segunda-feira, dezembro 20

Notas sportinguistas!!!

Á espera da crónica dos jogos do Porto por parte do Marco e do Benfica por parte do Jorge ou do Iniesta, avanço já com umas notas soltas sobre o meu clube:

1) Wilson Eduardo. Confesso que não espero nada deste jogador depois de ter visto os minutos finas do Beira Mar-Sporting. No entanto, sem ser titular na maior parte dos jogos já marcou mais golos ao serviço do Beira Mar para o campeonato que a dupla titular do Sporting (Postiga-Liedson).

2) Renovações. Depois do escândalo da renovação com o Maniche, preparamo-nos pelo que pude ler, para renovar com o Postiga por 90 mil/mês. Tudo isto ao mesmo tempo que negamos esses mesmos números ao nosso actual capitão de equipa. Gerem-se muito mal as coisas em Alvalade!!!

3) Temos agora os "justiceiros" da Juve Leo a exigir maior atitude á equipa. Depois de Bettencourt, Costinha e Paulo Sérgio terem exigido mais antes. Se calhar o problema não é a atitude da equipa, não sei, mas se não ganharmos hoje quero ver o ambiente que estes mesmos "justiceiros" vão dar á equipa;

4) Por fim, Paulo Sérgio teve já o n-ésimo volto de confiança de Bettencourt. Por mim, já pouco temos a perder este ano. O mal está feito e agora é esperar pelo próximo ano para renovar esperanças que possamos estar onde deveriamos sempre estar. Só espero é que não se acorde qualquer reestruturação financeira ou fundo de jogadores que possam dar mais uns milhões a estes senhores, para desperdiçar no mercado de Inverno;

17 comentários:

Anónimo disse...

Vi hoje escrito que o PSérgio acha que a derrota com o Setúbal foi o momento mais negro da época. Pergunto: - Então os 13 ou 16 pontos dos porcos não faz disso um período negríssimo? Fdss..não há pachôrra...

Jmbb disse...

Esta é a pior equipa dos últimos dez anos.
A culpa é de todos, mas principlamente de quem dirige, que não soube criar um projecto coerente no futebol.
Todos sabemos que não temos as mesmas armas que o Porto e Benfica, mas como se diz quem não caça com cão caça com gato. Mas nem isso conseguimos fazer.
O Sporting tinha uma politica baseada na formação, na minha opinião muito bem. Mas de à um ano para cá decidiu inverter a sua politica com contratações de jogadores já numa fase descendente da sua carreira, jogadores acomodados e que não criaram nenhuma mais valia para esta equipa.
O mercado de contrações está mais dificil do que nunca, todos os clubes têm olheiros, vários são os paises com maior poder económico. Em muitos desses paises clubes de nível médio têm orçamentos superiores ao Sporting.
A formação é a única via.
O Sporting não pode mudar de politica desportiva ao sabor das vitórias e das derrotas.
Não basta dizer que se quer ganhar, isso todos querem.

Peyroteo disse...

1 - O Wilson Eduardo é tipo Lourenço. Mas, de facto, temos marcado poucos golos para as oportunidades criadas. Falta eficácia.

2 - Renovar com o Postiga é correcto. Talvez os números sejam exagerados mas com jogadores que já jogaram no estrangeiro, dificilmente podes esperar que ganhe o mesmo que o Carriço, que subiu da formação. Fez-se isso com o Moutinho e mesmo assim não foi suficiente.

3 - Durante o jogo devem apoiar. No fim, se tal se justificar, podem criticar à vontade. Dentro dos limites, claro.

4 - O Sporting não precisa de reforços de inverno.

J. disse...

Jmbb, olha que já tivemos equipas bem piores que estas...a do ano passado era pior, por exemplo.
Eu por acaso não acho que trazer jogadores experientes uma má política.Não podemos esperar que seja a Academia a resolver tudo.
O problema é que essa experiência deve ser uma mais valia em termos de conductas. Ter um azeiteiro como o Maniche não faz muito sentido. Mas já um Pedro Mendes...

jmbb disse...

A Equipa do ano passado pior que esta?
Não vejo um único jogador contratado que tenha sido uma mais valia regular esta época, mesmo o Evaldo que tem jogado os jogos todos, tem sido uma desilusão.
Nem vejo como Moutinho e Veloso não seriam titulares de caras nesta equipa.
Não é a academia que vai resolver tudo, mas trazer jogadores experientes mas desmotivados não interessa a ninguém.
Basta olhar para a politica dos nossos rivais.Que mais valias vamos fazer com jogadores como o Valdés, Pedro Mendes e Maniche?

J. disse...

Eu acho que em parte a boa época que o A.Santos está a fazer deve-se ao facto de haver outros "pesos pesados" no meio campo que ajudem o miudo a crescer.
Um pouco como aconteceu com o Moutinho quando tinhamos o Rochemback.

Peyroteo, dar 90 mil pela renovação do Postiga é outro escândalo.

Leão de Alvalade disse...

1- avaliar um jogador pelos minutos finais de um jogo, em que ainda por cima sai do banco, é redutor. Por exemplo, quem viu o Liedson desta época alguém diria que é um goleador?

2-Não ponho o Postiga ao nível do Maniche, mas é indiscutível que os jogadores da casa têm sempre dificuldades em ver reconhecido o seu valor, seja nas bancadas seja no recibo de vencimento.

3-Antes considerado um clube de elites, de forma algo mistificada, que nunca concordei, o Sporting entrega o diagnóstico dos seus problemas aos Ultra. Com os papéis completamente trocados a nível interno - todos somos precisos, mas cada um no seu lugar - não admira pois que o Sporting tenha reservado para si no campeonato um papel que não é o seu, longe do protagonismo que merece e todos lhe devemos.

4- Também concordo que pouco ou nada temos a perder este ano, mas temos o próximo ano para ganhar. Se se começasse hoje era bom, já que ontem já é tarde.
SL

Peyroteo disse...

Mas os jogadores contratados não têm de ser todos numa perspectiva de venda futura. Interessa é que rendam quando jogam. Eu prefiro ter um Maniche com 33 anos do que um Adrien que não tiraria o lugar ao Jumisse do Portimonense. Há que apostar na formação sim, mas em jogadores que podem acrescentar alguma coisa. O André Santos é um bom exemplo. E se o Fernando Santos tivesse olhinhos, também o Paulo Sérgio que está agora no Olhanense a fazer uma época muito boa, poderia ter constituido uma mais-valia.

J. disse...

1- LdA, o Liedson já está com 33 anos. Acho que é indiscutivel que o seu melhor período já lá vai. No entanto, não era uma critica ao levezinho. Era só mais para ver que um suplente do Beira Mar que até nem reconheço grande valor, tem maior eficácia que Postiga e Liedson juntos;
2-repito, dar 90mil ao Postiga para este renovar é um crime.
3-Acho que amanhã o Paulo Sérgio e o Costinha já se devem estar a arrepender de ter dado estas confiança.
4-Não acredito muito para hoje!!!

LMGM disse...

Estou de acordo com o Peyroteo, acrescentava só o seguinte.

1 - O Wilson Eduardo e o Lourenço servem para fazer o trabalho agora entregue a Saleiro, ser a moleta do ataque, não são nem serão jogadores decisivos ou estrelas mas são melhores que Tiuis, Purovics e afins. E ainda são mais baratos.

2 - Renovar com o Postiga é correcto. Depende do valor, sendo um sector onde o Sporting precisa urgentemente de reforço alguém tem de sair. Eu sacrificaria Postiga, não porque não tenha qualidade mas porque tem pouca eficácia.

3 - Obvio! Mas não só apoiar, também criar um ambiente adverso aos adversários (com ou sem maçãs podres).

4 - Concordo. Ia abrir uma excepção (o regresso de algum emprestado) mas ela já se configura, André Martins (de que gostei muito, pena a sua altura) e Purovic.

J. disse...

Que pouco respeito pelo Tiuí!!!
Deu-nos uma taça de Portugal num jogo contra o Porto. Quando foi a ultima vez que isso aconteceu!?

LMGM disse...

João, quem nos deu a Taça foi o Sporting, o Tiui materializou em golos o dominio nesse jogo, mas se o Wilson entrasse nos minutos finais desse jogo se calhar também era ele o heroi (e sem partir máquinas fotograficas).

Metralha disse...

Peyroteo,

esse comentário é engraçado. O Adrien que não tirava o lugar ao Jumisse, o W. Eduardo é o Lourenço e o Maniche aos 33 é que é.

E depois tinhamos de ter olhinhos para o Paulo Sergio da Olhanense... que se calhar era o Pereirinha do Fernando Santos.

Que coerencia...

Camisola10 disse...

Muitos Sportinguistas vibraram de alegria quando viram o Costinha manifestar orgulhosamente, sem que algo o justificasse, o seu anti-benfiquismo primário. Pouco importava que ele não tivesse qualquer experiência de director desportivo, ou que não tivesse qualquer passado ao serviço do clube, ou que até fosse associado a um jogador "à porto" ou seja, sujo, sem educação e cheio de manhas.

E o que é que aconteceu? sob a batuta do ex-jogador que quando marcava golos coçava os tomates para os adversários, o Sporting:

1) acabou um campeonato a 28 pontos do primeiro e não ganhou nada de nada em títulos, mesmo menores;

2) vai a 13 pontos do primeiro, sem qualquer possibilidade de ser campeão desde finais de Outubro;

3) renovou com o Maniche, o qual não corre apenas caminha, por um salário irreal para um clube na falência;

4) vendeu o capitão ao desbarato para o Porto;

5) criou um conflito com o Izmailov, um dos poucos jogadores com talento na equipa;

6) afastou o Carvalhal que estava a recuperar a equipa aos poucos (limpou o Everton, o FCP em casa, melhorou a capacidade de ataque da equipa, re-aproveitou Djalós, etc) e que só caiu perante o Atlético de Madrid e o Benfica campeão, para ir contratar um forcado sem qualquer experiência de um clube de topo;

7) Fez do Carriço, um jogador pouco mais que esforçado, o novo capitão;

8) Foi malcriado para um ex-presidente do clube, que lhe fez uma crítica perfeitamente legítima.

Daí que os Sportinguistas, que desde que o anti-benfiquismo esteja assegurado (Dias Ferreira, Costinha, Rogério Alves, etc) assinam de cruz qualquer merda que represente o clube de Alvade, mereçam muito bem o estado de coisas que se vive no futebol. Enquanto a grande motivação de um clube for a inveja a outro e ao que o outro tem, faz sentido esse clube continuar a existir? Será que o Costinha não é apenas mais um rosto de uma certa forma de estar no desporto tristemente frequente em Alvalade? Onde estão os Vítor Damas e os professores Moniz, que com classe e fair play atingiram a excelência?

Mais do que nunca, esta é uma altura para os Sportinguistas reflectirem. Olhando para dentro antes de olharem para fora.

Leão de Alvalade disse...

Peyroteo:

O Adrien, o Pereirinha, etc, etc.

A conversa é a mesma que já ouvia sobre o Nuno Valente,( o Varela e até sobre o Paulo Sérgio) e depois foi o que se sabe.

Peyroteo disse...

Metralha, é a minha opinião: O Maniche com 33 anos será sempre melhor que o Adrien, tenha este 20, 25 ou 30 anos. Por isso, interessa sempre mais ao Sporting ter o Maniche do que o Adrien. Também havia quem dissesse que o Adrien era melhor que o André Santos. Vê-se...
Sim, tínhamos de ter olhinhos para o Paulo Sérgio, como para o Varela e outros, tal como não devemos ter olhinhos para o Adrien, o Lourenço, o André Marques, etc. Não é preciso ver muitos jogos de um jogador para perceber se vai ser bom ou não. Resume-se essencialmente a oportunidades. Uns tiveram oportunidades mais que suficientes e nada mostraram. Outros entraram em dois ou três jogos e foram sentenciados para serem reconhecidos noutros clubes. O Sporting não tem sabido gerir isso muito bem mas há coisas que estão à vista de todos.

O Anti Lampião disse...

"'Stewards' são uma Gestapo dentro do clube"
Jorge Máximo