quinta-feira, dezembro 23

Ora repita lá outra vez?

Não vi a vitória do Benfica por 5-2, frente ao Rio Ave, mas apesar da época "desastrosa" que estamos a fazer, o certo é que temos apenas menos 3 pontos do que no ano passado, à mesma jornada. Portanto a linha ténue entre o "fanástico" e o "descalabro" está algures nesse intervalo de 3 pontos. Ok, já sei que marcamos menos e sofremos mais, mas o que interessa no final são os 3 pontos (o Braga tinha uma diferença de golos miserável comparado com a do Benfica e não foi por isso que deixou de lutar pelo titulo até à ultima jornada).

Finalizando o tema Benfica, e abrindo o tema dos vizinhos da segunda circular: foi contratado José Couceiro para Diretor Geral. Não comento isto, apenas deixo o tema aberto para quem quiser comentar, mas o que mais confusão me fez foi uma afirmação do JEB:

"Fica hoje concluída a reestruturação do grupo Sporting que se iniciou há cerca de um ano e pouco com aquilo a que designei com organização transversal de forma a harmonizar os custos da ineficiência de múltiplas barreiras."

Não sei se é por estar emigrado, mas não percebo o que quer dizer a parte sublinhada, alguém me pode ajudar? É que parece-me claramente uma tirada saida do Dilbert (por exemplo esta).

8 comentários:

Glorioso11385 disse...

É evidente que não percebemos, Iniesta. É algo que não chega a adeptos de clubes menores. :) Se houver algum sportinguista que possa esclarecer-nos, nós agradecemos.

Peyroteo disse...

É complicado e também não vou tentar :)
Em relação ao Couceiro, foi um treinador medíocre mas acredito que como dirigente pode trazer mais valias ao Sporting.

Iniesta de Mundet disse...

Glorioso

És capaz de ter razão, se calhar o problema não é ser emigrante, é ser lampião.

Peyroteo

Não duvido que José Couceiro possa ser melhor dirigente do que treinador, a questão não é essa. A questão é como é que o Costinha se sente perante isto (tenho poucas dúvidas que está a sentir-se fragilizado) e que consequências isso irá ter dentro da estrutura do sporting.

LMGM disse...

Para ti não quer dizer nada, para mim quer dizer que o Presidente tem mais que fazer do que aturar 20 gajos a falar de futebol e agora só ouve o Couceiro.

Peyroteo disse...

Isso do Costinha se sentir fragilizado só o futuro poderá dizer.

JVL disse...

Iniesta,

Se dito desta forma tão clara não percebes, então não vale a pena explicar :P

LionHeart (o autêntico) disse...

É simples de explicar e não é preciso um desenho do Dilbert, basta ser minimamente inteligente.

O Sporting tinha um conjunto de valências e competências replicadas por todas as empresas do seu universo empresarial: gestão, função comercial, função de marketing, função financeira, serviços jurídicos e serviços administrativos (e provavelmente mais). Ou seja, havia desperdício, porque todas estas estruturas faziam o mesmo sem sinergias entre si.

A criação de uma estrutura transversal de serviços partilhados por todo o grupo agrega todas estas funções, mas beneficiando do efeito de escala, consegue fazê-lo com menos recursos e mais eficiência operacional.

Foi isto que Bettencourt quis dizer.

Não é rocket science. É gestão e faz-se em todas as empresas.

O que admira é que Bettencourt tenha precisado de 18 meses e uma tonelada de consultores externos para perceber isto.

Ainda se fosse bom a gerir o futebol...

Iniesta de Mundet disse...

LMGM
Quem eram os 20 gajos que falavam de futebol ao JEB.

Peyroteo
A nao ser que tenha sido sugestao do Costinha a de se contratar um director geral, tenho 99% de certeza que no minimo nao ficou contente. Digo isto pela forma como entrou no Sporting a dizer mais ou menos "eu é que mando e vou limpar isto tudo" e agora aparece outro gajo que manda mais do que ele.

JVL
Tens razão, e para esquecer o assunto vou agora ao bairro alto porque tenho saudades das jolas a 1€ :)

LionHeart

O que o JEB quis dizer eu até percebi, mas o que ele disse é um bocado diferente do que aquilo que ele quis dizer. Por exemplo "harmonizar os custos da ineficiência", não é o mesmo que dizer reduzir custos, nem reduzir a ineficiência.