segunda-feira, dezembro 13

Crise!?Qual crise!?eu gosto é dos jogos dos Juniores, do Andebol e do Futsal

Falar em crise no Sporting é estar a ser redutor e pensar que o clube é só o futebol Sénior.
Nos Juniores andamos em primeiro, nos Juvenis e nos Iniciados também acho que por lá andamos.
No Andebol começamos mal, mas através de uma "supreendente" troca de treinador, começamos a recuperar e a escalar posições. No Futsal estamos na final four com possibilidades de disputar a conquista de um título europeu.
Assim que falar em crise em Alvalade é não dar importância ao resto que se faz de bom no clube.
É claro que pensando assim, o futebol sénior é só uma questão de tempo e esperar que venha algo de bom no futuro. Se nem tudo é mal feito em Alvalade e em tudo o resto lutamos por conquistar tudo(e esperamos conquistar tudo), porque raio naquilo que realmente interessa revelamos tão pouca ambição!?Será que Bettencourt, Costinha ou Paulo Sérgio não revelam o mesmo conhecimento que o departamento do futebol júnior, a secção de andebol, futsal ou atletismo?
Hoje a resposta mais fácil é dizer que não. Que Bettencourt pouco percebe de gestão ao colocar Costinha e Paulo Sérgio no Sporting sem que estes percebam minimamente o que é o Sporting.
Paulo Bento apesar de ter posto a equipa a equipa a jogar pouco á bola, tinha vindo dos juniores(onde foi campeão) e já tinha representado o clube. Pedro Barbosa foi dos jogadores que mais vestiu a camisola do clube nestas ultimas décadas. Ainda que se pudesse por em causa a competência destes dois, fazia sentido que lá estivessem.
Hoje faz algum sentido Paulo Sérgio e Costinha?
Descaracterizou-se o clube com apostas de risco e com pessoas pouco habituadas a estas andanças.
Faz então algum sentido então, que sejam estas mesmas pessoas capazes de tirar o Sporting de uma das piores crises das ultimas décadas?

26 comentários:

LMGM disse...

João, não há comparação entre a linha seguida nas modalidades e nas camadas jovens e o futebol sénior.

Repara só no nivel das aquisições do Futsal, Andebol e Atletismo, só e sempre os melhores atletas nacionais e quando recorrem a estrangeiros são mais valias para a equipa.

A nivel técnico então não há comparação, o Andebol troca um jovem promissor por um mestre internacional, o Futsal troca um histórico treinador pelo único técnico que lhe podia ser superior, no Atletismo são décadas sucessivas de treinadores do melhor que Portugal produz.

Nas camadas jovens, constroi-se uma estrutura de eleição com aquele que é reconhecidamente o melhor detector e gestor de talentos jovens nacional. Há uma competitiva agressividade no mercado de aquisição de jovens talentos e permanente crescimento na implantação de estruturas de captação em Portugal, África e EUA.

No futebol profissional a mensagem (e a acção) é que não se pode competir...
Porque será que não dá sucesso?

jamsilva disse...

"No futebol profissional a mensagem (e a acção) é que não se pode competir...
Porque será que não dá sucesso?"

Na mouche.
Este é o principal problema do scp.

O $$ é certamente muito importante, mas a vontade de transcender é mt mais.

jvl disse...

Completamente de acordo com o LMGM.

J. disse...

Excelente comentário LMGM, nada mais a dizer!!!

Miguel disse...

Na mouche LMGM! Muito bom!

Marco Morais disse...

Eu sinceramente acho que nas modalidades o Porto não rouba tanto e então corre tudo bem. =)Terá que ver certamente com isso:P

galvao99 disse...

As escolhas de Paulo Sérgio e Costinha veem na linha da escolha de Carvalhal.

Se há pouco dinheiro para se investir, que seja usado para trazer um treinador de capacidade e um director desportivo conhecedor do mercado e de futebol.

Senão é gastar em jogadores para os ver jogar em permanente subrendimento.

Lucifer disse...

Desconfio que essas areas de sucesso do clube são arreas em que o JEB nem se mete.

LMGM disse...

Marco, fala de futebol pá! :)

Agora a sério, um facto não invalida outro, a diferença de qualidade do trabalho desenvolvido em Alvalade nos últimos 40 anos não justifica a diferença de titulos que existe entre o Sporting e os seus rivais, principalmente o Porto.

O sistema existe e existiu e tem um papel fundamental na situação que o Sporting vive hoje.

Este facto não invalida os nossos erros, nem os vossos méritos, nem estou a dizer que o sistema é culpado de todos os anos de insucesso do Sporting.

Agora que atribuo aos dirigentes do Porto responsabilidade na degradação do futebol português em geral e do Sporting em particular. Sem a mais pequena dúvida!

Camisola10 disse...

É muito comum os lagartos repetirem a expressão "eles não percebem o Sporting" a propósito de tudo e de nada.

O Sporting não tem muito que perceber. A roda já foi inventada. No que concerne a futebol, o Sporting é um clube pequeno, com poucos adeptos (os jogos em casa chegam a ter 8000 espectadores), poucos títulos (presentemente no segundo maior jejum de títulos, logo seguido ao primeiro), pouco habituado a ganhar nos momentos que realmente interessam (CSKA, na Luz contra o Luisão, em Alvalade com o Patético de Madrid, etc).

Eu até acho que o Sporting, do ponto de vista de desporto nacional faz muito pelo interesse público (corta-mato, judo, bilhar, etc), mas em futebol o Sporting é patético e só tem a perder em se comparar a Benfica ou Porto. O Sporting nunca vai ter os adeptos, a grandeza e os títulos do Benfica. E o Sporting nunca vai ter a capacidade para ser um clube sujo e corrupto como o FCP (o mais que o Sporting consegue ser é cúmplice, calando-se durante o maior escândalo de corrupção do futebol nacional, para poder comprar metade do Postiga).

Metam na cabeça de uma vez por todas: o Sporting não é um grande. Um grande não vende um capitão para outro grande. Um grande não acaba um campeonato mais próximo do último do que do primeiro. Um grande não tem apenas um punhado de milhares de adeptos.

Na melhor das hipóteses, o Sporting é um histórico do futebol Português. E se os adeptos continuarem a atacar presidente (em quem votaram furiosamente), treinador etc, o futuro do Sporting é ser o novo Belenenses. Quando falta realismo e humildade, a verdade custa muito mais.

Ironicamente, se não fosse a ambição desproporcionada à realidade, de muitos Sportinguistas, a presente temporada até estava a correr muitíssimo bem. Vão à frente do Braga, Guimarães, Nacional e ainda estão nas competições Europeias.

Um abraço sincero a todos os Sportinguistas e votos de boas festas.

LMGM disse...

Fala quem criou o sistema e o deixou fugir entre os dedos.

Abraço e boas festas, que Jesus te valha...

LDP disse...

" Quando falta realismo e humildade, a verdade custa muito mais."

Qual foi a parte que nao percebeste, LMGM?

Anónimo disse...

Parabéns Camisola10, já há muito tempo que não ouvia uma burrice e um tamanho delírio concentradas num único comentário, é o Nobel dos comentários alucinados aqui no Sector, certamente, bravíssimo...

Eu bem assisto ao flagelo das drogas mas caramba, estás sempre a tempo. Olha, para que ainda possas aprender alguma coisa na tua vida de ignorância, fica a saber que o Sporting é um clube de tal grandeza, valores e pergaminhos, que nem devia ser pronunciado por palermas que nem respeito e educação aprendem em casa. Eu sei que há adeptos como tu no Benfica e noutros clubes, mas nem o teu clube merece tamanha estupidez e ignorância, é simplesmente demasiado cruel para a imagem institucional, entendes? Assim o Benfica vê-se colado à triste imagem que deixas e é difícil desligar-se da imagem de anedota no futebol nacional. Podem até pensar que são todos burros, mal-formados e delinquentes por aí, ok?

Nota: Um conselho de alguém compreensivo, ainda assim. Se foste vitima de abusos ou violência, se o teu pai te bateu logo após cada derrota que sucessivamente foste acumulando na Europa, há uma linha directa para poderes ligar e desabafar em privado, isso, sem ninguém saber, só não sei é se podes gritar SLB enquanto bates uma...

Anónimo disse...

nao quero entrar em polemicas mas o camisola 10 falou acertado, ha algum clube do mundo vendia o seu CAPITAO para o seu principal adversario? e impressao minha ou esta td doido?

uma boa noite..

Anónimo disse...

nao quero entrar em polemicas mas o camisola 10 falou acertado, ha algum clube do mundo vendia o seu CAPITAO para o seu principal adversario? e impressao minha ou esta td doido?

uma boa noite..

jvl disse...

Depois dos delírios na Centúria Leonino, somos agora brindados com os mesmos no Sector, por parte do Camisola10.

Falas em assitências mas no vosso jejum, chegaram a ter assitências piores que as que referes.
Falas de vender o capitão, quando o Barcelona vendeu o Figo ao Real Madrid.

Pode faltar-te clarividência mas imaginação não falta de certeza.

Visigordo disse...

JVL, ao menos dá-lhe o mérito de manter aquela postura paternalista como se alguém ainda passasse algum cartucho a tanta idiotice.
Quando um gajo continua a frequentar um espaço onde os próprios donos da casa já lhe disseram que não é bem vindo, só podemos estar perante algum tolinho que não tem noção da realidade onde vive.

Anónimo disse...

Não sei se aquela é mesmo a opinião do Camisola10 ou se a foi arrancar aos grilhões da imbecilidade.
Onde estava este "artista" antes do último campeonato?
Fala em "Falta de realismo e humildade" quando o seu clube vive das glórias do passado e foi campeão à conta das "poções de Felgueiras" do JJ (que só duram uma época) e de muita politiquice.
Ai se o CNAD não fosse um bando macaquinhos amestrados.

Pedro Almeida disse...

Só para lembrar que o Barcelona não vendeu o Figo, o que se passou é falharam as negociações para a renovação do contrato com o Figo e o Real Madrid pagou a totalidade da clausula de rescisão do contrato, o Barcelona não podia impedir que ele fosse para Madrid!
É bem diferente do que vender o capitão de equipa ao rival mais forte das últimas décadas, bem abaixo da clausula de rescisão!

jvl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jvl disse...

Pedro Almeida,

O SCP, não quis ou não conseguia manter o Moutinho. Vendeu-o a um rival. O resultado é o mesmo.

E o Barcelona poderia ter mantido o Figo, bastava ter revisto o seu contrato. Fiaram-se que ninguém pagaria a cláusula de rescisão e depois, foi o que se viu.

galvao99 disse...

jvl,

o Barcelona nao "vendeu" o Figo ao Real Madrid. Foi-lhe esbulhado à má fila.

E acredita nisto: se o Barcelona pudesse impedir que ele fosse jogar para o seu principal rival, nao só o faria, como o punha a treinar à parte do resto da equipa os anos que fossem precisos, perdendo dinheiro com isso.

É uma questao de principios, de valores, e há valores pessoais e colectivos que valem muito mais que valores financeiros.

O Sporting, ao vender ao seu mais forte adversario o seu melhor jogador, com maior margem de progressao, com mais mercado e, acima de tudo, capitão da equipa,perdeu dignidade.

E eu como Sportinguista falo e como Sportinguista sinto essa perda de dignidade.

david disse...

galvao. sentes tu e sentem todos os que aqui comentam, é duro é aceitar a realidade e isso é algo que está descrito lá acima e que alguns teimam em não querer ver unicamente utilizando palavras prejuriosas para com quem foi lúcido.

O Sporting é e será sempre uma grande instituição, não passa pela cabeça de ninguém o inverso, mas no futebol profissional passou a ser "uma equipa" um pouco acima dos Vitorias e dos Bragas, mas não muito.

Sobre os jejuns, convém perceber-se que as assistências de 4,5,6,7 ou 8 mil na Luz pouco tiveram que ver com os resultados mas com quem dirigia o clube e foi nas 2 últimas épocas, pois após o vigarista perder as eleições o Benfica continuou sem ganhar e o estádio estava sempre composto.

Anónimo disse...

jvl, nao é a mesma coisa vender e fazer o que o real madrid fez. nada mesmo..

e ja agora, ofensas gratuidas revelam e sinonimo de alguma coisa..

jvl disse...

galvao,

Se o Barcelona tivesse querido manter o Figo, poderia. Para isso, bastava ter falado com ele e renovado o seu contrato, colocando-o no mesmo patamar do Rivaldo. O que eles pensaram, era que ninguém seria capaz de bater a cláusula de rescisão.

Quanto ao Moutinho, espero que não tenhas assumido que fiquei contente com a venda dele ao fcp. Nem de perto nem de longe. Já dei a minha opinião sobre o Moutinho anteriormente mas apenas te digo isto:

por mim, teria ficado a treinar à parte até ganhar juízo ou acabar o contrato. O que chegasse 1º.

jvl disse...

anónimo,

"e ja agora, ofensas gratuidas revelam e sinonimo de alguma coisa.."

Completamente de acordo mas é o discurso habitual do Camisola10. Duvido que mude.