, se lá houver, sai naturalmente. Mas como é colombiano ás tantas anda drogado. Tem bom remate e poder fisico mas tem que jogar mais fácil para ganhar confiança.

Tarik - Outra grande diferença. Quando jogava com os titulares podia-se exigir muito dele. Assim o que é que eu vou pedir ao marroquino? se calhar umas bolotas ou assim. Não é o mesmo Tarik e assim sendo mais valia jogar o puto para vermos se vale a pena.

Mariano - A inconsequência em pessoa! Aí vai ele todo lampeiro... mas não lhe sai nada! Esforçado, cheio de garra, hoje vai correr quilómetros e esperemos pela lei das probabilidades as excepções porque a regra é inconsequência. Hélder Barbosa, Vieirinha, Bruno Gama... e um caça-leões Pitbull inspiravam-me mais confiança.

Farias - Jogadores pequenos que só têm bom jogo de cabeça? epá não há muitos, porque normalmente não vingam e porquê? porque só sabem jogar de cabeça e são pequenos! Lá teve de ser o Porto a dar guarida a este tecla. Quem sabe não sai um centro baixo do trapalhão do Mariano...

Diogo Viana - Anda tudo entusiasmado com o extremo ex-sporting. Eu tenho a mania que sou daqueles que até pelo correr sei ver se são bons jogadores (o que é uma imbecilidade) mas este parece muito trapalhão. Vi muito pouco, mas não é nenhum Ronaldo. Logo se vê, logo se vê.

Rabiola - Deste gosto! Good vibes vindas de Guimarães, este parece-me matador. Queriam um Postiga que marcasse golos? O Rabiola parece-me exactamente isso, vai ser o futuro da selecção! Com mais tempo que análise que o Diogo Viana, tenho muito mais confiança no avançado mas a maioria disto é feeling. Não foi o Mourinho que disse que o Ricardo Costa ia ser o melhor central de Portugal? Mais fácil é o Rabiola vir a ser o melhor avançado de Portugal!

Do resto só posso falar do Ventura e mais vale nem falar sobre isso. Nunca teve mal o rapaz mas não me cheira, baixote e tal. Os outros Josué´s e afins epá não sei...

Como vêem... as hipóteses são remotas, mas quem sabe? E para todos os que falei mal que me calem!!

Sem comentários: